Homepage

  • FPS move ação judicial contra Federação de Canoagem
    19 junho 2018
    arrow
    arrow
  • Entidade internacional contornou a lei para realização de campeonato de SUP
  • Por: FPS

    A Federação Portuguesa de Surf (FPS) teve conhecimento, no início de 2018, que a International Canoeing Federation (ICF) pretendia organizar, entre 30 de agosto e 2 de setembro, em Viana do Castelo e Esposende, um campeonato do mundo de Stand-Up Paddle (SUP).

    Nos termos do seu Estatuto de Utilidade Pública Desportiva, a FPS é a única federação nacional com competência para organizar e homologar provas oficiais desta modalidade em Portugal. A FPS, desde que teve conhecimento desta prova, informou de imediato a tutela. Agora irá notificar todas as entidades envolvidas neste campeonato para que o evento seja cancelado e recorrerá aos tribunais nacionais, no sentido de fazer cumprir a lei aplicável.

    “As lutas de poder a que mais uma vez assistimos a nível internacional não podem, antes de definitivamente resolvidas, implicar o atropelo das leis nacionais e a violação dos direitos de quem tutela, nos termos da lei, a modalidade em Portugal”, sublinha João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf.

    A International Surfing Association (ISA), entidade que rege o SUP a nível internacional, tendo conhecimento das dificuldades relacionadas com os financiamentos públicos que a FPS atualmente atravessa, disponibilizou uma verba destinada ao processo que a FPS vai mover contra a Federação Internacional de Canoagem (FPC).

    De acordo com a documentação oficial disponibilizada no site da ICF, a ICF e a FPC integram a comissão de organização e terão a seu cargo a gestão desportiva da prova, que conta, alegadamente, com o apoio das câmaras municipais de Viana do Castelo e Esposende, bem como do governo português.

    Desde que tomou conhecimento desta pretensão, a FPS contactou a Federação Portuguesa de Canoagem no sentido de procurar esclarecimentos quanto à organização desta prova. Até ao momento, não houve qualquer resposta conclusiva por parte da FPC relativamente à legalidade do evento de SUP que procura promover e organizar em Portugal.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fotografia: FPS

Tags
  • Federação Portuguesa de Surf
  • fps
  • canoagem
  • Federação Portuguesa de Canoagem
  • tribunal
  • surf
  • sup
  • stand up paddle
  • viana
similar News
similar
novembro 30
Portugal segue na corrida às medalhas no Rio de Janeiro
novembro 29
Jornada agridoce para Portugal na Macumba das ondas pequenas
novembro 30
Os primos que levaram São Tomé e Príncipe ao Mundial ISA Júnior do Brasil
novembro 30
Mariana Rocha Assis vítima de assédio com fotos de nudez geradas pela... inteligência artificial
novembro 30
Nic von Rupp novamente convidado para o The Eddie Aikau Big Wave Invitational
novembro 30
Matosinhos Surf School Cup 2023 com regresso marcado para sábado
novembro 29
Portugal regista primeira eliminação no Mundial ISA Júnior do Brasil