Homepage

  • Fim de semana: Manifestação para salvar Carcavelos
    15 junho 2018
    arrow
    arrow
  • Este fim de semana, há uma manifestação cívica em prol da salvação da Praia de Caravelos.
  • Depois dos últimos actos prepotentes contra o meio ambiente e os espaços verdes por parte da Câmara Municipal de Cascais e após de assistirmos à continuação da degradação e falta de limpeza na Quinta dos Ingleses, o Movimento SOS - Quinta dos Ingleses - Salvem a praia de Carcavelos decidiu fazer mais uma acção de protesto.

    Logo após o Movimento "SOS Quinta dos Ingleses - Salvem a praia de Carcavelos" ser ouvido pela Comissão do Ambiente na Assembleia da República (dia 15 de Maio de 2018  - http://www.canal.parlamento.pt/?cid=2855&title=audiencia-com-tiago-albuquerque-sos-quinta-dos-ingleses-salvem-a-pra\z\) sobre a questão do PPERUCS (Plano de Pormenor do Espaço de Reestruturação Urbanística de Carcavelos Sul), a Câmara Municipal de Cascais avançou com a destruição e abate de dezenas de árvores no local que a mesma projectou e publicitou como parque urbano.

    Infelizmente, mas comum é nesta autarquia, no local não está nenhuma informação de obra, como é obrigatório por lei. 

    Assim, ficou decidido fazer mais uma acção cívica.

    Ao se saber que Carlos Carreiras e a "sua" Câmara de Cascais respondem, ao melhor estilo demagógico, a todos os que lhes questionam sobre este assunto que é uma questão de "indemnização muito alta para os cofres da Câmara" e por se constatar que há o argumento populista de "é melhor do que aquilo que está porque está muito sujo e não é seguro" o Movimento decidiu, a pedido de um enorme número de pessoas nas redes sociais, fazer algo diferente.

    Deste modo, o Movimento SOS Quinta dos Ingleses - Salvem a praia de Carcavelos optou por uma acção de limpeza seguindo-se um pic-nic com todos aqueles que queiram e possam participar quer em apenas uma ou em ambas as acções (limpeza e/ou pic-nic). 

    O Movimento SOS Quinta dos Ingleses - Salvem a praia de Carcavelos quer mostrar a todos aqueles que aparecerem o quão agradável poderá vir a ser a Quinta dos Ingleses para as famílias, para os grupos de amigos, para os jovens e idosos, para os praticantes de desporto e para aqueles que apenas querem fazer uma caminhada.

    Ou seja, o SOS Quinta dos Ingleses pretende que aquele espaço seja, à imagem do Parque da Cidade do Porto, a solução para todos aqueles que gostam de espaços públicos, ar livre, ar puro, praia e bem estar.

    Para tanto, propõe esta actividade semelhante a um exemplo já praticado em Portugal, mais concretamente em Lisboa, no Parque de Monsanto, por Pedro Santana Lopes (curiosamente, o político que Carlos Carreiras apoiou publicamente nas últimas eleições do seu partido mas cujos bons exemplos quanto ao meio-ambiente manifestamente não segue) quando limpou o mesmo, e que hoje é frequentado diariamente por milhares de Lisboetas e visitantes.

    O horário desta acção de Cidadania é:

    Sábado, dia 17 de Junho de 2018, "VAMOS INVERTER OS ARGUMENTOS NEGATIVOS"

    10:00:  no Ponto de Encontro -  Em frente ao edifício dos Engenheiros - Local onde o SOS Quinta dos Ingleses - Salvem a praia de Carcavelos deu a "Voz aos Cidadãos" na manifestação que teve lugar a 17 de Março.

    10:15: Início da acção de limpeza em local pré-definido.

    12:30: Fim da acção de Limpeza e início do pic-nic;

    14:30: Fim.

    Para além disso, o SOS Quinta dos Ingleses - Salvem a praia de Carcavelos faz saber que  enviou um pedido de esclarecimento ao Presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras e fez uma denúncia junto com um pedido de fiscalização à Procuradoria da República sobre as obras referidas acima e que não têm qualquer informação de quem está a fazer a obra ou mesmo se é a própria Câmara que a está a fazer em terrenos privados.

    Mais informa-se que foi pedido a colaboração da empresa municipal, Cascais Ambiente através da "colocação de contentores para nesse dia colocarmos o plástico e o vidro proveniente da limpeza a fazer".

    Pode-se avançar que em consequência da audiência concebida pela Comissão de Ambiente ao SOS Quinta dos Ingleses - Salvem a praia de Carcavelos foi pedido a todos os grupos parlamentares uma audiência individual para detalhar e pormenorizar as nossas propostas. Os quais, já começaram a responder afirmativamente e a agendar.

Tags
  • Carcavelos
  • Praia de Carcavelos
  • Movimento SOS Quinta dos Ingleses – Salvem a Praia de Carcavelos
  • manifestação
  • 17 junho
pub
similar News
similar
outubro 22
Surfista preso em zona de falésia é resgatado em Aljezur
outubro 22
Bernardo Jerónimo avança mais uma ronda no Frontón King 2020
outubro 22
Bom Petisco Cascais Pro alimentado a 60% com energia solar
outubro 21
Costa da Morte, na Galiza, quer ser Reserva Mundial de Surf
outubro 21
Salvamentos aumentaram nas praias portuguesas na época balnear de 2020
outubro 21
Primeira ondulação grande da temporada deverá entrar na Nazaré a partir de domingo
outubro 21
Circuito Regional da Madeira SUP Race arrancou em grande estilo
pub