Homepage
- Temperaturas sobem bastante para esta Segunda e Terça-feira, aguaceiros e trovoada voltam a entrar na equação… Não perca quais as melhores zonas do país para ir à praia, consulte aqui a previsão.
-
-
Previsão de praias para Portugal Continental de 18 a 22 de Junho de 2018, válida a partir de Segunda-feira de manhã.
Síntese semanal: Para esta semana esperam-se dias de sol e temperaturas bastante elevadas, teremos alguma nebulosidade matinal ao longo da Costa Oeste e bastante instabilidade nos períodos da tarde, que indicam probabilidades de aguaceiros e trovoadas, mais para as regiões do interior. Os índices de U.V. esperam-se elevados a muito elevados em geral, sendo mesmo extremamente elevados em alguns distritos.
As temperaturas mais altas do litoral esperam-se para esta Segunda e Terça-feira, com valores entre já acima dos 25°C em bastante locais, especialmente a Sul do Cabo Raso, sendo que os valores mais elevados se verificarão no interior, para as zonas da Costa Oeste a Norte do Cabo Raso as temperaturas à tarde serão mais amenas devido à nortada que vai impedir a temperatura de subir com a invasão de ar frio vindo do mar.
Condições do estado do mar com ondas a atingir 1.5 metros e ligeiramente acima para as praias mais expostas a Norte do Cabo Raso, nesta Segunda e Terça-feira e tamanhos menores nas regiões mais a Sul. Posteriormente dá-se o declínio da ondulação, originando ondas progressivamente com tamanhos mais acessíveis para os banhistas em geral. Na Sexta-feira espera-se que os tamanhos voltem a subir. Muita atenção aos agueiros e corrente de Norte para Sul ao longo da Costa Oeste. A temperatura da água do mar varia entre os 16°C na zona Norte e 18°C para a Costa Sul.
Boas opções de praia em geral, apesar ainda de alguma nebulosidade matinal, Nortada a baixar temperaturas a Norte do Cabo Raso, as probabilidades de aguaceiros e trovoada regressam a partir de Terça-feira, no entanto serão mais frequentes nas regiões do interior.
Carta de Nebulosidade Total, referente a 18JUN2018 às 09:00 locais. Fonte: clim@uaSegunda-feira: céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade a Sul do Cabo Carvoeiro. O vento espera-se de NNE fraco, tornando-se de NNW moderado para a tarde, a Norte do Cabo Raso e fraco de WNW nas regiões mais a Sul. Na Costa Sul de ESE fraco a moderado durante todo o dia.
Ondas para os locais mais expostos com tamanhos estimados entre 1.0 a 1.5 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 1.0 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
Boas oportunidades de praias com temperaturas já bastante elevadas, apesar da nebulosidade presente, atenção aos índices de UV.Terça-feira: céu pouco nublado a limpo, com probabilidades de aguaceiros e trovoadas para o período da tarde e em especial no interior. Vento de ESE fraco a moderado, rodando a Oeste para a tarde. Na Costa Sul de ESE moderado durante todo o dia.
ondas calculadas entre 1.2 a 1.8 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 1.2 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
Boas oportunidades de praias com temperaturas já bastante elevadas, apesar da nebulosidade presente, atenção aos índices de UV. Alguma instabilidade atmosférica à tarde na Zona SW com probabilidade de aguaceiros/trovoada.Quarta-feira: períodos de céu muito nublado em especial a Sul da Foz do Douro, aumentando de nebulosidade para a tarde com a probabilidade de aguaceiros e trovoada. Vento variável fraco, tornando-se de NW moderado para o período da tarde. Na Costa Sul de ESE moderado e a perder intensidade ao longo do dia.
As ondas estimam-se com tamanhos entre 0.8 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 1.0 metros nas regiões mais a Sul e entre 0.5 a 0.8 metros na Costa Sul com mar de levante.
Condições razoáveis de praias com temperaturas a descerem ligeiramente e mais nebulosidade, no entanto manter em atenção aos índices de UV. Alguma instabilidade atmosférica à tarde na Zona do litoral Oeste entre a Foz do Mondego e Cabo de Sines, com probabilidade de aguaceiros/trovoada.Quinta-feira: durante o período matinal espera-se céu muito nublado no litoral Oeste, a Norte do Cabo Raso e Costa Sul, sendo pouco nublado na Costa Vicentina e a tornar-se muito nublado em geral para a tarde. O vento espera-se em geral, variável fraco, tornando-se de NNW-WNW fraco a moderado para a tarde.
Ondas com tamanhos entre 0.5 a 1.2 metros na Costa Oeste a Norte do Cabo Raso, menores mais a Sul.
Condições razoáveis com bastante nebulosidade e probabilidades de aguaceiros/trovoada em especial a Norte do Cabo Raso, melhores opções de praia a Sul do Cabo Espichel e Costa Sul para a tarde com a nebulosidade a dissipar-se.Sexta-feira: céu em geral pouco nublado, sendo muito nublado ao longo do litoral Oeste entre a zona da Nazaré e Sagres, com abertas para a tarde, espera-se ainda nebulosidade a invadir as zonas Norte e Centro para a tarde. O vento espera-se em geral, variável fraco, tornando-se de NNW-WNW fraco a moderado para a tarde. No mar as ondas calculam-se com tamanhos a rondar 1.2 metros e ligeiramente acima, nos locais mais expostos a Norte do Cabo Raso, sendo menores nas regiões mais a Sul.
Condições razoáveis com bastante nebulosidade e probabilidades de aguaceiros, mas mais frequentes para o interior.Fiquem atentos à próxima previsão na Terça-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições ao longo da extensa Costa de Portugal Continental. Até lá, boa praia!
Por Bruno Lampreia.
*Nota: As previsões tornam-se menos objetivas nos últimos dois dias desta previsão, como tal é necessário aferir as condições na próxima atualização. Esta previsão será atualizada na próxima Terça-feira.
-
