Homepage

  • Previsão de Praia de 20 a 24 de Junho
    20 junho 2018
    arrow
    arrow
  • Trovoada e aguaceiros voltaram e vieram para ficar nestes próximos dias! Condições boas para a praia, mas com alguma nebulosidade, atenção para os períodos da tarde. Saiba mais aqui!
  • Previsão de praias para Portugal Continental de 20 a 24 de Junho 2018, válida a partir de Quarta-feira de manhã.

    Síntese semanal: Para os próximos dias esperam-se dias de sol e temperaturas bastante elevadas, espera-se um aumento de nebulosidade mais significativo e bastante instabilidade nos períodos da tarde, que indicam probabilidades de aguaceiros, trovoadas e até granizo, mais para as regiões do interior. Os índices de U.V. esperam-se elevados a muito elevados em geral, portanto mesmo apesar da nebulosidade presente, deverá tomar precauções.

    As temperaturas mantêm-se altas ao dos próximos dias, com valores entre já acima dos 25°C em bastante locais, especialmente a Sul do Cabo Raso, sendo que os valores mais elevados se verificarão no interior, para as zonas da Costa Oeste a Norte do Cabo Raso as temperaturas à tarde serão mais amenas devido à nortada que vai impedir a temperatura de subir com a invasão de ar frio vindo do mar.

    Condições do estado do mar com ondas em geral pequenas atingindo 1.2 metros e ligeiramente inferiores para as praias mais expostas a Sul do Cabo Raso, posteriormente dá-se o declínio da ondulação, originando ondas progressivamente com tamanhos mais acessíveis para os banhistas em geral. A temperatura da água do mar varia entre os 16°C na zona Norte e 18°C para a Costa Sul.

    Boas opções de praia em geral, apesar ainda de alguma nebulosidade matinal, Nortada a baixar temperaturas a Norte do Cabo Raso, as probabilidades de aguaceiros e trovoada voltaram em força e apesar de mais frequentes nas regiões do interior, já é necessário estar alerta para esta situação.


    Imagem de Satélite RGB Composites, referente a 20MAR2018 às 07:00 locais, já a apresentar nuvens bem desenvolvidas com trovoada a NW do Cabo Carvoeiro e a SW de Portugal Continental. Fonte: eumetsat

    Quarta-feira: céu pouco nublado, tornando-se gradualmente muito nublado em especial nas regiões do interior, com aguaceiros e trovoada associados. Vento variável fraco, tornando-se de NW moderado para a tarde. Costa Sul com vento ESE moderado, passando a SW fraco até ao final da tarde.
    Ondas com tamanhos estimados entre 0.5 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 0.8 metros nas regiões mais a Sul e 0.3 a 0.5 metros para a Costa Sul, aumentando ligeiramente para a tarde.
    Boas condições de praia em especial durante o período matinal, durante o período da tarde e apesar de se esperarem aguaceiros e trovoada mais para o interior, convém manter um olhar atento. Costa Sul a apresentar algum vento.

    Quinta-feira: céu temporariamente muito nublado, com aguaceiros associados e trovoada, espera-se ainda probabilidades de granizo em alguns locais.
    O vento espera-se variável fraco, tornando-se de NW moderado. Na Costa Sul vento de ESE fraco a moderado.
    Apesar de alguma nebulosidade matinal as temperaturas mantêm-se bastante apetecíveis para a praia, atenção aos índices de UV que independentemente das nuvens, continuam a representar um risco. O alerta para as trovoadas, mantém-se. Vento na Costa Sul mantém-se, mas sem causar grande desconforto.

    Sexta-feira: céu temporariamente nublado no litoral Oeste e Sul, tornando-se muito nublado em especial nas regiões Norte e Centro, onde se espera maior frequência de aguaceiros, que poderão ser acompanhados de granizo e trovoada. Vento variável fraco, passando a NW moderado para a tarde.
    O vento prevê-se variável fraco, tornando-se de NW moderado para a tarde e de WNW na Costa Vicentina.
    Ondas entre 0.5 a 1.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e com pequena vaga na Costa Sul.
    Condições de praia em geral boas durante o período matinal e apesar de alguma nebulosidade, vento a aumentar para a tarde e com risco de aguaceiros/trovoada.

    Sábado: períodos de céu muito nublado no litoral Oeste/Sul para o período matinal, sendo gradualmente menos nublado na Costa Sul, mantendo ainda probabilidades de aguaceiros que poderão ser acompanhados de trovoada.
    O vento espera-se variável fraco, sendo de SE fraco a moderado na Costa Sul e a tornar-se de WNW fraco a moderado para a tarde em geral.
    Ondas a atingirem valores máximos de 1.0 metros nos locais mais expostos a Norte do Cabo Raso, já se esperando bastantes praias com ondas pequenas a residuais e mesmo flat.
    Condições de praia em geral boas durante o período matinal e apesar de alguma nebulosidade, vento a aumentar para a tarde e com risco de aguaceiros/trovoada.

    Domingo: a situação é semelhante à de Sábado, mas com uma diminuição mais significativa de nebulosidade a Sul do Cabo Espichel e ainda com probabilidades de aguaceiros/trovoada.
    O vento espera-se variável fraco, sendo de SE fraco a moderado na Costa Sul e a tornar-se de WNW fraco a moderado para a tarde em geral.
    Ondas a atingirem valores máximos inferiores a 1.0 metros nos locais mais expostos a Norte do Cabo Raso, já se esperando bastantes praias com ondas residuais e mesmo flat já em zonas menos abrigadas.
    Condições de praia em geral boas durante o período matinal e apesar de alguma nebulosidade, vento a aumentar para a tarde e com risco de aguaceiros/trovoada.

    Fiquem atentos à próxima previsão na Quinta-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições ao longo da extensa Costa de Portugal Continental. Até lá, boa praia!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: As previsões tornam-se menos objetivas nos últimos dois dias desta previsão, como tal é necessário aferir as condições na próxima atualização. Esta previsão será atualizada na próxima Quinta-feira.

     

Tags
  • meteorologia
  • praia
  • ondulação
  • vento
  • sol
  • trovoada
  • granizo
  • Bruno Lampreia
  • tempo
similar News
similar
julho 23
Quatros surfistas foram porta-estandarte na Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio'2020
julho 26
Como podemos ver o dia das finais olímpicas do surf em Tóquio'2020?
julho 24
Seis seleções nacionais vão a jogo em Tóquio'2020 com o máximo de surfistas possíveis
julho 26
Já diplomada, Yolanda Hopkins quer mais de Tóquio'2020: 'Aqui não há limites, não é?'
julho 26
Arrancou o dia decisivo da prova olímpica de surf!
julho 26
A inacreditável montanha-russa de emoções da Costa Rica na prova olímpica de surf
julho 26
Projeto 'Surf & Rescue' visitou pela primeira vez a Madeira