Homepage

  • Previsão SURF MEOBEACHCAM de 01-05JUN
    31 maio 2018
    arrow
    arrow
  • Ondulação a atingir o pico no Sábado, o vento será um problema para a maior parte dos locais, mas vai haver surf! Nebulosidade e probabilidades de precipitação continuam, mas com boas abertas. Sabe onde e quando aqui!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Domingo dia 03MAI2018, válida a partir de Sexta-feira de manhã.

    Sexta-feira

    Tempo/Vento: céu temporariamente nublado, passando a pouco nublado até ao final da manhã e a tornar-se muito nublado nas regiões Norte e litoral a partir do meio da tarde. Probabilidades de aguaceiros com trovoada na zona Norte. O vento espera-se de NNW-NW moderado, tornando-se mais intenso para o período da tarde.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NW de médio/curto período a subir muito gradualmente, tamanhos de onda estimados entre 1.2 a 1.8 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.8 a 1.2 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
    Surf: fraco a razoável em geral, sendo melhor durante o período matinal em praias ao longo da Costa Oeste e abrigadas do vento. Praias da linha de Cascais com ondas entre 0.5 a 0.8 metros em situação de offshore.

    Sábado

    Tempo/Vento: períodos de céu muito nublado, sendo muito nublado no litoral a Norte do Cabo Carvoeiro. Probabilidades de precipitação fraca para as zonas Norte e Centro. Vento de NNW-NW moderado, mais intenso para a tarde.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NW com curtos períodos em declínio muito gradual ao longo do dia, para o período matinal calculam-se ondas de 1.0 a 1.5 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 1.0 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
    Surf: fraco a razoável em geral, sendo melhor durante o período matinal em praias ao longo da Costa Oeste e abrigadas do vento. Praias da linha de Cascais com ondas de até 0.5 metros em situação de offshore.

    Domingo

    Tempo/Vento: céu muito nublado a encoberto, tornando-se pouco nublado para as zonas a Sul do Cabo Carvoeiro para a tarde. Períodos de precipitação fraca ao longo do litoral Oeste até ao final da manhã. Vento de NW-WNW fraco a moderado, tornando-se moderado para o período da tarde nas regiões a Sul do Cabo Mondego.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NW de curto período em declínio mais significativo, com ondas de tamanhos calculados entre 0.8 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e a manter-se flat para a Costa Sul.
    Surf: fraco a razoável, com algumas oportunidades ao longo da Costa Oeste com vento menos intenso, esperando-se em geral uma situação de ondas pequenas. Praias da linha de Cascais a descerem abaixo de 0.5 metros.

    Previsão Técnica: Esta Sexta-feira em situação pós-frontal espera-se uma diminuição significativa de nebulosidade e ainda alguns aguaceiros pouco frequentes, entretanto para o fim de semana uma baixa-pressão a NW da Península Ibérica vai afetar as condições do tempo com mais atividade frontal, nebulosidade e precipitação em especial para Domingo de manhã, ainda assim com abertas. Vento de NNW-NW, passando a NW-WNW no Domingo.
    No mar a ondulação de NW de médio/curto período (imagem 01), anteriormente gerada por uma baixa-pressão a SW da Islândia na passada Terça-feira, mantém-se a subir muito gradualmente durante Sexta-feira, atingindo o pico ao final da tarde e a manter-se até às primeiras horas de Sábado com tamanhos a rondar os 2.0 metros ao largo.
    Posteriormente a ondulação passa a curto período com o declínio muito progressivo durante a tarde de Sábado e mais significativamente no Domingo, onde se espera que o tamanho das ondas resultantes desça de uma forma bem mais visível. Para todo o período considerado espera-se bastante vaga associada ao vento local, induzindo assim bastante textura à superfície do mar. Costa Sul espera-se flat sem ondulações previstas.


    Imagem 01: Carta de Ondulação de maior período, referente a 01MAI2018 às 00:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Segunda, até Terça-feira dia 05MAI2018.
    Para o início da semana que vem a baixa-pressão a NW move-se para Leste enquanto se dissipa sobre o Golfo da Biscaia, esta situação vai afetar Portugal Continental com céu muito nublado a encoberto para Segunda-feira, tornando-se gradualmente menos nublado ao longo do dia de Terça-feira, esperam-se períodos de precipitação na Segunda-feira a Norte do Cabo Raso, passando a aguaceiros na Terça. Vento de WNW moderado, rodando a NW para Terça-feira.
    A ondulação volta a subir de WNW-NW com curto/médio período, num pulso gerado pela baixa-pressão a NW da Península Ibérica (imagem 02), atingindo o pico na Segunda-feira durante a tarde, com tamanhos a rondarem 1.2 a 1.8 metros e a descer para Terça-feira. O vento local continua a gerar bastante vaga, dando bastante textura à superfície do mar. Para a Costa Sul a situação continua flat, sem ondulações previstas.



    Imagem 02: Carta de Altura Significativa de Ondulação, referente a 04JUN2018 às 00:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Fica atento à próxima previsão no Domingo à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • forecast
  • ondulação
  • ondas gigantes
  • previsão
  • meteorologia
  • surf
  • Bruno Lampreia
  • previsão surf
pub
similar News
similar
fevereiro 25
Surfistas querem levar jovem vítima de bullying a Snapper Rocks
fevereiro 24
A havaiana com nome português que está a varrer o WQS aos… 15 anos
fevereiro 24
A 10 anos de haver mais plástico que peixe no mar!?
fevereiro 23
Alex Botelho agradece apoio de todos após acidente na Nazaré
fevereiro 21
Fim de semana primaveril à vista! A temperatura vai chegar aos 25 graus!
fevereiro 21
Slater, Kikas e mais 10 do CT na Nova Zelândia
fevereiro 23
Mafalda Lopes ambiciona título nacional em ano de transição