Homepage

  • O que fazer se vires um animal em dificuldades na praia?
    26 junho 2018
    arrow
    arrow
  • 'Muitas pessoas não sabem o que fazer e podem sentir-se frustradas.'
  • O Centro de Reabilitação de Animais Marinhos – Ecomare quer transformá-lo num perito em ajudar aves, golfinhos ou tartarugas que estejam em dificuldades nas praias de Portugal. A primeira iniciativa da campanha Save for Wave arranca já a 7 de Julho.

    Pim, Pam e Pum são três crias de borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus) e têm pouco mais de uma semana de vida. Estas aves limícolas foram resgatadas de uma praia por alguém que as julgou indefesas e perdidas dos progenitores. Apesar da boa intenção, recolher estas crias não foi o mais indicado.

    Hoje, Pim, Pam e Pum estão no Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM) – Ecomare, na Gafanha da Nazaré (Ílhavo). “Vão ficar connosco até terem as penas todas e depois serão devolvidos à natureza”, explicou à Wilder Marisa Ferreira, coordenadora do Centro.

    “Os borrelhos-de-coleira-interrompida fazem ninho nas zonas dunares. É numa covinha na areia que os pais põem os ovos. Assim que nascem, estas crias começam logo a alimentar-se sozinhas”, explicou. E têm estratégias para enganar predadores que podem enganar também os humanos. Uma delas é fingirem-se de mortas. “Muitas vezes, as pessoas descobrem as crias e pegam nelas, pensando que estão indefesas e em perigo. Quando não é bem assim.” Segundo o CRAM-Ecomare, “se encontrar estas aves na praia não as recolha. Os progenitores estão por perto e tomam conta deles”.

    O que é certo é que ajudar a vida selvagem nas praias é crucial mas não é fácil. Outro erro comum é tentar devolver imediatamente ao mar um golfinho que deu à costa. “Se o animal deu à costa é porque tem algum problema. São poucos os casos em que o arrojamento é acidental”, salientou Marisa Ferreira.

    Para ajudar as pessoas que querem saber o que fazer no caso de encontrarem animais selvagens nas praias, o CRAM – Ecomare organiza nas suas instalações a actividade Save for Wave, a 7 de Julho, das 09h30 às 11h30.

    “Muitas pessoas não sabem o que fazer e podem sentir-se frustradas. Por isso, queremos tentar responder a essas dúvidas e dificuldades, em especial as pessoas que estão em contacto com o mar durante todo o ano, como surfistas, desportistas e pescadores”, explicou a responsável.

    A iniciativa, com 40 vagas, vai explicar como se deve actuar, quais os primeiros cuidados, que espécies ocorrem ao longo da nossa costa e dar a conhecer o trabalho do CRAM – Ecomare. “Se quem ajudar os animais fizer bem logo ao início, será maior a probabilidade de sucesso no desfecho da situação.”

    Esta será uma acção experimental. “Vamos ver como é a adesão das pessoas. Mas a ideia é alargar a actividade a todo o ano e a outras áreas geográficas, de forma a irmos a outros locais do país.”

    Todos os anos, os responsáveis pelos centros de recuperação e reabilitação de animais selvagens recebem milhares de alertas. Este ano, o CRAM-Ecomare já recebeu cerca de 100 cetáceos arrojados, disse Marisa Ferreira. Entre eles estão botos, golfinhos-riscados e baleias-anãs. “Há espécies mais propensas a arrojar, especialmente aquelas que vivem mais próximo da costa e da superfície e que são mais abundantes”, acrescentou.

    Ainda assim, os animais mais frequentes são as aves marinhas, desde as gaivotas e pardelas aos gansos-patola e airos, por exemplo. “Mas aquilo que sentimos é que ainda há um grande desconhecimento sobre a nossa fauna”, comentou Marisa Ferreira. “Temos casos de pessoas que nos alertam para gaivotas que não são gaivotas, mas sim gansos-patolas, airos ou pardelas-baleares. Temos várias espécies e precisamos de as conhecer.”

    Fiquem com o último vídeo dos Borrelhos Pim, Pam e Pum, que já aparentam um bom estado de saúde:

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fonte e Fotografias: Wilder

Tags
  • CRAM Q
  • Centro de Reabilitação Animais Marinhos
  • aves marinhas
  • animais marinhos
  • animais
  • natureza
  • alerta
  • animal selvagem
  • Save for Wave
  • julho
  • praia
  • praias
  • Vida Animal
  • borrelhos
similar News
similar
setembro 25
Proibida entrada e saída de canoas, pranchas e caiaques em seis praias de Lagoa
setembro 25
Sortes diferentes na estreia da Seleção Nacional no Mundial ISA de SUP
setembro 25
Nacional de Bodyboard entra na fase decisiva
setembro 25
Joana Schenker vice-campeã do Walker Bay Pro
setembro 22
Joana Schenker nas meias-finais do Walker Bay Pro
setembro 22
Eddie Aikau versão 2023/2024 já tem período de espera definido
setembro 22
Domingo há ação de limpeza da Praia de Algés