Homepage

  • Hospital ensina instrutores de surf a salvar vidas
    18 junho 2018
    arrow
    arrow
  • Este Curso para Instrutores de Surf é certificado pelo European Resuscitation Council (ERC) e pelo Conselho Português de Ressuscitação (CPR)
  • Mais de 20 instrutores de surf das escolas do Porto e Matosinhos aprenderam a salvar vidas.

    Mais de duas dezenas de instrutores e treinadores de surf de escolas do Porto e Matosinhos participaram no Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa que o Hospital de Santa Maria - Porto ofereceu, na integra, no âmbito da parceria com o “Porto & Matosinhos Wave Series 2018”.

    O curso decorreu na passada sexta-feira, no Edifício Transparente, no Porto, com o objectivo de dotar os instrutores de surf com as competências necessárias para assistir pessoas em paragem cardiorespiratória e, desta forma, aumentar a resposta a acidentes nas praias e a capacidade de socorro no local.

    Com a coordenação de Elizabete Neutel, médica anestesiologista e sub-especialista em Cuidados Intensivos, responsável pela Unidade de Cuidados Intermédios e do Doente Critico (UCIC) do Hospital de Santa Maria – Porto, e com uma equipa de formadores composta por instrutores creditados pelo Conselho Português de Ressuscitação, os formandos ficaram habilitados a assistir pessoas em situações de paragem cardiorespiratória (PCR) e a utilizar um Desfibrilhador Automático Externo (DAE), um equipamento médico de suporte de vida.

    Durante quatro horas, com módulos teóricos e práticos, os formandos adquiriram competências no domínio do Suporte Básico de Vida (SBV), nomeadamente na capacidade de executar compressões torácicas de alta qualidade e ventilações eficazes, parte integrante da cadeia de sobrevivência. O uso de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) em segurança, as situações especiais de pré-afogamento e obstrução da via aérea foram parte integrante do curso e registaram grande interesse por parte deste grupo de formandos.

    "Foi extremamente gratificante para nós ver o interesse e o empenho deste grupo na aprendizagem destes conceitos e práticas. Eles sabem que no seu dia a dia se podem confrontar com situações críticas, como casos de pré-afogamento ou acidente dentro de água ou na praia, e querem estar preparados. Com este curso, temos mais um grupo de surfistas a dominar não apenas as noções básicas de SBV, mas também com competências para a utilização de equipamento para controlo de paragem cardiorespiratória", salienta a médica Elisabete Neutel, do Hospital de Santa Maria - Porto.

    Este Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa para Instrutores de Surf é certificado pelo European Resuscitation Council (ERC) e pelo Conselho Português de Ressuscitação (CPR), logo, reconhecido a nível internacional. A entidade formadora é a Escola Superior de Saúde de Santa Maria (ESSM).

    O Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhador Automático Externo é um dos primeiros níveis de cuidados na vítima em PCR. Na Europa milhares de pessoas colapsam e morrem por Enfarte Agudo do Miocárdio. Estas mortes poderiam ser evitadas se a Reanimação Cardiopulmonar (RCP) fosse iniciada de imediato. O Suporte Básico de Vida (SBV) é parte da RCP e implica compressões de elevada qualidade e ventilações eficazes. A causa mais comum de PCR no adulto é uma perturbação do ritmo designada por Fibrilhação Ventricular. O DAE é um dispositivo utilizado para converter este ritmo através de um ou mais choques e restaurar a função cardíaca. Um dos objetivos fundamentais deste curso é a realização de um SBV de elevada qualidade com a utilização do DAE em segurança.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Hospital
  • Surf
  • Porto
  • Instrutores
  • salva vidas
  • Santa Maria
  • Curso de Suporte Básico de Vida
pub
similar News
similar
maio 28
Duas rondas do Mundial de Bodyboard canceladas devido ao coronavírus
maio 28
Câmara de Oeiras investe 400 mil euros na segurança e higienização das praias
maio 28
O diretor de operações que só fica fora de si com o Levante
maio 27
Revelados os limites de lotação das praias do Algarve, Tejo e Oeste
maio 28
Portugal tem 381 praias com 'Qualidade de Ouro' em 2020
maio 26
Já estão em vigor as regras de acesso, ocupação e utilização das praias
maio 28
Ash, o primeiro coala a nascer num parque após os incêndios na Austrália
pub