Homepage

  • PREVISÃO DE SURF DE 13 A 17 DE JUNHO
    12 junho 2018
    arrow
    arrow
  • Sol, Nortada e Ondulação de NNW a dar ondas pequenas para umas sessões de Surf matinal! Sabe mais aqui!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Sexta-feira dia15JUN2018, válida a partir de Quarta-feira de manhã.

    Quarta-feira

    Tempo/Vento: céu muito nublado ao longo da Costa Oeste, tornando-se pouco nublado para a tarde, o vento espera-se de NNW fraco a moderado, tornando-se moderado para a tarde.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NNW de curto período a aumentar muito gradualmente ao longo do dia, estimando-se para o período matinal, ondas entre 0.5 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e pontualmente 0.8 metros, para a Costa Sul condições flat a residuais.
    Surf: condições de surf fracas a razoáveis em situação geral de ondas pequenas, deteriorando-se para a tarde com a intensificação do vento. Praias na linha de Cascais, esperam-se flat a residuais.

    Quinta-feira

    Tempo/Vento: céu pouco nublado, com períodos de maior nebulosidade em especial no período matinal ao longo da Costa Oeste, vento de NNW fraco a moderado, passando a moderado para o período da tarde.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NNW de curto período a atingir o pico durante o período matinal, com ondas calculadas entre 0.8 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 1.0 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
    Surf: condições de surf fracas a razoáveis em situação geral de ondas pequenas, deteriorando-se para a tarde com a intensificação do vento. Praias na linha de Cascais, esperam-se flat a residuais.

    Sexta-feira

    Tempo/Vento: céu pouco nublado a limpo, com períodos de muito nublado ao longo da Costa a Norte do Cabo Raso, podendo persistir para a tarde. Vento de NNW fraco a moderado, tornando-se de NW moderado para a tarde.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NNW de curto período em declínio contínuo, estimando-se durante o período matinal, ondas entre 0.5 a 1.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
    Surf: condições de surf fracas a razoáveis em situação geral de ondas pequenas, deteriorando-se para a tarde com a intensificação do vento. Praias na linha de Cascais, esperam-se flat a residuais.

    Previsão Técnica: O anticiclone dos Açores encontra-se a Oeste de Portugal Continental, estendendo-se em crista sobre o Norte da Península Ibérica, originando condições de céu temporariamente nublado por nuvens altas e ainda nebulosidade baixa para o período matinal ao longo da Costa Oeste, por vezes a persistir. A circulação atmosférica, dada a posição do anticiclone, será do quadrante Norte, fraco a moderado e mais intenso para os períodos da tarde.

    No mar a ondulação é gerada pelo intenso vento de Norte, ao largo da Costa Oeste, induzindo desta forma um pulso de NNW de curto período (imagem 1)que se manterá durante todo o período considerado e a originar ondas em geral de tamanhos pequenos, sendo ligeiramente maiores ao atingir o pico na Quinta-feira de manhã. Períodos da tarde apresentam-se com bastante vaga associada ao vento local, especialmente com maiores intensidades, e a dificultar uma correta formação das ondas, já de si pequenas, tornando as manhãs a melhor altura para uma sessão de surf fraco a razoável. Praias da linha de Cascais a Costa Sul com condições flat a residuais.


    Imagem 1: Carta de Ondulação de curto período, referente a 14JUN2018 às 08:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Sábado, até Domingo dia 17JUN2018.

    Para o fim de semana o anticiclone dos Açores mantém a posição a Oeste de Portugal Continental, estendendo-se em crista sobre o Norte da Península Ibérica, propagando assim as condições de céu geralmente pouco nublado, sendo temporariamente nublado durante os períodos matinais na Costa Oeste. O vento continua também do quadrante Norte, sendo de NNW fraco a moderado e a tornar-se de NW moderado para a tarde de Sábado, Domingo o vento intensifica-se, passando a moderado/forte.

    A ondulação aumenta substancialmente para o fim de semana, com a intensificação do vento (imagem 2) ao longo da Costa Oeste, mantendo-se de NNW com curtos períodos e a subir de uma forma gradual ao longo do dia de Sábado, atingindo o pico ao final do dia de Domingo, onde se estima que a ondulação atinja 2.2~2.8 metros ao largo.

    As condições para o surf vão continuar fracas a razoáveis com bastante vaga associada ao vento local, afetando ainda mais no Domingo devido ao vento mais intenso, surgem algumas oportunidades em praias mais abrigadas do vento. Costa Sul prevê-se que se mantenha flat, à exceção de ondas residuais no extremo SW e para as praias da linha de Cascais, ondas de até 0.5 metros num pulso de WNW.



    Imagem 2: Carta de vento, referente a 17JUN2018 às 09:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    Fica atento à próxima previsão na Quinta-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • forecast
  • previsões
  • previsão
  • meteorologia
  • praias
  • previsão ondulação
  • bruno lampreia
  • previsão surf
  • surf
similar News
similar
outubro 20
Sete raias mantidas em cativeiro foram devolvidas ao mar das Berlengas
outubro 18
Praia da Arriba coroou os campeões nacionais de skimboard de 2021
outubro 20
Joel Rodrigues apurado diretamente para a ronda 3 do Frontón King no Open
outubro 19
Joel Rodrigues, o bodyboarder português que enfrenta o Frontón em busca do título mundial júnior
outubro 20
Tomás Lacerda é o primeiro campeão nacional de SUP Downwind
outubro 19
A Vaga Gigante está de regresso e o período de espera já começou!
outubro 18
Bodyboarders profissionais homenagearam o malogrado Tom Morey