Homepage

  • PREVISÃO DE SURF DE 11 A 15 DE JUNHO
    10 junho 2018
    arrow
    arrow
  • Ondulação de NNW gerado pela Nortada, mais intensa ao largo e céu cada vez menos nublado para os próximos dias. Poucas oportunidades de Surf, sabe mais aqui!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Quarta-feira dia 13JUN2018, válida a partir de Segunda-feira de manhã.

    Segunda-feira

    Tempo/Vento: céu muito nublado em geral, tornando-se gradualmente menos nublado para a tarde e a manter bastante nebulosidade nas regiões a Norte da Foz do Douro com probabilidades de neblina ou nevoeiro e aguaceiros fracos (para o interior). Vento de NW fraco a moderado, tornando-se moderado para o período da tarde.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NW-WNW de curto período em declínio gradual, com ondas estimadas, para o período matinal, entre 0.8 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 1.0 metros nas regiões mais a Sul e flat na Costa Sul, residual na zona SW.
    Surf: fraco em geral com o vento a apresentar uma componente side-onshore para a maior parte dos picos ao longo da Costa Oeste, piorando para o período da tarde com o vento a aumentar de intensidade. Praias da linha de Cascais com ondas inferiores a 0.5 metros. Poucas oportunidades de surf em praias expostas a Oeste, mas em picos próximos de pontões ou barreiras ao vento mais intenso.

    Terça-feira

    Tempo/Vento: céu muito nublado ao longo da Costa Oeste, durante o período matinal, tornando-se pouco nublado para a tarde, probabilidades de neblina ou nevoeiro e aguaceiros fracos (para o interior). Vento de NW moderado, tornando-se moderado a forte para o período da tarde.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NNW-WNW de curto período, mantendo-se com tamanhos de onda pequenos, calculados entre 0.5 a 1.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat na Costa Sul.
    Surf: condições em geral fracas com vento mais intenso e ondas muito pequenas. Praias da linha de Cascais e Costa Sul a ficarem flat/residual. Poucas oportunidades de surf em praias expostas a Oeste, mas em picos próximos de pontões ou barreiras ao vento mais intenso.

    Quarta-feira

    Tempo/Vento: períodos de céu nublado, tornando-se pouco nublado até ao final da manhã. Vento de NNW-NW moderado, sendo ligeiramente mais intenso para o período da tarde.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NNW de curto período a aumentar gradualmente ao longo do dia, com ondas de tamanhos calculados, para o período matinal entre 0.8 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5-0.8 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
    Surf: condições em geral fracas com vento mais intenso e ondas muito pequenas. Praias da linha de Cascais e Costa Sul a manterem-se flat a residuais. Poucas oportunidades de surf em praias expostas a Oeste, mas em picos próximos de pontões ou barreiras ao vento mais intenso.

    Previsão Técnica: A baixa-pressão sobre o Norte da Península Ibérica desloca-se para Este, afetando ainda assim Portugal Continental com alguma nebulosidade e probabilidade de aguaceiros fracos na Zona Norte para Segunda-feira, entretanto a partir de Terça-feira a alta-pressão a Oeste vai gerar céu cada vez menos nublado e uma circulação atmosférica do quadrante Norte.

    No mar a ondulação predominante é de NW em declínio e ainda com resíduos da grande ondulação que entrou nesta Quinta-feira passada, ao final do dia e gerou boas sessões de surf um pouco por todo o país desde Sexta-feira passada. Desta forma para esta Segunda-feira temos um conjunto de ondulação de NW e WNW, ambas de curto período e em declínio gradual e a atingirem valores mínimos ao final do dia.

    Para Terça-feira começa a entrar ondulação de NNW com curto período (imagem 1), gerada pelo vento de Norte ao largo da Costa Oeste, mantendo tamanhos de onda muito pequenos e a aumentar de tamanhos para Quarta-feira com o aumento da intensidade do vento ao largo.

    A situação geral do estado do mar, espera-se com vaga associada ao vento que se apresentará de side-onshore (NNW-NW) para os picos mais expostos a Oeste, apresentando-se com uma superfície mais irregular e ondas mais partidas, ainda assim espera-se algum surf razoável. Praias mais abrigadas, como na linha de Cascais e Costa Sul, zona SW, com ondas residuais a flat.


    Imagem 1: Carta de Ondulação de curto período, referente a 27MAR2018 às 11:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Quinta, até Sexta-feira dia 15JUN2018.


    Para Quinta e Sexta-feira a alta-pressão estende-se sobre o NW da Península Ibérica, esperando-se céu pouco nublado a limpo, com períodos de maior nebulosidade durante as manhãs no litoral Oeste. O vento espera-se de NNW-NW moderado.

    No mar a ondulação gerada pelo vento do quadrante Norte, mais intenso ao largo (imagem 2), mantém-se de NNW e atinge o pico durante o período matinal, os tamanhos das ondas resultantes podem atingir 1.5 metros em locais mais expostos a Norte do Cabo Raso, entrando em declínio posteriormente para a tarde e Sexta-feira. Para estes dias o vento continuará a ser um problema, praias como as da linha de Cascais e Costa Sul vão-se manter flat a residuais e o nível de surf fraco em geral, as poucas opções continuam a ser zonas abrigadas do vento, mas expostas a ondulação.


    Imagem 2: Carta de vento, referente a 14JUN2018 às 17:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    Fica atento à próxima previsão na Terça-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • forecast
  • previsões
  • previsão
  • meteorologia
  • praias
  • previsão ondulação
  • Bruno Lampreia
  • previsão surf
  • surf
pub
similar News
similar
junho 05
Fim de semana chega com temperaturas amenas
junho 05
O mês que passou foi o maio mais quente de sempre
junho 05
Hoje há um eclipse penumbral da Lua
junho 05
Altice Portugal celebra Dia Mundial do Ambiente com criação de Comité de Sustentabilidade
junho 05
A partir de 2022 os cruzeiros não poderão utilizar gasóleo quando atracarem em Lisboa
junho 05
Oceano e alterações climáticas vão a debate no Museu de História Natural
junho 05
Hoje comemora-se o Dia Mundial do Ambiente!
pub