Homepage
- Entidade internacional contornou a lei para realização de campeonato de SUP
-
-
Por: FPS
A Federação Portuguesa de Surf (FPS) teve conhecimento, no início de 2018, que a International Canoeing Federation (ICF) pretendia organizar, entre 30 de agosto e 2 de setembro, em Viana do Castelo e Esposende, um campeonato do mundo de Stand-Up Paddle (SUP).
Nos termos do seu Estatuto de Utilidade Pública Desportiva, a FPS é a única federação nacional com competência para organizar e homologar provas oficiais desta modalidade em Portugal. A FPS, desde que teve conhecimento desta prova, informou de imediato a tutela. Agora irá notificar todas as entidades envolvidas neste campeonato para que o evento seja cancelado e recorrerá aos tribunais nacionais, no sentido de fazer cumprir a lei aplicável.
“As lutas de poder a que mais uma vez assistimos a nível internacional não podem, antes de definitivamente resolvidas, implicar o atropelo das leis nacionais e a violação dos direitos de quem tutela, nos termos da lei, a modalidade em Portugal”, sublinha João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf.
A International Surfing Association (ISA), entidade que rege o SUP a nível internacional, tendo conhecimento das dificuldades relacionadas com os financiamentos públicos que a FPS atualmente atravessa, disponibilizou uma verba destinada ao processo que a FPS vai mover contra a Federação Internacional de Canoagem (FPC).
De acordo com a documentação oficial disponibilizada no site da ICF, a ICF e a FPC integram a comissão de organização e terão a seu cargo a gestão desportiva da prova, que conta, alegadamente, com o apoio das câmaras municipais de Viana do Castelo e Esposende, bem como do governo português.
Desde que tomou conhecimento desta pretensão, a FPS contactou a Federação Portuguesa de Canoagem no sentido de procurar esclarecimentos quanto à organização desta prova. Até ao momento, não houve qualquer resposta conclusiva por parte da FPC relativamente à legalidade do evento de SUP que procura promover e organizar em Portugal.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
Fotografia: FPS
-
