Homepage

  • Primavera fria e chuvosa, rescaldo.
    07 junho 2018
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Onde foi a primavera?! Muito se especula, mas especulações à parte, fica aqui uma explicação simples e com dados reais.
  • A primavera ocorre entre 20 de Março no equinócio primaveril e termina no dia 21 de Junho no Solstício de verão, uma época a que estamos habituados a dias cada vez maiores, com mais Sol, menos precipitação e um aumento gradual das temperaturas.

    No entanto já todos reparamos que esta primavera, tal como a conhecemos, está a demorar a chegar! Desde o seu início oficial que muito pouco das suas características temos tido… Um dia de sol aqui e ali, mas depois tem voltado à "carga" com dias e dias de céu muito nublado a encoberto e até precipitação!

    Nas redes sociais nem se fala já noutra coisa, quando o assunto é o tempo, e até já arruinou os planos dos que tiraram férias mais cedo.


    Mas o que se passa afinal?!

    O problema meteorologicamente falando, deve-se a uma configuração atípica para esta época do ano, onde as baixas-pressões deveriam estar a passar mais a Norte, desviadas pelo Anticiclone dos Açores que se deveria estender-se em crista sobre o Norte da Península Ibérica. Ponto a reter, foram estas baixas-pressões bastante próximas ou mesmo sobre Portugal Continental a afetar o estado do tempo.

    Termos técnicos à parte, analisemos o relatório que o IPMA elaborou acerca dos dados recolhidos deste mês de Maio (ler aqui), de grosso modo verifica-se que choveu o dobro do que é normal para Maio, com situações de ocorrência de aguaceiros localmente fortes, granizo e acompanhados de trovoada.

    Foi também um mês de extremos no que se refere a temperaturas, visto que se registaram temperaturas ligeiramente acima da média, mas em contrapartida, também se verificaram temperaturas mais baixas que as mínimas, típicas para a época.


    Nas redes sociais especula-se, será das alterações climáticas?!


    Muito se fala, muito se especula e na boca do povo esta velha máxima é a explicação para tudo. Não aprofundando esta temática, para não entrarmos em campos demasiado técnicos, aborrecidos e com os quais os investigadores ainda se debatem, é importante chamar a atenção para alguns fatores: O clima nunca foi estático, dados paleontológicos suportam esta afirmação e sabemos que já houve idades de gelo e períodos de aquecimento, em que o planeta já foi até mais quente do que é agora.

    As estações meteorológicas existentes que recolhem os dados só existem em maior abundância à cerca de 100 anos para cá e os dados comparados são de poucas estações que haviam por país à décadas, para o presente com uma área muito mais coberta. Portanto a comparação é… digamos, pouco representativa. No entanto os estudos têm de ser baseados em algo!

    Em suma fica a consideração de que de fato a poluição não está de todo a fazer bem nenhum ao ambiente, que muitas espécies se extinguiram e vão extinguir e que certamente os gases emitidos, também não contribuirão para o que seria uma oscilação natural do clima.

    No entanto a situação que falamos é apenas uma situação atípica que se manteve num período mais estendido para além do inverno.


    Para quando o Sol e a Praia?!


    Se lerem as mais recentes atualizações das nossas previsões, tanto de Praias como de Surf, podem constatar que já temos Sol em vista, vai aparecendo gradualmente por entre nuvens e ainda alguns aguaceiros.
    Para a semana que vem já temos Sol, índices de UV bastante altos e a famosa Nortada de verão que gela o pessoal nas praias das zonas Norte e Centro e aqui está!

    Esta Nortada deve-se ao Anticiclone dos Açores que voltou para a nossa Costa Oeste, conforme referi ao início deste artigo, e traz ar frio de Norte ao longo da nossa Costa Oeste. Mais à frente para além desta semana que vem, os modelos de longo alcance (apesar da fiabilidade menos rigorosa), apontam para dias de Sol até perder de vista.

    Portanto para os banhistas, preparem-se, façam a mochila da praia, levem protetor e atenção aos agueiros, a época balnear está em breve oficialmente aberta!


    Por Bruno Lampreia.

Tags
  • previsão
  • primavera
  • meteorologia
  • vento
  • sol
  • chuva
  • praias
  • Bruno Lampreia
pub
similar News
similar
março 31
Campeão mundial espanhol de surf adaptado está infetado com coronavírus
março 31
Kelly Slater mostra dotes musicais em composição própria (Vídeo)
março 31
Em quarentena, campeã olímpica treina em piscina insuflável (Vídeo)
março 31
Escola de Surf da Figueira contorna quarentena com aulas online
março 30
Erupção do vulcão Merapi lança cinzas a 5 mil metros de altura
março 31
ISA World Surfing Games adiados por tempo indeterminado
março 31
Multas para surfistas chegaram a J-Bay