Homepage

  • Previsão de Praia de 02 a 06 de Julho
    02 julho 2018
    arrow
    arrow
  • Para o início desta semana ainda se espera bastante nebulosidade e alguma precipitação, mais para a frente prevê-se uma melhoria mas com a Nortada a atacar novamente. Sabe mais aqui!
  • Previsão de praias para Portugal Continental de 02 a 06 de Julho de 2018, válida a partir de Segunda-feira de manhã.

    Síntese semanal: Para esta semana continuamos com bastante nebulosidade matinal ao longo da Costa Oeste, períodos de instabilidade mantêm-se períodos de precipitação (chuva e aguaceiros) mas cada vez de menor intensidade, esperando-se condições gradualmente mais limpas até à segunda metade da semana, no entanto voltamos à Nortada. Os índices de U.V. esperam-se são em geral elevados a moderados, sendo ainda muito elevados nas zonas mais a Sul, máximo de cuidados para Terça, Quinta e Sexta-feira.

    As temperaturas voltam a descer, com valores a manterem-se na ordem 25°C em bastantes locais do litoral Oeste, que devido à nebulosidade matinal, precipitação e a brisa marítima para a tarde, torna as temperaturas mais amenas, o dia mais quente será na Sexta-feira no interior do baixo Alentejo com temperaturas a rondar os 30°C e a zona litoral mais quente será a Costa Sul com maior exposição solar e o rondar os 27°C.

    Condições do estado do mar com ondas em geral de até 1.5 metros nas praias mais expostas a Norte do Cabo Raso, no entanto a ondulação entra em declínio a partir de Terça-feira e os tamanhos de onda caem mais significativamente a partir de Quarta-feira, mantendo-se numa situação de ondas pequenas para Quinta e Sexta-feira. A temperatura da água do mar varia entre os 17°C na zona Norte e 21°C para a Costa Sul.

    Condições de praia Fracas a Razoáveis em geral, com bastante nebulosidade, temperaturas a apresentarem-se baixas para a época do ano, especialmente a Norte do Cabo Raso e períodos de precipitação. Situação a aliviar para o final da semana, mas com a Nortada a afetar as praias mais expostas a NW.


    Carta de Precipitação, referente a 02JUL2018 às 09:00 locais. Fonte:Clim@UA

    Segunda-feira: Céu muito nublado a encoberto, com algumas abertas a Sul do Cabo Espichel, tornando-se gradualmente menos nublado para a tarde a Sul da Foz do Douro. Probabilidades de precipitação fraca a Norte do Cabo Espichel, tornando-se cada vez menos frequente. Vento de SW a Norte do Cabo Mondego, rodando progressivamente a WNW até à Costa Vicentina, com intensidades a variar de fracas a moderadas, tornando-se de Oeste moderado para a tarde.
    No mar as ondas estimam-se com tamanhos entre 1.2 a 1.5 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.8 a 1.2 metros nas regiões mais a Sul e flat a residual para a Costa Sul. Atenção aos agueiros!
    Melhores opções de praia na Costa Sul durante o período matinal, com o vento para a tarde a tornar as condições menos favoráveis. Costa Oeste a partir do meio da manhã, à medida que a nebulosidade se vai dissipando. Praias da linha de Cascais também são uma opção mais abrigada do vento.

    Terça-feira: Céu muito nublado, tornando-se progressivamente pouco nublado até ao final do período matinal. Probabilidades de precipitação fraca no litoral Oeste para as primeiras horas da manhã. Vento fraco do quadrante Oeste, sendo de SW a Norte do Cabo Mondego, rodando gradualmente a NW até à Costa Vicentina. Para a tarde, vento de Oeste moderado.
    As ondas esperam-se com alturas entre 1.0 a 1.5 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 1.0 metros nas regiões mais a Sul e flat a residual para a Costa Sul. Atenção aos agueiros!
    Melhores opções de praia na Costa Sul, praias da linha de Cascais e Costa Oeste em geral a partir do meio da manhã, já com menos nebulosidade, ainda assim as temperaturas continuam abaixo do normal.

    Quarta-feira: Céu muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado a Sul do Cabo Raso para a tarde. Períodos de precipitação fraca em especial para as regiões Norte e Centro. Vento de SW moderado a Norte do Cabo Mondego, sendo de W-WNW fraco a moderado nas regiões mais a Sul, passando a NW-WNW moderado em geral para a tarde.
    No mar esperam-se ondas com tamanhos calculados entre 0.5 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat a residual para a Costa Sul. Atenção aos agueiros!
    As condições de praia são razoáveis a fracas a Norte do Cabo Raso, com bastante nebulosidade e ainda períodos de precipitação, apesar da diminuição de nebulosidade para a tarde, espera-se um aumento do vento. Melhores opções na Costa Sul e Costa Vicentina, para o período matinal.

    Quinta-feira: Céu temporariamente nublado no litoral Oeste, tornando-se pouco nublado a partir do meio da manhã. Probabilidades fracas de precipitação nas primeiras horas da manhã no litoral Norte e Centro. O vento espera-se de NNW-NW fraco a moderado durante a manhã de Quinta-feira, passando a moderado para a tarde.
    Ondas pequenas entre 0.5 a 1.0 metros para as regiões a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
    Boas oportunidades de praia em geral, excluindo as primeiras horas da manhã no litoral Norte e Centro. Período da tarde a tornar-se mais desagradável com a Nortada a afetar a Costa Oeste. Melhores opções praias da linha de Cascais, Sesimbra e Costa Sul.

    Sexta-feira: Céu pouco nublado, sendo temporariamente nublado no litoral Norte e Centro durante as primeiras horas da manhã. O vento espera-se de NNW-NW moderado durante a manhã de Quinta-feira, passando a moderado/forte para a tarde.
    Ondas pequenas entre 0.5 a 1.0 metros para as regiões a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
    Condições fracas para a praia nos locais mais expostos devido ao vento mais intenso, melhores opções para as praias da linha de Cascais, Sesimbra e Costa Sul visto serem mais abrigadas da Nortada.

    Fiquem atentos à próxima previsão na Terça-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições ao longo da extensa Costa de Portugal Continental. Até lá, boa praia!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: As previsões tornam-se menos objetivas nos últimos dois dias desta previsão, como tal é necessário aferir as condições na próxima atualização. Esta previsão será atualizada na próxima Terça-feira.

Tags
  • previsão praias
  • meteorologia
  • vento
  • ondulação
  • ondas
  • previsão
  • Bruno Lampreia
  • nuvens
  • nebulosidade
  • chuva
  • precipitação
  • nortada
  • aguaceiros
  • sol
pub
similar News
similar
outubro 19
Liga MEO Surf entrega prémios nos Portugal Surf Awards 2020
outubro 19
Japão abre novamente a porta ao despejo de água radioativa no Pacífico
outubro 19
IPMA eleva aviso: Lisboa e mais 4 distritos sob aviso vermelho na terça-feira devido à chuva forte
outubro 19
Chuva e vento forte vão deixar todo o continente sob aviso laranja
outubro 19
Pelo menos 19 baleias-piloto perderam a vida encalhadas na Nova Zelândia
outubro 19
Bernardo Jerónimo, o único português a competir no Frontón King, já está na 3ª ronda
outubro 19
Vasco Ribeiro: 'Este foi o ano em que provavelmente apresentei o meu melhor nível de surf'
pub