Homepage

  • Previsão de Surf de 08 a 12 de Junho
    07 junho 2018
    arrow
    arrow
  • Surf! Surf! Surf! Esta nova ondulação vai dar surf um pouco por todo o continente, o vento fraco matinal, permite excelentes opções! Sabe mais aqui!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Domingo dia 10JUN2018, válida a partir de Sexta-feira de manhã.

    Sexta-feira

    Tempo/Vento: céu em geral muito nublado com abertas e probabilidades de aguaceiros, o vento espera-se de W-WSW fraco, tornando-se de WNW fraco a moderado para a tarde.
    Ondulação/Ondas: ondulação de W-WNW com médios/longos períodos a subir gradualmente, estimando-se para o período matinal, ondas entre 1.2 a 1.8 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 1.0 a 1.5 metros nas regiões mais a Sul e de até 0.5 metros no extremo SW da Costa Sul, flat a residual na restante extensão da Costa a Este.
    Surf: Boas condições na maior parte dos picos ao longo da Costa Oeste, durante o período matinal com vento fraco, deteriorando-se para a tarde com o vento a intensificar-se. Praias abrigadas como a linha de Cascais também vão ter surf, com ondas calculadas entre 0.5 a 1.2 metros e maiores até ao final do dia.

    Sábado

    Tempo/Vento: céu em geral muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade para a tarde, probabilidades de aguaceiros mantêm-se e com trovoada, mas para as regiões do interior. Vento de NW fraco, sendo de SW a Sul do Cabo Raso e a tornar-se moderado em geral para a tarde.
    Ondulação/Ondas: ondulação e WNW com médio/longo período a atingir o pico ao final da manhã, com ondas resultantes calculadas entre 2.0 a 3.0 metros nas praias a Norte do Cabo Raso, sendo de 1.8 a 2.5 metros nas regiões mais a Sul e 1.0 a 1.5 metros no extremo SW da Costa Sul, flat a residual na restante extensão da Costa a Este.
    Surf: Boas oportunidades de Surf ao longo da Costa Oeste em geral, especialmente durante o período matinal, mais opções de Surf nas praias da linha de Cascais onde as ondas se estimam entre 0.8 a 1.2 metros e probabilidades de 1.0 a 1.5 metros.

    Domingo

    Tempo/Vento: céu muito nublado a Norte do Cabo Carvoeiro, sendo pouco nublado nas regiões mais a Sul, probabilidades de precipitação a Norte do Cabo Mondego. Vento de NW fraco a moderado, tornando-se moderado para a tarde.
    Ondulação/Ondas: ondulação de WNW com médios períodos em declínio, com ondas calculadas entre 1.5 a 2.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.8 a 1.2 metros nas regiões mais a Sul e de 0.5 a 0.8 metros no extremo SW da Costa Sul, flat a residual na restante extensão da Costa a Este.
    Surf: com o vento a começar a afetar os picos mais expostos esperam-se condições razoáveis a fracas, sendo as melhores opções nas praias mais abrigadas do vento ao longo da Costa Oeste e praias da linha de Cascais mas com os tamanhos a caírem para 0.5 a 0.8 metros.

    Previsão Técnica: uma baixa-pressão sobre o Norte da Península Ibérica vai afetar as condições do estado do tempo para Portugal Continental com céu em geral muito nublado, mas com boas abertas, aguaceiros mais frequentes para Sexta-feira e Sábado e nas regiões Norte e Centro, onde se esperam também probabilidades de trovoada. O vento prevê-se de W-NW fraco, tornando-se moderado para os períodos da tarde.


    No mar a ondulação proveniente da baixa-pressão que temos estado a seguir desde Domingo passado (ver previsões de Domingo e Terça-feira), encontra-se a subir ao longo do dia de Sexta-feira de W-WNW com médios/longos períodos, gerando ondas gradualmente maiores até ao final do dia, boas oportunidades de Surf esperam-se para o período matinal com vento, que apesar da direção onshore para a maior parte dos picos, será fraco a possibilitar uma boa formação das ondas.


    Nó Sábado esta ondulação fica mais definida de WNW mantendo médios/longos períodos e atinge o pico ao final da manhã, com tamanhos de onda a rondar os 2.0 metros e acima, mais uma vez aqui o período matinal será uma excelente aposta com vento fraco. Para Domingo dá-se um declínio gradual, mas ainda assim a sustentar bons tamanhos e mais oportunidades de surf. Costa Sul com ondas na zona SW e vento predominantemente offshore, sendo flat a residual na maior parte da sua extensão a Este.


    Carta de Altura de Ondulação Significativa, referente a 07JUN2018 às 19:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Segunda, até Terça-feira 12JUNdia 2018.


    Para o início da semana que vem a alta-pressão a Oeste já começa a aproximar-se da Costa Oeste, no entanto a baixa-pressão em dissipação para Norte ainda vai gerar, para Segunda-feira, céu muito nublado no litoral Oeste a Norte do Cabo Raso, tornando-se pouco nublado para a tarde e a manter-se para Terça-feira, apesar de alguma nebulosidade matinal prevista ao longo da Costa Oeste. Vento de NW fraco a moderado para Segunda-feira de manhã, passando a moderado para a tarde e a manter-se para manhã de Terça-feira, intensificando-se para a tarde, tornando-se moderado a forte.


    No mar as condições deterioram-se devido à ação do vento mais intenso para os picos mais expostos em conjunto com o declínio da ondulação de WNW, entretanto com curtos períodos e tamanhos residuais. A somar às condições complicadas, o vento de Norte mais intenso ao largo vai gerar bastante vaga de NNW de curto período a causar interferência nos picos mais expostos a Oeste, praias mais abrigadas como a linha de Cascais têm os tamanhos de onda a caírem abaixo dos 0.5 metros, bem como as regiões a Sul do Cabo Raso, restantes locais mais a Norte entre 0.8 a 1.2 metros. Costa Sul flat.


    Carta de Vento, referente a 12JUN2018 às 16:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.


    Fica atento à próxima previsão no Domingo à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • forecast
  • previsões
  • previsão
  • meteorologia
  • ondas
  • surf
  • previsão surf
  • Bruno Lampreia
  • ondulação
pub
similar News
similar
setembro 29
Presença de Alex Botelho marcou formação 'Surf & Rescue' em Sagres
setembro 29
Tomás Lacerda e Ângela Fernandes vencem o Nacional de SUP Wave
setembro 29
MEO Portugal Cup of Surfing está ON em Ribeira d’Ilhas
setembro 29
Quarta-feira é dia de 'Surf para Todos' na Praia de Matosinhos
setembro 29
Drones podem vir a recolher lixo das praias portuguesas após 2022
setembro 29
Matosinhos encerra primeiro ciclo das formações 'Surf & Rescue'
setembro 29
Tomás Lacerda e Verónica Silva são campeões nacionais de SUP Race Técnico
pub