Homepage

  • FPS move ação judicial contra Federação de Canoagem
    19 junho 2018
    arrow
    arrow
  • Entidade internacional contornou a lei para realização de campeonato de SUP
  • Por: FPS

    A Federação Portuguesa de Surf (FPS) teve conhecimento, no início de 2018, que a International Canoeing Federation (ICF) pretendia organizar, entre 30 de agosto e 2 de setembro, em Viana do Castelo e Esposende, um campeonato do mundo de Stand-Up Paddle (SUP).

    Nos termos do seu Estatuto de Utilidade Pública Desportiva, a FPS é a única federação nacional com competência para organizar e homologar provas oficiais desta modalidade em Portugal. A FPS, desde que teve conhecimento desta prova, informou de imediato a tutela. Agora irá notificar todas as entidades envolvidas neste campeonato para que o evento seja cancelado e recorrerá aos tribunais nacionais, no sentido de fazer cumprir a lei aplicável.

    “As lutas de poder a que mais uma vez assistimos a nível internacional não podem, antes de definitivamente resolvidas, implicar o atropelo das leis nacionais e a violação dos direitos de quem tutela, nos termos da lei, a modalidade em Portugal”, sublinha João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf.

    A International Surfing Association (ISA), entidade que rege o SUP a nível internacional, tendo conhecimento das dificuldades relacionadas com os financiamentos públicos que a FPS atualmente atravessa, disponibilizou uma verba destinada ao processo que a FPS vai mover contra a Federação Internacional de Canoagem (FPC).

    De acordo com a documentação oficial disponibilizada no site da ICF, a ICF e a FPC integram a comissão de organização e terão a seu cargo a gestão desportiva da prova, que conta, alegadamente, com o apoio das câmaras municipais de Viana do Castelo e Esposende, bem como do governo português.

    Desde que tomou conhecimento desta pretensão, a FPS contactou a Federação Portuguesa de Canoagem no sentido de procurar esclarecimentos quanto à organização desta prova. Até ao momento, não houve qualquer resposta conclusiva por parte da FPC relativamente à legalidade do evento de SUP que procura promover e organizar em Portugal.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fotografia: FPS

Tags
  • Federação Portuguesa de Surf
  • fps
  • canoagem
  • Federação Portuguesa de Canoagem
  • tribunal
  • surf
  • sup
  • stand up paddle
  • viana
similar News
similar
junho 09
Oceanos registaram mês de maio mais quente de sempre desde que há registos
junho 09
Porto & Matosinhos Wave Series 2023 regressa com eventos de responsabilidade social
junho 09
Já tem nova data a etapa inaugural do Circuito de Surf da Ericeira 2023
junho 09
Allianz Ericeira Pro vai homenagear desportistas nacionais no Dia de Portugal
junho 08
Portugal termina no 10º lugar o Mundial ISA de El Salvador
junho 08
8 de junho, o Dia Mundial dos Oceanos
junho 06
Allianz Ericeira Pro já tem heat draw definido