Homepage

  • PREVISÃO DE SURF DE 13 A 17 DE JUNHO
    12 junho 2018
    arrow
    arrow
  • Sol, Nortada e Ondulação de NNW a dar ondas pequenas para umas sessões de Surf matinal! Sabe mais aqui!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Sexta-feira dia15JUN2018, válida a partir de Quarta-feira de manhã.

    Quarta-feira

    Tempo/Vento: céu muito nublado ao longo da Costa Oeste, tornando-se pouco nublado para a tarde, o vento espera-se de NNW fraco a moderado, tornando-se moderado para a tarde.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NNW de curto período a aumentar muito gradualmente ao longo do dia, estimando-se para o período matinal, ondas entre 0.5 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e pontualmente 0.8 metros, para a Costa Sul condições flat a residuais.
    Surf: condições de surf fracas a razoáveis em situação geral de ondas pequenas, deteriorando-se para a tarde com a intensificação do vento. Praias na linha de Cascais, esperam-se flat a residuais.

    Quinta-feira

    Tempo/Vento: céu pouco nublado, com períodos de maior nebulosidade em especial no período matinal ao longo da Costa Oeste, vento de NNW fraco a moderado, passando a moderado para o período da tarde.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NNW de curto período a atingir o pico durante o período matinal, com ondas calculadas entre 0.8 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 1.0 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
    Surf: condições de surf fracas a razoáveis em situação geral de ondas pequenas, deteriorando-se para a tarde com a intensificação do vento. Praias na linha de Cascais, esperam-se flat a residuais.

    Sexta-feira

    Tempo/Vento: céu pouco nublado a limpo, com períodos de muito nublado ao longo da Costa a Norte do Cabo Raso, podendo persistir para a tarde. Vento de NNW fraco a moderado, tornando-se de NW moderado para a tarde.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NNW de curto período em declínio contínuo, estimando-se durante o período matinal, ondas entre 0.5 a 1.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
    Surf: condições de surf fracas a razoáveis em situação geral de ondas pequenas, deteriorando-se para a tarde com a intensificação do vento. Praias na linha de Cascais, esperam-se flat a residuais.

    Previsão Técnica: O anticiclone dos Açores encontra-se a Oeste de Portugal Continental, estendendo-se em crista sobre o Norte da Península Ibérica, originando condições de céu temporariamente nublado por nuvens altas e ainda nebulosidade baixa para o período matinal ao longo da Costa Oeste, por vezes a persistir. A circulação atmosférica, dada a posição do anticiclone, será do quadrante Norte, fraco a moderado e mais intenso para os períodos da tarde.

    No mar a ondulação é gerada pelo intenso vento de Norte, ao largo da Costa Oeste, induzindo desta forma um pulso de NNW de curto período (imagem 1)que se manterá durante todo o período considerado e a originar ondas em geral de tamanhos pequenos, sendo ligeiramente maiores ao atingir o pico na Quinta-feira de manhã. Períodos da tarde apresentam-se com bastante vaga associada ao vento local, especialmente com maiores intensidades, e a dificultar uma correta formação das ondas, já de si pequenas, tornando as manhãs a melhor altura para uma sessão de surf fraco a razoável. Praias da linha de Cascais a Costa Sul com condições flat a residuais.


    Imagem 1: Carta de Ondulação de curto período, referente a 14JUN2018 às 08:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Sábado, até Domingo dia 17JUN2018.

    Para o fim de semana o anticiclone dos Açores mantém a posição a Oeste de Portugal Continental, estendendo-se em crista sobre o Norte da Península Ibérica, propagando assim as condições de céu geralmente pouco nublado, sendo temporariamente nublado durante os períodos matinais na Costa Oeste. O vento continua também do quadrante Norte, sendo de NNW fraco a moderado e a tornar-se de NW moderado para a tarde de Sábado, Domingo o vento intensifica-se, passando a moderado/forte.

    A ondulação aumenta substancialmente para o fim de semana, com a intensificação do vento (imagem 2) ao longo da Costa Oeste, mantendo-se de NNW com curtos períodos e a subir de uma forma gradual ao longo do dia de Sábado, atingindo o pico ao final do dia de Domingo, onde se estima que a ondulação atinja 2.2~2.8 metros ao largo.

    As condições para o surf vão continuar fracas a razoáveis com bastante vaga associada ao vento local, afetando ainda mais no Domingo devido ao vento mais intenso, surgem algumas oportunidades em praias mais abrigadas do vento. Costa Sul prevê-se que se mantenha flat, à exceção de ondas residuais no extremo SW e para as praias da linha de Cascais, ondas de até 0.5 metros num pulso de WNW.



    Imagem 2: Carta de vento, referente a 17JUN2018 às 09:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    Fica atento à próxima previsão na Quinta-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • forecast
  • previsões
  • previsão
  • meteorologia
  • praias
  • previsão ondulação
  • bruno lampreia
  • previsão surf
  • surf
pub
similar News
similar
outubro 22
Sagres e a magia do Mundial de Pesca Submarina
outubro 22
Acidente mata professor de surf em Peniche
outubro 19
Macau vai ter a maior ponte do Mundo
outubro 19
Irlanda dá exemplo e larga combustíveis fósseis
outubro 19
Clima: Mundo entrou num “ponto sem retorno”
outubro 19
Barco português à deriva ao largo de Caminha
outubro 18
Mais de 90 por cento do sal tem microplásticos