Homepage

  • Teresa Bonvalot e Gony vencem o Figueira Pro
    03 junho 2018
    arrow
    arrow
  • Superaram Camilla Kemp e João Kopke nas respetivas finais e mantiveram liderança do ranking
  • Teresa Bonvalot e Gony Zubizarreta conquistaram, este domingo, o triunfo no Allianz Figueira Pro, a terceira de cinco etapas da Liga MEO Surf 2018, que se disputou na Praia do Cabedelo. Estes triunfos permitiram a ambos seguirem na liderança dos rankings da Liga. Mas se no caso de Teresa esta foi a segunda vitória do ano, para Gony foi uma estreia a vencer em 2018, depois de ter sido finalista vencido nas duas primeiras etapas.

     

    Resultados da competição masculina - Aqui

    Resultados da competição feminina - Aqui



    Num dia final que arrancou com a realização das meias-finais, Gony Zubizarreta começou por superar Tomás Fernandes, marcando assim encontro com um surpreendente João Kopke na grande final. Kopke bateu Filipe Jervis na segunda meia-final masculina, garantindo a primeira final da carreira na Liga.

    Já na prova feminina Teresa Bonvalot superiorizou-se à jovem Francisca Veselko na primeira meia-final e viu Camilla Kemp superar Mariana Assis na bateria seguinte. A final feminina teria assim frente-a-frente as duas primeiras surfistas do ranking, com a liderança do mesmo em disputa.

    Depois de um curto período de espera pelas condições ideais, foi já ao início da tarde que se disputaram as finais. Teresa e Camilla protagonizaram uma final muito equilibrada e, depois de ter passado todo o heat na segunda posição, Bonvalot beneficiou de uma onda no último minuto para saltar para a liderança e garantir o triunfo, por uma margem de apenas 0,40 pontos.

    “Soube muito bem virar o resultado já no final”, começou por dizer Teresa Bonvalot, após repetir o triunfo que já havia alcançado no ano passado na Figueira da Foz. “Foi uma final complicada, com as ondas a estarem um pouco paradas. Fiz apenas três ondas e a primeira delas foi já com 15 minutos de heat realizados, mas, felizmente, ganhei”, vincou. Com este triunfo Teresa Bonvalot alargou a distância para a concorrência na luta pelo título nacional, com Camilla Kemp a seguir na vice-liderança do ranking.

    A final masculina também foi pautada pelo equilíbrio e pela incerteza até final. Mas nos últimos minutos Gony Zubizarreta utilizou o fator experiência para superiorizar-se a Kopke, terminando o heat com 13,75 pontos contra 10,50 do adversário. “Finalmente cheguei ao triunfo”, salientou o surfista galego. “Estava a sentir-me bem, a surfar bem e já tinha vontade de ganhar uma etapa. Já tinha ficado duas vezes em segundo lugar e agora queria ganhar. O João Kopke estava a surfar muito bem e tinha a melhor onda da final até aos últimos minutos. Ele deu muita luta e eu já sabia que ia ser uma final difícil. Foi uma bateria renhida, mas, felizmente, no final tudo correu a meu favor”, frisou.

    Gony é assim cada vez mais líder do ranking da Liga MEO Surf 2018, assumindo ainda a liderança da corrida pela Allianz Triple Crown. No entanto, é Filipe Jervis, que ascendeu ao 2.º posto do ranking, que vai na frente da luta pelo título nacional para a Praia Grande, onde se disputará a quarta etapa do circuito, de 6 a 8 julho. Vasco Ribeiro segue no 3.º posto do ranking, seguido de perto por João Kopke, que depois desta final subiu 10 posições no ranking.

    Este domingo disputou-se ainda a final do Moche Groms Cup, com Afonso Antunes a levar a melhor frente à jovem concorrência. No outro prémio ainda em aberto foi Pedro Henrique a conquistar a Somersby Onda do Outro Mundo, depois de ontem já ter vencido a Renault Expression Session.

    Resultados finais:
    Final masculina: Gony Zubizarreta 13,75 x João Kopke 10,50
    Final feminina: Teresa Bonvalot 13,75 x Camilla Kemp 13,35
    Moche Groms Cup: Afonso Antunes 16,25 x Santiago Graça 10,25 x Francisca Veselko 8,10 x Salvador Costa 6,00 x João Vidal 5,00 x Nilton Freitas 5,00
    Renault Expresson Session: Pedro Henrique
    Somersby Onda do Outro Mundo: Pedro Henrique 9,50 (2.ª ronda)
    Figueira Best Surfer: Ivo Cação e Rita Vasconcelos
    Sumatra Surf Trip (Melhores juniores): Afonso Antunes e Francisca Veselko

    Todas as etapas da Liga MEO Surf têm transmissão em direto no canal televisivo MCS Extreme e no Facebook do MEO, em complemento com as plataformas oficiais da Associação Nacional de Surfistas em www.ansurfistas.com e nas redes sociais @ansurfistas.

    A Liga MEO Surf 2018 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Renault, Somersby, Moche, Rip Curl e da Câmara Municipal da Figueira da Fiz, a Fundação PT como parceira ambiental e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.

     

    Fotografias: ANSurfistas / Pedro Mestre

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Teresa Bonlavot
  • Gony Zubizarreta
  • Liga MEO Surf
  • Figueira da Foz
  • Allianz Figueira Pro
  • Praia do Cabedelo
  • ANS
similar News
similar
outubro 04
Hungarian Surf Fest a caminho da Caparica
outubro 03
Nevoeiro impediu conclusão da etapa de Leça do Nacional de Bodyboard
setembro 29
Três distritos sob aviso amarelo até domingo devido ao calor
setembro 30
Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores alerta para 'alto risco de afogamento'
outubro 01
Seleção Nacional de SUP termina Mundial ISA em 17º
setembro 29
Mundial ISA: João Olim obtém 6º lugar em SUP Race Técnico Júnior
setembro 29
Global Wave Conference 2023 arranca segunda-feira em Peniche