Homepage

  • Chuva e trovoada no primeiro dia de verão
    21 junho 2018
    arrow
    arrow
  • Não parece, mas o verão começa já hoje, no entanto vem acompanhado de chuva.
  • Solstício ocorre às 11h07 desta quinta-feira e marca o início da estação do ano mais quente.

    Não parece, mas o verão começa já hoje, no entanto vem acompanhado de chuva – por vezes forte -, trovoada e granizo. As temperaturas vão manter-se elevadas, podendo mesmo chegar aos 30 graus Celsius em várias regiões, disse à Lusa fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

    O solstício de verão ocorre hoje pelas 11h07, marcando assim o início da estação no hemisfério norte, e o verão vai prolongar-se por 93,66 dias - até ao próximo Equinócio, a 23 de setembro de 2018, indica o Observatório Astronómico de Lisboa.

    Na astronomia, solstício (do latim sol + sistere, que não se mexe) é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho. O dia e hora exatos variam de um ano para outro. Quando ocorre no verão significa que a duração do dia é a mais longa do ano. Analogamente, quando ocorre no inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano.

    No hemisfério norte o solstício de verão ocorre por volta do dia 21 de junho e o solstício de inverno por volta do dia 21 de dezembro.[1] Estas datas marcam o início das respectivas estações do ano neste hemisfério. Já no hemisfério sul, o fenômeno é simétrico: o solstício de verão ocorre em dezembro e o solstício de inverno ocorre em junho. Os momentos exatos dos solstícios, que também marcam as mudanças de estação, são obtidos por cálculos de astronomia (consulte a tabela abaixo para os valores de alguns anos).

    Os trópicos de Câncer e Capricórnio são definidos em função dos solstícios. No solstício de verão do hemisfério sul, os raios solares incidem perpendicularmente à superfície da Terra no Trópico de Capricórnio. No solstício de verão do hemisfério norte, ocorre o mesmo fenômeno no Trópico de Câncer.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fotografia: CV

    Fonte: Sol e Wiki

Tags
  • solsticio
  • verão
  • chuva
  • trovoada
  • dia mais longo
  • ano
  • 21 junho
  • primavera
  • portugal
similar News
similar
janeiro 26
Avistadas caravelas-portuguesas nas praias de Sines e Odemira
janeiro 26
Se Tóquio não puder, Florida quer organizar os Jogos Olímpicos em 2021
janeiro 26
Depressão Justine vai trazer ondas até 9 metros aos Açores
janeiro 26
Câmara de Cascais sublinha que 'não é possível' praticar surf nas praias
janeiro 25
Fechadas as praias de S. Pedro de Moel
dezembro 30
Ano de 2021 vai começar ainda mais frio
janeiro 25
Estrada na Nova Zelândia encerrada temporariamente para proteger leões-marinhos