Homepage

  • Fim de semana: Manifestação para salvar Carcavelos
    15 junho 2018
    arrow
    arrow
  • Este fim de semana, há uma manifestação cívica em prol da salvação da Praia de Caravelos.
  • Depois dos últimos actos prepotentes contra o meio ambiente e os espaços verdes por parte da Câmara Municipal de Cascais e após de assistirmos à continuação da degradação e falta de limpeza na Quinta dos Ingleses, o Movimento SOS - Quinta dos Ingleses - Salvem a praia de Carcavelos decidiu fazer mais uma acção de protesto.

    Logo após o Movimento "SOS Quinta dos Ingleses - Salvem a praia de Carcavelos" ser ouvido pela Comissão do Ambiente na Assembleia da República (dia 15 de Maio de 2018  - http://www.canal.parlamento.pt/?cid=2855&title=audiencia-com-tiago-albuquerque-sos-quinta-dos-ingleses-salvem-a-pra\z\) sobre a questão do PPERUCS (Plano de Pormenor do Espaço de Reestruturação Urbanística de Carcavelos Sul), a Câmara Municipal de Cascais avançou com a destruição e abate de dezenas de árvores no local que a mesma projectou e publicitou como parque urbano.

    Infelizmente, mas comum é nesta autarquia, no local não está nenhuma informação de obra, como é obrigatório por lei. 

    Assim, ficou decidido fazer mais uma acção cívica.

    Ao se saber que Carlos Carreiras e a "sua" Câmara de Cascais respondem, ao melhor estilo demagógico, a todos os que lhes questionam sobre este assunto que é uma questão de "indemnização muito alta para os cofres da Câmara" e por se constatar que há o argumento populista de "é melhor do que aquilo que está porque está muito sujo e não é seguro" o Movimento decidiu, a pedido de um enorme número de pessoas nas redes sociais, fazer algo diferente.

    Deste modo, o Movimento SOS Quinta dos Ingleses - Salvem a praia de Carcavelos optou por uma acção de limpeza seguindo-se um pic-nic com todos aqueles que queiram e possam participar quer em apenas uma ou em ambas as acções (limpeza e/ou pic-nic). 

    O Movimento SOS Quinta dos Ingleses - Salvem a praia de Carcavelos quer mostrar a todos aqueles que aparecerem o quão agradável poderá vir a ser a Quinta dos Ingleses para as famílias, para os grupos de amigos, para os jovens e idosos, para os praticantes de desporto e para aqueles que apenas querem fazer uma caminhada.

    Ou seja, o SOS Quinta dos Ingleses pretende que aquele espaço seja, à imagem do Parque da Cidade do Porto, a solução para todos aqueles que gostam de espaços públicos, ar livre, ar puro, praia e bem estar.

    Para tanto, propõe esta actividade semelhante a um exemplo já praticado em Portugal, mais concretamente em Lisboa, no Parque de Monsanto, por Pedro Santana Lopes (curiosamente, o político que Carlos Carreiras apoiou publicamente nas últimas eleições do seu partido mas cujos bons exemplos quanto ao meio-ambiente manifestamente não segue) quando limpou o mesmo, e que hoje é frequentado diariamente por milhares de Lisboetas e visitantes.

    O horário desta acção de Cidadania é:

    Sábado, dia 17 de Junho de 2018, "VAMOS INVERTER OS ARGUMENTOS NEGATIVOS"

    10:00:  no Ponto de Encontro -  Em frente ao edifício dos Engenheiros - Local onde o SOS Quinta dos Ingleses - Salvem a praia de Carcavelos deu a "Voz aos Cidadãos" na manifestação que teve lugar a 17 de Março.

    10:15: Início da acção de limpeza em local pré-definido.

    12:30: Fim da acção de Limpeza e início do pic-nic;

    14:30: Fim.

    Para além disso, o SOS Quinta dos Ingleses - Salvem a praia de Carcavelos faz saber que  enviou um pedido de esclarecimento ao Presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras e fez uma denúncia junto com um pedido de fiscalização à Procuradoria da República sobre as obras referidas acima e que não têm qualquer informação de quem está a fazer a obra ou mesmo se é a própria Câmara que a está a fazer em terrenos privados.

    Mais informa-se que foi pedido a colaboração da empresa municipal, Cascais Ambiente através da "colocação de contentores para nesse dia colocarmos o plástico e o vidro proveniente da limpeza a fazer".

    Pode-se avançar que em consequência da audiência concebida pela Comissão de Ambiente ao SOS Quinta dos Ingleses - Salvem a praia de Carcavelos foi pedido a todos os grupos parlamentares uma audiência individual para detalhar e pormenorizar as nossas propostas. Os quais, já começaram a responder afirmativamente e a agendar.

Tags
  • Carcavelos
  • Praia de Carcavelos
  • Movimento SOS Quinta dos Ingleses – Salvem a Praia de Carcavelos
  • manifestação
  • 17 junho
pub
similar News
similar
abril 08
Peças de Lego podem resistir até 1300 anos nos oceanos
abril 07
Vem aí a maior Super Lua do ano!
abril 08
Libertados cerca de mil peixes em perigo de extinção
abril 08
Aprovados 6 projetos para a redução do lixo marinho em Portugal
abril 08
Santa Cruz também fecha praias e proíbe surf
abril 07
APS Surf Tour 2020 será realizado online
abril 07
AESDP considera 'essencial' prolongamento das licenças de quem leciona surf
pub