Homepage

  • Chuva e trovoada no primeiro dia de verão
    21 junho 2018
    arrow
    arrow
  • Não parece, mas o verão começa já hoje, no entanto vem acompanhado de chuva.
  • Solstício ocorre às 11h07 desta quinta-feira e marca o início da estação do ano mais quente.

    Não parece, mas o verão começa já hoje, no entanto vem acompanhado de chuva – por vezes forte -, trovoada e granizo. As temperaturas vão manter-se elevadas, podendo mesmo chegar aos 30 graus Celsius em várias regiões, disse à Lusa fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

    O solstício de verão ocorre hoje pelas 11h07, marcando assim o início da estação no hemisfério norte, e o verão vai prolongar-se por 93,66 dias - até ao próximo Equinócio, a 23 de setembro de 2018, indica o Observatório Astronómico de Lisboa.

    Na astronomia, solstício (do latim sol + sistere, que não se mexe) é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho. O dia e hora exatos variam de um ano para outro. Quando ocorre no verão significa que a duração do dia é a mais longa do ano. Analogamente, quando ocorre no inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano.

    No hemisfério norte o solstício de verão ocorre por volta do dia 21 de junho e o solstício de inverno por volta do dia 21 de dezembro.[1] Estas datas marcam o início das respectivas estações do ano neste hemisfério. Já no hemisfério sul, o fenômeno é simétrico: o solstício de verão ocorre em dezembro e o solstício de inverno ocorre em junho. Os momentos exatos dos solstícios, que também marcam as mudanças de estação, são obtidos por cálculos de astronomia (consulte a tabela abaixo para os valores de alguns anos).

    Os trópicos de Câncer e Capricórnio são definidos em função dos solstícios. No solstício de verão do hemisfério sul, os raios solares incidem perpendicularmente à superfície da Terra no Trópico de Capricórnio. No solstício de verão do hemisfério norte, ocorre o mesmo fenômeno no Trópico de Câncer.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fotografia: CV

    Fonte: Sol e Wiki

Tags
  • solsticio
  • verão
  • chuva
  • trovoada
  • dia mais longo
  • ano
  • 21 junho
  • primavera
  • portugal
similar News
similar
dezembro 06
Portugal com estreia positiva no Mundial de Para-surfing
dezembro 05
Frederico Morais para Teresa Bonvalot: 'Tens de estar é orgulhosa da atleta que foste este ano'
dezembro 05
Distritos de Faro e Beja com aviso laranja devido à chuva forte
dezembro 05
492 vidas já foram salvas pela Marinha desde o início do ano
dezembro 05
Mau tempo deixa todo o arquipélago dos Açores sob aviso amarelo
dezembro 05
Mundial ISA de Surf Adaptado já está na água: como ver a Seleção Nacional?
dezembro 05
Já não chega proteger a biodiversidade: restaurar é o caminho