Homepage

  • Previsão de Praia de 22 a 26 de Junho
    22 junho 2018
    arrow
    arrow
  • Trovoada e aguaceiros vão continuar! Vai haver oportunidade de ir à praia, mas requer um olhar atento ao céu. Saiba mais aqui!
  • Previsão de praias para Portugal Continental de 22 a 26 de Junho 2018, válida a partir de Sexta-feira de manhã.


    Síntese semanal: Para os próximos dias espera-se sol e bastante nebulosidade, períodos de instabilidade mantêm-se com aguaceiros e trovoadas, sendo ainda assim mais frequentes nas regiões do interior. Os índices de U.V. esperam-se elevados a muito elevados em geral, portanto mesmo apesar da nebulosidade presente, deverá tomar precauções.

    As temperaturas mantêm-se altas em especial para esta Sexta-feira e Sábado, com valores a manterem-se acima dos 25°C em bastante locais, especialmente a Sul do Cabo Raso, sendo que os valores mais elevados se verificarão no interior, para as zonas da Costa Oeste a Norte do Cabo Raso as temperaturas à tarde serão mais amenas devido ao vento do mar que vai impedir a temperatura de subir com a invasão de ar mais fresco. Para Segunda e Terça-feira espera-se uma descida de temperatura máxima mais acentuada.

    Condições do estado do mar com ondas em geral pequenas atingindo 1.0 metros e ligeiramente inferiores para as praias mais expostas a Sul do Cabo Raso, posteriormente dá-se o declínio da ondulação, originando ondas progressivamente com tamanhos residuais em geral. A temperatura da água do mar varia entre os 17°C na zona Norte e 20°C para a Costa Sul.

    Boas opções de praia em geral, apesar ainda de alguma nebulosidade matinal, vento a baixar ligeiramente as temperaturas a Norte do Cabo Raso, durante os períodos da tarde e aguaceiros acompanhados de trovoada continuam a ameaçar, especialmente as zonas do interior, mantenha-se alerta para esta situação.

    Indice de tempestade, referente a 22JUN018 às 18:00 locais, a apresentar as zonas mais susceptiveis de formação de trovoada. Fonte: clim@ua

     

    Sexta-feira: Céu muito nublado no litoral Oeste a Norte do Cabo Raso e Costa Sul, com probabilidade de aguaceiros, tornando-se gradualmente menos nublado para a tarde. Mas com a agravante de aguaceiros mais intensos que poderão ser acompanhados de trovoada e até granizo, especialmente para as zonas Norte e Centro.

    O vento para o período matinal espera-se variável fraco, sendo do quadrante Sul fraco a moderado a Sul do Cabo Raso, para a tarde o vento roda a NW moderado, W-WSW na Costa Sul.

    No mar as ondas estimam-se entre 0.8 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 0.8 metros nas regiões mais a Sul e flat a residual na Costa Sul.

    Condições de praia em geral boas durante o período matinal e apesar de alguma nebulosidade, vento a aumentar ligeiramente para a tarde, melhores opções a Sul do Cabo Raso com menor risco de aguaceiros/trovoada.

     

    Sábado: Céu muito nublado a encoberto no litoral Oeste a Sul da Foz do Douro e Costa Sul, diminuindo gradualmente a partir do final da manhã, com mais nebulosidade a invadir para o final da tarde. Períodos de aguaceiros com probabilidades de trovoada, para a tarde a Norte do Cabo Mondego e com maior incidência para o interior.

    O vento espera-se variável fraco, tornando-se de Oeste fraco a moderado para a tarde, sendo de WSW na Costa Sul.
    No mar as ondas calculam-se com tamanhos entre 0.5 a 1.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo inferior a 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.

    Condições de praia em geral boas durante o período matinal, apesar do céu se encontrar muito nublado a encoberto, esperando-se que se dissipe até o meio da manhã, as probabilidades de aguaceiros/trovoada ficam para o interior da zona Norte.

     

    Domingo: Céu muito nublado a encoberto ao longo da Costa Oeste, diminuindo do nebulosidade até ao final da manhã, mantendo-se bastante nublado a Norte do Cabo Mondego. Probabilidades de precipitação fraca durante o período matinal, sendo que para a tarde espera-se aguaceiros que podem ser acompanhados de trovoada na zona Norte para o interior.

    Vento do quadrante Oeste fraco a moderado, passando a WNW moderado para a tarde.

    Ondas residuais com tamanhos entre 0.5 a 0.8 metros a Norte do Cabo Raso, sendo inferiores a 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.

    Condições de praia em geral boas durante o período matinal em especial a Sul do Cabo Mondego, as temperaturas já se notam mais baixas.

     

    Segunda-feira: Céu temporariamente muito nublado ao longo da Costa Oeste, tornando-se gradualmente menos nublado para a tarde e ainda com probabilidades de aguaceiros para o litoral a Norte do Cabo Mondego.

    O vento prevê-se de NW fraco durante os períodos matinais, tornando-se moderado para a tarde.

    As ondas esperam-se em geral inferiores a 1.0 metros, sendo mesmo flat a residual a Sul do Cabo Raso.

    Melhores condições de praia a partir do meio da manhã, com a nebulosidade a começar a diminuir, as temperaturas máximas ainda se notam mais baixas, mas sem causar desconforto.


    Terça-feira: Céu temporariamente nublado no litoral Oeste, tornando-se pouco nublado até ao final da manhã.
    O vento prevê-se de NW fraco durante os períodos matinais, tornando-se moderado para a tarde.

    As ondas esperam-se em geral inferiores a 1.0 metros, sendo mesmo flat a residual a Sul do Cabo Raso.

    Melhores condições de praia a partir do meio da manhã, com a nebulosidade a começar a diminuir, as temperaturas máximas ainda se notam mais baixas, mas sem causar desconforto.

     

    Fiquem atentos à próxima previsão no Domingo à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições ao longo da extensa Costa de Portugal Continental. Até lá, boa praia!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: As previsões tornam-se menos objetivas nos últimos dois dias desta previsão, como tal é necessário aferir as condições na próxima atualização. Esta previsão será atualizada na próxima Quinta-feira.

Tags
  • previsão praias
  • praia
  • meteorologia
  • ondas
  • ondulação
  • tempo
  • trovoada
  • aguaceiros
  • sol
  • Bruno Lampreia
similar News
similar
abril 22
Teresa Bonvalot vai estar ausente do Allianz Figueira Pro
abril 22
Adiado o arranque do Campeoanto Nacional de Bodysurf 2021
abril 22
Europa viveu em 2020 o ano mais quente desde que existem registos
abril 22
GNR registou 1100 crimes ambientais em 2020
abril 22
Numa década quase duplicou o número de 'zonas mortas' nos oceanos
abril 22
Rebocada para zona segura a baleia encalhada na Praia de Santo António
abril 22
Allianz Figueira Pro tem chamada para as 9 horas de sexta-feira