Homepage

  • Vulcão em erupção mete Havai em estado de emergência
    07 maio 2018
    arrow
    arrow
  • O pânico instalou-se na ‘Big Island'. Desde 1983 as erupções do Kilauea têm sido cada vez mais frequentes.
  • O pânico instalou-se na ‘Big Island’. Entre dois grandes sismos, a lava começou a aproximar-se de áreas residenciais levando à evacuação de mais de dez mil pessoas. O mais recente sismo alcançou os 5.9 na escala de Richter!

    O pânico instalou-se na ‘Big Island’. Entre dois grandes sismos, a lava começou a aproximar-se de áreas residenciais levando à evacuação de mais de dez mil pessoas. O mais recente sismo alcançou os 5.9 na escala de Richter! Erupção do Kilauea, no Havai, Estados Unidos da América. Fotografia de 1954.

    A ‘Big Island’ como é conhecida, ou Ilha Grande em português, no Havai (EUA), é uma área de potencial atividade sísmica devido à sua localização geográfica. De facto, nos últimos dias, esta ilha tem desenvolvido intensa atividade sísmica, pelo que os responsáveis já teriam avisado para a possibilidade de erupção do vulcão Kilauea.

    Na quinta-feira passada, dia anterior ao da erupção do vulcão, registou-se neste local um sismo de magnitude 5,5 na escala de Richter que abalou o distrito de Hualien. Felizmente, não houve registo de vítimas mortais nem prejuízos materiais, segundo indicação dos serviços meteorológicos. Neste sentido, quando se dá a erupção do vulcão na sexta-feira (ontem), as autoridades locais decidem expandir as ordens de evacuação das áreas urbanas como forma de dar resposta a este fenómeno natural. Mais de 10 mil habitantes foram obrigados a sair de casa!

    De acordo com os responsáveis máximos, a ordem dada a todos os residentes da subdivisão de Leilani foi que deviam abandonar imediatamente as suas casas. Esta ordem estava anteriormente limitada a uma parte do bairro mas a priorização das autoridades locais passou, obviamente, por salvar vidas e prevenir possíveis catástrofes.

    Danos provocados no Havai

    Seis fissuras - cada uma com várias centenas de jardas de comprimento — foram confirmadas na subdivisão de Puna de acordo com as autoridades locais.

    A extensão dos danos provocados ainda não é conhecida, mas as autoridades locais apontam para que pelo menos duas infraestruturas tenham sido significativamente destruídas.

    Além disso, um considerável número de estradas foi coberto por lava e foram severamente fissuradas. Segundo o administrador da Defesa Civil do Estado do Havai, Talmadge Magno, “Tudo ainda está muito tenso porque isto faz-te sentir nervoso”.

    O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) alertou para o risco extremo que áreas localizadas abaixo do declive da erupção corriam e ainda correm, pela enorme probabilidade de serem totalmente cobertas por lava.

    A Linha do Tempo do Kilauea

    Desde 1983 as erupções do Kilauea têm sido cada vez mais frequentes. A mais recente erupção, antes da de sexta-feira passada, ocorreu em 2011. Pode consultar a cronologia das erupções deste vulcão clicando neste link.

    Este sismo foi o maior que ocorreu no Havai desde 1975 e gerou pequenas ondas de tsunami em torno da ‘Big Island’. A Defesa Civil do Estado do Havai reportou também que as flutuações do mar variaram entre 20.32 centímetros e 40.64 centímetros em Kapoho.

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fotos: P E N Fonte: Tempo.pt

Tags
  • vulcão
  • hawaii
  • havai
  • Erupção
  • Emergência
  • estado de emergência
  • Estados Unidos America
  • surf
  • Kilauea
  • sismo
  • Terramoto
pub
similar News
similar
novembro 29
Sporting anuncia duas contratações para o team de surf
novembro 28
Algarve eleito o 'Melhor Destino de Praia do Mundo' pela primeira vez
novembro 27
Wavegarden dos Alpes vai abrir no início de 2021
novembro 28
Governo clarifica locais onde as autocaravanas podem aparcar e pernoitar
novembro 27
Homem reavê carteira que perdeu há 25 anos numa praia australiana
novembro 27
Forte de São Miguel Arcanjo vai estar encerrado nos próximos dias
novembro 27
Cordão dunar entre as praias de Quiaios e Murtinheira vai ser reforçado
pub