Homepage

  • Previsão de Surf de 06 a 10 de Junho
    05 junho 2018
    arrow
    arrow
  • Cera na Tábua! Uma baixa-pressão a Sul da Gronelândia, vai trazer uma nova ondulação que está neste momento a atravessar o Atlântico Norte com ondas para Sexta e Sábado! Sabe mais aqui!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Sexta-feira dia 08JUN2018, válida a partir de Quarta-feira de manhã.

    Quarta-feira

    Tempo/Vento: céu muito nublado durante as primeiras horas da manhã, tornando-se gradualmente menos nublado ao longo do dia e a aumentar de nebulosidade novamente, a partir do meio da tarde. Vento de NW fraco a moderado, tornando-se moderado para a tarde.
    Ondulação/Ondas: conjunto de ondulação de NW-W em declínio gradual com curto período, os tamanhos das ondas resultantes estimam-se entre 0.5 e 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat na Costa Sul.
    Surf: condições em geral fracas com ondas pequenas e vento onshore para a maior parte dos picos, poucas opções durante o período matinal com vento menos intenso. Praias da linha de Cascais com ondas residuais.

    Quinta-feira

    Tempo/Vento: céu muito nublado a encoberto com algumas abertas nas regiões a Sul de Sines, precipitação nas regiões a Norte do Cabo Mondego para o inicio da manhã e a estender-se gradualmente às regiões mais a Sul. Vento de SW fraco a moderado, rodando gradualmente a NW ao longo do dia.
    Ondulação/Ondas: ondulação residual de Oeste com curto período, com novo pulso a entrar a partir do meio da tarde, ondas durante o período matinal com tamanhos calculados entre 0.5 a 1.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
    Surf: condições em geral fracas com ondas pequenas e vento onshore para a maior parte dos picos, poucas opções durante o período matinal com vento menos intenso. Atenção para o final do dia já começam a aparecer ondas maiores que 1.2 metros, nos picos mais expostos a Oeste.
    Praias da linha de Cascais com ondas residuais.

    Sexta-feira

    Tempo/Vento: céu muito nublado a encoberto com precipitação associada nas regiões Norte e Centro, sendo pouco nublado na Costa Sul e a tornar-se gradualmente menos nublado ao longo do dia. Vento de WNW fraco, rodando a WSW fraco a moderado para a tarde.
    Ondulação/Ondas: ondulação de Oeste com médio-longo período a subir ao longo do dia, estimando-se para o período matinal, ondas entre 1.2 a 1.8 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 1.0 a 1.5 metros nas regiões mais a Sul e com ondas residuais na Costa Sul, no extremo SW. Atenção que os tamanhos de onda continuarão a subir ao longo do dia.
    Surf: boas condições de surf, apesar da direção do vento menos favorável, as intensidades serão fracas, em especial no período matinal, esperando-se que a maior parte dos picos funcionem. Praias da linha de Cascais com ondas calculadas entre 0.8 a 1.2 metros.

    Previsão Técnica: Uma baixa-pressão sobre a zona Oeste de França encontra-se a produzir linhas de instabilidade sobre Portugal Continental, esperando-se uma situação de céu com alguma nebulosidade e aguaceiros pontuais, na Quinta-feira uma baixa-pressão a NW em aproximação com um sistema frontal associado vai gerar bastante nebulosidade com precipitação, mantendo-se para Sexta-feira em especial nas regiões Norte e Centro, com a passagem de uma linha de instabilidade. O vento espera-se de WNW-NW, sendo pontualmente do quadrante Sul à passagem do sistema-frontal na Quinta-feira e depois na Sexta-feira à tarde com a aproximação da baixa-pressão a Oeste.


    No mar, para esta Quarta-feira, vamos ter duas ondulações de NW e de Oeste, ambas de curto período em declínio gradual, a produzir ondas em geral de pequenos tamanhos e com o mar a apresentar uma superfície irregular devido à vaga gerada localmente pelo vento, sendo mais intensa à tarde. Na Quinta-feira a ondulação torna-se residual e espera-se que os tamanhos das ondas sejam ligeiramente ainda mais pequenos.


