Homepage

  • Previsão de Praia de 18 a 22 de Junho
    18 junho 2018
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Temperaturas sobem bastante para esta Segunda e Terça-feira, aguaceiros e trovoada voltam a entrar na equação… Não perca quais as melhores zonas do país para ir à praia, consulte aqui a previsão.
  • Previsão de praias para Portugal Continental de 18 a 22 de Junho de 2018, válida a partir de Segunda-feira de manhã.

    Síntese semanal: Para esta semana esperam-se dias de sol e temperaturas bastante elevadas, teremos alguma nebulosidade matinal ao longo da Costa Oeste e bastante instabilidade nos períodos da tarde, que indicam probabilidades de aguaceiros e trovoadas, mais para as regiões do interior. Os índices de U.V. esperam-se elevados a muito elevados em geral, sendo mesmo extremamente elevados em alguns distritos.

    As temperaturas mais altas do litoral esperam-se para esta Segunda e Terça-feira, com valores entre já acima dos 25°C em bastante locais, especialmente a Sul do Cabo Raso, sendo que os valores mais elevados se verificarão no interior, para as zonas da Costa Oeste a Norte do Cabo Raso as temperaturas à tarde serão mais amenas devido à nortada que vai impedir a temperatura de subir com a invasão de ar frio vindo do mar.

    Condições do estado do mar com ondas a atingir 1.5 metros e ligeiramente acima para as praias mais expostas a Norte do Cabo Raso, nesta Segunda e Terça-feira e tamanhos menores nas regiões mais a Sul. Posteriormente dá-se o declínio da ondulação, originando ondas progressivamente com tamanhos mais acessíveis para os banhistas em geral. Na Sexta-feira espera-se que os tamanhos voltem a subir. Muita atenção aos agueiros e corrente de Norte para Sul ao longo da Costa Oeste. A temperatura da água do mar varia entre os 16°C na zona Norte e 18°C para a Costa Sul.

    Boas opções de praia em geral, apesar ainda de alguma nebulosidade matinal, Nortada a baixar temperaturas a Norte do Cabo Raso, as probabilidades de aguaceiros e trovoada regressam a partir de Terça-feira, no entanto serão mais frequentes nas regiões do interior.


    Carta de Nebulosidade Total, referente a 18JUN2018 às 09:00 locais. Fonte: clim@ua

    Segunda-feira: céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade a Sul do Cabo Carvoeiro. O vento espera-se de NNE fraco, tornando-se de NNW moderado para a tarde, a Norte do Cabo Raso e fraco de WNW nas regiões mais a Sul. Na Costa Sul de ESE fraco a moderado durante todo o dia.
    Ondas para os locais mais expostos com tamanhos estimados entre 1.0 a 1.5 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 1.0 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
    Boas oportunidades de praias com temperaturas já bastante elevadas, apesar da nebulosidade presente, atenção aos índices de UV.

    Terça-feira: céu pouco nublado a limpo, com probabilidades de aguaceiros e trovoadas para o período da tarde e em especial no interior. Vento de ESE fraco a moderado, rodando a Oeste para a tarde. Na Costa Sul de ESE moderado durante todo o dia.
    ondas calculadas entre 1.2 a 1.8 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 1.2 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
    Boas oportunidades de praias com temperaturas já bastante elevadas, apesar da nebulosidade presente, atenção aos índices de UV. Alguma instabilidade atmosférica à tarde na Zona SW com probabilidade de aguaceiros/trovoada.

    Quarta-feira: períodos de céu muito nublado em especial a Sul da Foz do Douro, aumentando de nebulosidade para a tarde com a probabilidade de aguaceiros e trovoada. Vento variável fraco, tornando-se de NW moderado para o período da tarde. Na Costa Sul de ESE moderado e a perder intensidade ao longo do dia.
    As ondas estimam-se com tamanhos entre 0.8 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 1.0 metros nas regiões mais a Sul e entre 0.5 a 0.8 metros na Costa Sul com mar de levante.
    Condições razoáveis de praias com temperaturas a descerem ligeiramente e mais nebulosidade, no entanto manter em atenção aos índices de UV. Alguma instabilidade atmosférica à tarde na Zona do litoral Oeste entre a Foz do Mondego e Cabo de Sines, com probabilidade de aguaceiros/trovoada.

    Quinta-feira: durante o período matinal espera-se céu muito nublado no litoral Oeste, a Norte do Cabo Raso e Costa Sul, sendo pouco nublado na Costa Vicentina e a tornar-se muito nublado em geral para a tarde. O vento espera-se em geral, variável fraco, tornando-se de NNW-WNW fraco a moderado para a tarde.
    Ondas com tamanhos entre 0.5 a 1.2 metros na Costa Oeste a Norte do Cabo Raso, menores mais a Sul.
    Condições razoáveis com bastante nebulosidade e probabilidades de aguaceiros/trovoada em especial a Norte do Cabo Raso, melhores opções de praia a Sul do Cabo Espichel e Costa Sul para a tarde com a nebulosidade a dissipar-se.

    Sexta-feira: céu em geral pouco nublado, sendo muito nublado ao longo do litoral Oeste entre a zona da Nazaré e Sagres, com abertas para a tarde, espera-se ainda nebulosidade a invadir as zonas Norte e Centro para a tarde. O vento espera-se em geral, variável fraco, tornando-se de NNW-WNW fraco a moderado para a tarde. No mar as ondas calculam-se com tamanhos a rondar 1.2 metros e ligeiramente acima, nos locais mais expostos a Norte do Cabo Raso, sendo menores nas regiões mais a Sul.
    Condições razoáveis com bastante nebulosidade e probabilidades de aguaceiros, mas mais frequentes para o interior.

    Fiquem atentos à próxima previsão na Terça-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições ao longo da extensa Costa de Portugal Continental. Até lá, boa praia!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: As previsões tornam-se menos objetivas nos últimos dois dias desta previsão, como tal é necessário aferir as condições na próxima atualização. Esta previsão será atualizada na próxima Terça-feira.

Tags
  • meteorologia
  • praias
  • previsão
  • vento
  • trovoada
  • sol
  • aguaceiros
  • Bruno Lampreia
pub
similar News
similar
janeiro 20
Tomás Lacerda faz história com triunfo em importante prova de SUP
janeiro 20
Angels Surf School apresenta modalidade Performance Training
janeiro 20
Semana começa com vento até 110 quilómetros por hora
janeiro 20
Cadeira 'Turtle' da Buondi nomeada para prémio internacional
janeiro 17
Comunidade do longboard ajuda os animais vítimas dos fogos na Austrália
janeiro 17
Agitação marítima arrasta duas pessoas na Califórnia (Vídeo)
janeiro 17
Nestlé investe 1,86 mil milhões de euros na reciclagem de plásticos