Homepage

  • PREVISÃO DE SURF DE 11 A 15 DE JUNHO
    10 junho 2018
    arrow
    arrow
  • Ondulação de NNW gerado pela Nortada, mais intensa ao largo e céu cada vez menos nublado para os próximos dias. Poucas oportunidades de Surf, sabe mais aqui!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Quarta-feira dia 13JUN2018, válida a partir de Segunda-feira de manhã.

    Segunda-feira

    Tempo/Vento: céu muito nublado em geral, tornando-se gradualmente menos nublado para a tarde e a manter bastante nebulosidade nas regiões a Norte da Foz do Douro com probabilidades de neblina ou nevoeiro e aguaceiros fracos (para o interior). Vento de NW fraco a moderado, tornando-se moderado para o período da tarde.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NW-WNW de curto período em declínio gradual, com ondas estimadas, para o período matinal, entre 0.8 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 1.0 metros nas regiões mais a Sul e flat na Costa Sul, residual na zona SW.
    Surf: fraco em geral com o vento a apresentar uma componente side-onshore para a maior parte dos picos ao longo da Costa Oeste, piorando para o período da tarde com o vento a aumentar de intensidade. Praias da linha de Cascais com ondas inferiores a 0.5 metros. Poucas oportunidades de surf em praias expostas a Oeste, mas em picos próximos de pontões ou barreiras ao vento mais intenso.

    Terça-feira

    Tempo/Vento: céu muito nublado ao longo da Costa Oeste, durante o período matinal, tornando-se pouco nublado para a tarde, probabilidades de neblina ou nevoeiro e aguaceiros fracos (para o interior). Vento de NW moderado, tornando-se moderado a forte para o período da tarde.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NNW-WNW de curto período, mantendo-se com tamanhos de onda pequenos, calculados entre 0.5 a 1.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat na Costa Sul.
    Surf: condições em geral fracas com vento mais intenso e ondas muito pequenas. Praias da linha de Cascais e Costa Sul a ficarem flat/residual. Poucas oportunidades de surf em praias expostas a Oeste, mas em picos próximos de pontões ou barreiras ao vento mais intenso.

    Quarta-feira

    Tempo/Vento: períodos de céu nublado, tornando-se pouco nublado até ao final da manhã. Vento de NNW-NW moderado, sendo ligeiramente mais intenso para o período da tarde.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NNW de curto período a aumentar gradualmente ao longo do dia, com ondas de tamanhos calculados, para o período matinal entre 0.8 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5-0.8 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
    Surf: condições em geral fracas com vento mais intenso e ondas muito pequenas. Praias da linha de Cascais e Costa Sul a manterem-se flat a residuais. Poucas oportunidades de surf em praias expostas a Oeste, mas em picos próximos de pontões ou barreiras ao vento mais intenso.

    Previsão Técnica: A baixa-pressão sobre o Norte da Península Ibérica desloca-se para Este, afetando ainda assim Portugal Continental com alguma nebulosidade e probabilidade de aguaceiros fracos na Zona Norte para Segunda-feira, entretanto a partir de Terça-feira a alta-pressão a Oeste vai gerar céu cada vez menos nublado e uma circulação atmosférica do quadrante Norte.

    No mar a ondulação predominante é de NW em declínio e ainda com resíduos da grande ondulação que entrou nesta Quinta-feira passada, ao final do dia e gerou boas sessões de surf um pouco por todo o país desde Sexta-feira passada. Desta forma para esta Segunda-feira temos um conjunto de ondulação de NW e WNW, ambas de curto período e em declínio gradual e a atingirem valores mínimos ao final do dia.

    Para Terça-feira começa a entrar ondulação de NNW com curto período (imagem 1), gerada pelo vento de Norte ao largo da Costa Oeste, mantendo tamanhos de onda muito pequenos e a aumentar de tamanhos para Quarta-feira com o aumento da intensidade do vento ao largo.

    A situação geral do estado do mar, espera-se com vaga associada ao vento que se apresentará de side-onshore (NNW-NW) para os picos mais expostos a Oeste, apresentando-se com uma superfície mais irregular e ondas mais partidas, ainda assim espera-se algum surf razoável. Praias mais abrigadas, como na linha de Cascais e Costa Sul, zona SW, com ondas residuais a flat.


    Imagem 1: Carta de Ondulação de curto período, referente a 27MAR2018 às 11:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Quinta, até Sexta-feira dia 15JUN2018.


    Para Quinta e Sexta-feira a alta-pressão estende-se sobre o NW da Península Ibérica, esperando-se céu pouco nublado a limpo, com períodos de maior nebulosidade durante as manhãs no litoral Oeste. O vento espera-se de NNW-NW moderado.

    No mar a ondulação gerada pelo vento do quadrante Norte, mais intenso ao largo (imagem 2), mantém-se de NNW e atinge o pico durante o período matinal, os tamanhos das ondas resultantes podem atingir 1.5 metros em locais mais expostos a Norte do Cabo Raso, entrando em declínio posteriormente para a tarde e Sexta-feira. Para estes dias o vento continuará a ser um problema, praias como as da linha de Cascais e Costa Sul vão-se manter flat a residuais e o nível de surf fraco em geral, as poucas opções continuam a ser zonas abrigadas do vento, mas expostas a ondulação.


    Imagem 2: Carta de vento, referente a 14JUN2018 às 17:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    Fica atento à próxima previsão na Terça-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • forecast
  • previsões
  • previsão
  • meteorologia
  • praias
  • previsão ondulação
  • Bruno Lampreia
  • previsão surf
  • surf
pub
similar News
similar
janeiro 23
Surf to Win apresenta equipa oficial para 2020
janeiro 24
Lewis Pugh é o primeiro humano a nadar sob camada de gelo na Antártida
janeiro 24
Gondomar retira das serras 3 toneladas de lixo por semana
janeiro 22
Tempestade Glória provoca ondulação inédita no Mediterrâneo
janeiro 23
Vem aí o Pacto Português para os Plásticos
janeiro 23
O ornitorrinco pode desaparecer devido à ocupação humana
janeiro 24
Austrália enfrenta praga de aranhas mortíferas