Homepage

  • Previsão de Praia de 20 a 24 de Junho
    20 junho 2018
    arrow
    arrow
  • Trovoada e aguaceiros voltaram e vieram para ficar nestes próximos dias! Condições boas para a praia, mas com alguma nebulosidade, atenção para os períodos da tarde. Saiba mais aqui!
  • Previsão de praias para Portugal Continental de 20 a 24 de Junho 2018, válida a partir de Quarta-feira de manhã.

    Síntese semanal: Para os próximos dias esperam-se dias de sol e temperaturas bastante elevadas, espera-se um aumento de nebulosidade mais significativo e bastante instabilidade nos períodos da tarde, que indicam probabilidades de aguaceiros, trovoadas e até granizo, mais para as regiões do interior. Os índices de U.V. esperam-se elevados a muito elevados em geral, portanto mesmo apesar da nebulosidade presente, deverá tomar precauções.

    As temperaturas mantêm-se altas ao dos próximos dias, com valores entre já acima dos 25°C em bastante locais, especialmente a Sul do Cabo Raso, sendo que os valores mais elevados se verificarão no interior, para as zonas da Costa Oeste a Norte do Cabo Raso as temperaturas à tarde serão mais amenas devido à nortada que vai impedir a temperatura de subir com a invasão de ar frio vindo do mar.

    Condições do estado do mar com ondas em geral pequenas atingindo 1.2 metros e ligeiramente inferiores para as praias mais expostas a Sul do Cabo Raso, posteriormente dá-se o declínio da ondulação, originando ondas progressivamente com tamanhos mais acessíveis para os banhistas em geral. A temperatura da água do mar varia entre os 16°C na zona Norte e 18°C para a Costa Sul.

    Boas opções de praia em geral, apesar ainda de alguma nebulosidade matinal, Nortada a baixar temperaturas a Norte do Cabo Raso, as probabilidades de aguaceiros e trovoada voltaram em força e apesar de mais frequentes nas regiões do interior, já é necessário estar alerta para esta situação.


    Imagem de Satélite RGB Composites, referente a 20MAR2018 às 07:00 locais, já a apresentar nuvens bem desenvolvidas com trovoada a NW do Cabo Carvoeiro e a SW de Portugal Continental. Fonte: eumetsat

    Quarta-feira: céu pouco nublado, tornando-se gradualmente muito nublado em especial nas regiões do interior, com aguaceiros e trovoada associados. Vento variável fraco, tornando-se de NW moderado para a tarde. Costa Sul com vento ESE moderado, passando a SW fraco até ao final da tarde.
    Ondas com tamanhos estimados entre 0.5 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 0.8 metros nas regiões mais a Sul e 0.3 a 0.5 metros para a Costa Sul, aumentando ligeiramente para a tarde.
    Boas condições de praia em especial durante o período matinal, durante o período da tarde e apesar de se esperarem aguaceiros e trovoada mais para o interior, convém manter um olhar atento. Costa Sul a apresentar algum vento.

    Quinta-feira: céu temporariamente muito nublado, com aguaceiros associados e trovoada, espera-se ainda probabilidades de granizo em alguns locais.
    O vento espera-se variável fraco, tornando-se de NW moderado. Na Costa Sul vento de ESE fraco a moderado.
    Apesar de alguma nebulosidade matinal as temperaturas mantêm-se bastante apetecíveis para a praia, atenção aos índices de UV que independentemente das nuvens, continuam a representar um risco. O alerta para as trovoadas, mantém-se. Vento na Costa Sul mantém-se, mas sem causar grande desconforto.

    Sexta-feira: céu temporariamente nublado no litoral Oeste e Sul, tornando-se muito nublado em especial nas regiões Norte e Centro, onde se espera maior frequência de aguaceiros, que poderão ser acompanhados de granizo e trovoada. Vento variável fraco, passando a NW moderado para a tarde.
    O vento prevê-se variável fraco, tornando-se de NW moderado para a tarde e de WNW na Costa Vicentina.
    Ondas entre 0.5 a 1.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e com pequena vaga na Costa Sul.
    Condições de praia em geral boas durante o período matinal e apesar de alguma nebulosidade, vento a aumentar para a tarde e com risco de aguaceiros/trovoada.

    Sábado: períodos de céu muito nublado no litoral Oeste/Sul para o período matinal, sendo gradualmente menos nublado na Costa Sul, mantendo ainda probabilidades de aguaceiros que poderão ser acompanhados de trovoada.
    O vento espera-se variável fraco, sendo de SE fraco a moderado na Costa Sul e a tornar-se de WNW fraco a moderado para a tarde em geral.
    Ondas a atingirem valores máximos de 1.0 metros nos locais mais expostos a Norte do Cabo Raso, já se esperando bastantes praias com ondas pequenas a residuais e mesmo flat.
    Condições de praia em geral boas durante o período matinal e apesar de alguma nebulosidade, vento a aumentar para a tarde e com risco de aguaceiros/trovoada.

    Domingo: a situação é semelhante à de Sábado, mas com uma diminuição mais significativa de nebulosidade a Sul do Cabo Espichel e ainda com probabilidades de aguaceiros/trovoada.
    O vento espera-se variável fraco, sendo de SE fraco a moderado na Costa Sul e a tornar-se de WNW fraco a moderado para a tarde em geral.
    Ondas a atingirem valores máximos inferiores a 1.0 metros nos locais mais expostos a Norte do Cabo Raso, já se esperando bastantes praias com ondas residuais e mesmo flat já em zonas menos abrigadas.
    Condições de praia em geral boas durante o período matinal e apesar de alguma nebulosidade, vento a aumentar para a tarde e com risco de aguaceiros/trovoada.

    Fiquem atentos à próxima previsão na Quinta-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições ao longo da extensa Costa de Portugal Continental. Até lá, boa praia!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: As previsões tornam-se menos objetivas nos últimos dois dias desta previsão, como tal é necessário aferir as condições na próxima atualização. Esta previsão será atualizada na próxima Quinta-feira.

     

Tags
  • meteorologia
  • praia
  • ondulação
  • vento
  • sol
  • trovoada
  • granizo
  • Bruno Lampreia
  • tempo
pub
similar News
similar
março 31
Kelly Slater aproveita isolamento para cantar (Vídeo)
março 31
Campeão mundial espanhol de surf adaptado está infetado com coronavírus
março 31
Em quarentena, campeã olímpica treina em piscina insuflável (Vídeo)
março 31
Escola de Surf da Figueira contorna quarentena com aulas online
março 30
Erupção do vulcão Merapi lança cinzas a 5 mil metros de altura
março 31
ISA World Surfing Games adiados por tempo indeterminado
março 31
Multas para surfistas chegaram a J-Bay