Homepage

  • Hospital ensina instrutores de surf a salvar vidas
    18 junho 2018
    arrow
    arrow
  • Este Curso para Instrutores de Surf é certificado pelo European Resuscitation Council (ERC) e pelo Conselho Português de Ressuscitação (CPR)
  • Mais de 20 instrutores de surf das escolas do Porto e Matosinhos aprenderam a salvar vidas.

    Mais de duas dezenas de instrutores e treinadores de surf de escolas do Porto e Matosinhos participaram no Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa que o Hospital de Santa Maria - Porto ofereceu, na integra, no âmbito da parceria com o “Porto & Matosinhos Wave Series 2018”.

    O curso decorreu na passada sexta-feira, no Edifício Transparente, no Porto, com o objectivo de dotar os instrutores de surf com as competências necessárias para assistir pessoas em paragem cardiorespiratória e, desta forma, aumentar a resposta a acidentes nas praias e a capacidade de socorro no local.

    Com a coordenação de Elizabete Neutel, médica anestesiologista e sub-especialista em Cuidados Intensivos, responsável pela Unidade de Cuidados Intermédios e do Doente Critico (UCIC) do Hospital de Santa Maria – Porto, e com uma equipa de formadores composta por instrutores creditados pelo Conselho Português de Ressuscitação, os formandos ficaram habilitados a assistir pessoas em situações de paragem cardiorespiratória (PCR) e a utilizar um Desfibrilhador Automático Externo (DAE), um equipamento médico de suporte de vida.

    Durante quatro horas, com módulos teóricos e práticos, os formandos adquiriram competências no domínio do Suporte Básico de Vida (SBV), nomeadamente na capacidade de executar compressões torácicas de alta qualidade e ventilações eficazes, parte integrante da cadeia de sobrevivência. O uso de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) em segurança, as situações especiais de pré-afogamento e obstrução da via aérea foram parte integrante do curso e registaram grande interesse por parte deste grupo de formandos.

    "Foi extremamente gratificante para nós ver o interesse e o empenho deste grupo na aprendizagem destes conceitos e práticas. Eles sabem que no seu dia a dia se podem confrontar com situações críticas, como casos de pré-afogamento ou acidente dentro de água ou na praia, e querem estar preparados. Com este curso, temos mais um grupo de surfistas a dominar não apenas as noções básicas de SBV, mas também com competências para a utilização de equipamento para controlo de paragem cardiorespiratória", salienta a médica Elisabete Neutel, do Hospital de Santa Maria - Porto.

    Este Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa para Instrutores de Surf é certificado pelo European Resuscitation Council (ERC) e pelo Conselho Português de Ressuscitação (CPR), logo, reconhecido a nível internacional. A entidade formadora é a Escola Superior de Saúde de Santa Maria (ESSM).

    O Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhador Automático Externo é um dos primeiros níveis de cuidados na vítima em PCR. Na Europa milhares de pessoas colapsam e morrem por Enfarte Agudo do Miocárdio. Estas mortes poderiam ser evitadas se a Reanimação Cardiopulmonar (RCP) fosse iniciada de imediato. O Suporte Básico de Vida (SBV) é parte da RCP e implica compressões de elevada qualidade e ventilações eficazes. A causa mais comum de PCR no adulto é uma perturbação do ritmo designada por Fibrilhação Ventricular. O DAE é um dispositivo utilizado para converter este ritmo através de um ou mais choques e restaurar a função cardíaca. Um dos objetivos fundamentais deste curso é a realização de um SBV de elevada qualidade com a utilização do DAE em segurança.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Hospital
  • Surf
  • Porto
  • Instrutores
  • salva vidas
  • Santa Maria
  • Curso de Suporte Básico de Vida
pub
similar News
similar
outubro 19
Liga MEO Surf entrega prémios nos Portugal Surf Awards 2020
outubro 19
Japão abre novamente a porta ao despejo de água radioativa no Pacífico
outubro 19
IPMA eleva aviso: Lisboa e mais 4 distritos sob aviso vermelho na terça-feira devido à chuva forte
outubro 19
Chuva e vento forte vão deixar todo o continente sob aviso laranja
outubro 19
Pelo menos 19 baleias-piloto perderam a vida encalhadas na Nova Zelândia
outubro 19
Bernardo Jerónimo, o único português a competir no Frontón King, já está na 3ª ronda
outubro 19
Vasco Ribeiro: 'Este foi o ano em que provavelmente apresentei o meu melhor nível de surf'
pub