    Entretanto a baixa-pressão que já tínhamos debaixo de olho na previsão anterior já se encontra a Sul da Gronelândia (imagem 1)e de acordo com a mais recente passagem do satélite sobre aquela zona, registou-se uma vasta área de vento na ordem dos 40~45KT, gerando assim uma nova ondulação que se espera atingir a Costa Oeste de Portugal Continental a partir do meio da tarde de Quinta-feira (imagem 2).


    A nova ondulação entra de Oeste com médio-longo período e mantém-se a subir ao longo do dia de Sexta-feira com ondas progressivamente maiores, atingindo tamanhos mais consideráveis para esta altura do ano (calculam-se entre 1.8 a 2.2 metros até ao final do dia).


    Em suma a situação é de surf fraco em ondas pequenas, até Quinta-feira, já na Sexta-feira com a nova ondulação, vamos ter ondas com tamanhos bastante aceitáveis em conjunto com vento, que apesar da direção menos favorável, vai apresentar intensidades fracas no período matinal a possibilitar boas sessões de surf.
    Ao longo destes dias a situação na Costa Sul é de mar flat, começando, no entanto, a mexer com alguma ondulação de refração no extremo SW.


    Imagem 1: Carta de Vento com Isotachas a apresentar a Sul da Gronelãndia, uma vasta área de vento direcionada para a Península Ibérica e a originar a nova ondulação que se espera a chegar ainda na Quinta-feira. Carta referente a 05JUN2018 às 13:00 locais. Fonte: FNMOC/Modelo: NAVGEM.


    Imagem 2: Carta de Ondulação de maior período, apresentando ondulação em aproximação da Costa Oeste, referente a 07JUN2018 às 06:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Sábado, até Domingo dia 10JUN2018.
    Para o fim de semana a baixa-pressão diretamente a Oeste de Portugal Continental vai originar condições de céu temporariamente muito nublado, com precipitação associada e probabilidades de trovoada para Sábado. O vento no Sábado prevê-se de SSE a Norte do Cabo Carvoeiro e de SSW progressivamente para as regiões mais a Sul, passando a WSW moderado para a tarde e a manter-se fraco a Norte do Cabo Mondego. Para Domingo vento de WNW fraco a moderado, tornando-se moderado para a tarde, no entanto para as regiões a Norte do Cabo Mondego o vento será fraco e com probabilidades de offshore matinal.


    No mar a ondulação de WNW de médios-longos períodos atinge o pico durante o período matinal com ondas acima dos 2.0 metros na maior parte dos picos a Oeste, entrando em declínio gradual posteriormente no Domingo, ainda com tamanhos acima dos 1.5 metros durante a manhã. Para estes dias ainda se esperam boas sessões de surf, em especial nas zonas de vento menos intenso ou mesmo offshore conforme descrito acima. Praias da linha de Cascais são uma boa aposta para Domingo, no entanto o dia de Sábado precisa de mais updates nos modelos para determinar a concordância da situação. Costa Sul com ondulação de refração a originar ondas calculadas entre 0.8 a 1.2 metros no extremo SW com vento predominantemente offshore.

    Fica atento à próxima previsão na Quinta-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • forecast
  • ondulação
  • ondas
  • previsão
  • meteorologia
  • surf
  • Bruno Lampreia
  • previsão surf
pub
similar News
similar
setembro 25
Projeto 'The Unwanted Shapes' vai estar presente no MEO Portugal Cup of Surfing
setembro 24
Projeto de salvamento aquático da AESDP e ISN a caminho de Sagres
setembro 25
Guincho vai receber o Campeonato Nacional de Kitesurf da FPKite
setembro 25
Equipa lusa do The Climate Reality Project promove ação de limpeza de praias
setembro 25
Primeira fim de semana de outono terá sol e pequena subida de temperatura
setembro 27
Vasco Ramalheira, da prancha dividida na Costa Nova aos Jogos Olímpicos de Tóquio
setembro 25
Dezenas de portugueses na luta pelo título europeu júnior em Espinho
pub