Homepage

  • Previsão de Praia de 22 a 26 de Junho
    22 junho 2018
    arrow
    arrow
  • Trovoada e aguaceiros vão continuar! Vai haver oportunidade de ir à praia, mas requer um olhar atento ao céu. Saiba mais aqui!
  • Previsão de praias para Portugal Continental de 22 a 26 de Junho 2018, válida a partir de Sexta-feira de manhã.


    Síntese semanal: Para os próximos dias espera-se sol e bastante nebulosidade, períodos de instabilidade mantêm-se com aguaceiros e trovoadas, sendo ainda assim mais frequentes nas regiões do interior. Os índices de U.V. esperam-se elevados a muito elevados em geral, portanto mesmo apesar da nebulosidade presente, deverá tomar precauções.

    As temperaturas mantêm-se altas em especial para esta Sexta-feira e Sábado, com valores a manterem-se acima dos 25°C em bastante locais, especialmente a Sul do Cabo Raso, sendo que os valores mais elevados se verificarão no interior, para as zonas da Costa Oeste a Norte do Cabo Raso as temperaturas à tarde serão mais amenas devido ao vento do mar que vai impedir a temperatura de subir com a invasão de ar mais fresco. Para Segunda e Terça-feira espera-se uma descida de temperatura máxima mais acentuada.

    Condições do estado do mar com ondas em geral pequenas atingindo 1.0 metros e ligeiramente inferiores para as praias mais expostas a Sul do Cabo Raso, posteriormente dá-se o declínio da ondulação, originando ondas progressivamente com tamanhos residuais em geral. A temperatura da água do mar varia entre os 17°C na zona Norte e 20°C para a Costa Sul.

    Boas opções de praia em geral, apesar ainda de alguma nebulosidade matinal, vento a baixar ligeiramente as temperaturas a Norte do Cabo Raso, durante os períodos da tarde e aguaceiros acompanhados de trovoada continuam a ameaçar, especialmente as zonas do interior, mantenha-se alerta para esta situação.

    Indice de tempestade, referente a 22JUN018 às 18:00 locais, a apresentar as zonas mais susceptiveis de formação de trovoada. Fonte: clim@ua

     

    Sexta-feira: Céu muito nublado no litoral Oeste a Norte do Cabo Raso e Costa Sul, com probabilidade de aguaceiros, tornando-se gradualmente menos nublado para a tarde. Mas com a agravante de aguaceiros mais intensos que poderão ser acompanhados de trovoada e até granizo, especialmente para as zonas Norte e Centro.

    O vento para o período matinal espera-se variável fraco, sendo do quadrante Sul fraco a moderado a Sul do Cabo Raso, para a tarde o vento roda a NW moderado, W-WSW na Costa Sul.

    No mar as ondas estimam-se entre 0.8 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 0.8 metros nas regiões mais a Sul e flat a residual na Costa Sul.

    Condições de praia em geral boas durante o período matinal e apesar de alguma nebulosidade, vento a aumentar ligeiramente para a tarde, melhores opções a Sul do Cabo Raso com menor risco de aguaceiros/trovoada.

     

    Sábado: Céu muito nublado a encoberto no litoral Oeste a Sul da Foz do Douro e Costa Sul, diminuindo gradualmente a partir do final da manhã, com mais nebulosidade a invadir para o final da tarde. Períodos de aguaceiros com probabilidades de trovoada, para a tarde a Norte do Cabo Mondego e com maior incidência para o interior.

    O vento espera-se variável fraco, tornando-se de Oeste fraco a moderado para a tarde, sendo de WSW na Costa Sul.
    No mar as ondas calculam-se com tamanhos entre 0.5 a 1.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo inferior a 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.

    Condições de praia em geral boas durante o período matinal, apesar do céu se encontrar muito nublado a encoberto, esperando-se que se dissipe até o meio da manhã, as probabilidades de aguaceiros/trovoada ficam para o interior da zona Norte.

     

    Domingo: Céu muito nublado a encoberto ao longo da Costa Oeste, diminuindo do nebulosidade até ao final da manhã, mantendo-se bastante nublado a Norte do Cabo Mondego. Probabilidades de precipitação fraca durante o período matinal, sendo que para a tarde espera-se aguaceiros que podem ser acompanhados de trovoada na zona Norte para o interior.

    Vento do quadrante Oeste fraco a moderado, passando a WNW moderado para a tarde.

    Ondas residuais com tamanhos entre 0.5 a 0.8 metros a Norte do Cabo Raso, sendo inferiores a 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.

    Condições de praia em geral boas durante o período matinal em especial a Sul do Cabo Mondego, as temperaturas já se notam mais baixas.

     

    Segunda-feira: Céu temporariamente muito nublado ao longo da Costa Oeste, tornando-se gradualmente menos nublado para a tarde e ainda com probabilidades de aguaceiros para o litoral a Norte do Cabo Mondego.

    O vento prevê-se de NW fraco durante os períodos matinais, tornando-se moderado para a tarde.

    As ondas esperam-se em geral inferiores a 1.0 metros, sendo mesmo flat a residual a Sul do Cabo Raso.

    Melhores condições de praia a partir do meio da manhã, com a nebulosidade a começar a diminuir, as temperaturas máximas ainda se notam mais baixas, mas sem causar desconforto.


    Terça-feira: Céu temporariamente nublado no litoral Oeste, tornando-se pouco nublado até ao final da manhã.
    O vento prevê-se de NW fraco durante os períodos matinais, tornando-se moderado para a tarde.

    As ondas esperam-se em geral inferiores a 1.0 metros, sendo mesmo flat a residual a Sul do Cabo Raso.

    Melhores condições de praia a partir do meio da manhã, com a nebulosidade a começar a diminuir, as temperaturas máximas ainda se notam mais baixas, mas sem causar desconforto.

     

    Fiquem atentos à próxima previsão no Domingo à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições ao longo da extensa Costa de Portugal Continental. Até lá, boa praia!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: As previsões tornam-se menos objetivas nos últimos dois dias desta previsão, como tal é necessário aferir as condições na próxima atualização. Esta previsão será atualizada na próxima Quinta-feira.

Tags
  • previsão praias
  • praia
  • meteorologia
  • ondas
  • ondulação
  • tempo
  • trovoada
  • aguaceiros
  • sol
  • Bruno Lampreia
pub
similar News
similar
junho 02
Caravanismo ilegal originou 92 autos de contraordenação na Costa Vicentina
junho 02
Stephanie Gilmore apostada em chegar ao oitavo título
junho 01
“Enfrentámos muitas dificuldades para o surf chegar aos Jogos”
junho 01
Prolongadas as licenças das escolas de surf emitidas pelo Porto de Leixões
junho 01
Polícia Marítima fiscalizou atividade das escolas de surf na Praia de Matosinhos
junho 01
Estrela das balizas recebe ensinamentos de surf de Carlos Muñoz
junho 01
Praias vão ser vigiadas por 742 elementos da Autoridade Marítima
pub