Homepage

  • Previsão SURF MEOBEACHCAM 30MAI-03JUN
    29 maio 2018
    arrow
    arrow
  • Fonte
    Bruno Lampreia
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Nova ondulação a partir de Quinta-feira com mais oportunidades de Surf! Precipitação e nebulosidade continuam para os próximos dias… Sabe tudo em detalhe aqui!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Sexta-feira dia 01JUN2018, válida a partir de Quarta-feira de manhã.

    Quarta-feira

    Tempo/Vento: céu muito nublado com abertas para a tarde, em especial para a zona Sul, probabilidades de aguaceiros fracos. Vento de NW fraco a moderado, tornando-se de WNW moderado para o período da tarde.
    Ondulação/Ondas: ondulação residual de WNW de curto período com um pulso de NNW à mistura originando bastante textura à superfície do mar, as ondas resultantes estimam-se entre 0.5 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
    Surf: fraco ao longo da Costa Oeste com ondas pequenas e vaga associada ao vento local, melhores opções ao longo da Costa Oeste a Norte do Cabo Raso durante o período matinal em praias abrigadas do vento. Praias da linha de Cascais com ondas inferiores a 0.5 metros.

    Quinta-feira

    Tempo/Vento: céu muito nublado a encoberto durante o período matinal nas regiões a Norte do Cabo Espichel, com precipitação fraca associada e neblina, tornando-se gradualmente menos nublado para a tarde. Vento do quadrante Oeste fraco, passando a NW moderado a partir do final da manhã.
    Ondulação/Ondas: ondulação de WNW com médio período a subir ao longo do dia, calculando-se para o período matinal ondas com tamanhos compreendidos entre 1.0 a 1.5 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.8 a 1.2 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul. Para a tarde com a ondulação a entrar esperam-se tamanhos ligeiramente acima.
    Surf: razoável a bom durante as primeiras horas da manhã, ao longo da Costa Oeste com vento fraco (apesar de onshore), deteriorando-se gradualmente à medida que o vento se intensifica ao longo do dia. Praias da linha de Cascais com ondas calculadas entre 0.5 a 0.8 metros.

    Sexta-feira

    Tempo/Vento: céu temporariamente nublado, tornando-se gradualmente menos nublado para a tarde nas regiões a Sul do Cabo Carvoeiro e interior. Vento de Norte-NNW fraco a moderado, tornando-se de NW moderado para a tarde.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NW de médio/curto período a atingir o pico até ao final da manhã, produzindo ondas com tamanhos entre 1.5 a 2.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de
    Surf: durante as primeiras horas da manhã ao longo da Costa Oeste, razoável em praias expostas e razoável a bom em praias abrigadas do vento, condições a piorarem até ao final a manhã com o vento a intensificar-se de NW. Praias na linha de Cascais a manter 0.5-0.8 metros.

    Previsão Técnica: A baixa-pressão sobre o Golfo da Biscaia em conjunto com uma alta-pressão a WSW (imagem 1), vai originar condições de céu geralmente muito nublado com períodos de precipitação associada. O vento espera-se predominantemente do quadrante Norte, com uma componente mais vincada de Oeste para Quinta-feira.
    No mar para esta Quarta-feira espera-se um misto de ondulação residual, com uma componente predominante de WNW de curto período e outro pulso à mistura de NNW a induzir textura à superfície do mar, as condições em geral é de ondas pequenas com vento onshore (NW-WNW) para a maior parte dos locais.
    Entretanto uma baixa-pressão a SW da Islândia no momento de elaboração desta previsão, encontra-se com uma extensa área de vento de até 40KT de intensidade, conforme registado à mais recente passagem do satélite sobre a área, esta zona de vento vai induzir uma nova ondulação (imagem 2) que se espera atingir a Costa Oeste de Portugal Continental a partir das primeiras horas de Quinta-feira.
    Esta nova ondulação prevê-se de WNW com médio período a subir gradualmente durante o dia de Quinta-feira e atinge o pico na Sexta-feira já de NW ao final da manhã com tamanhos a rondar os 2.0 metros. Para Quinta-feira de manhã espera-se oportunidades de surf com o vento do quadrante Oeste menos intenso, no entanto para a tarde e durante o dia de Sexta-feira a intensidade do vento já se torna mais problemático e as melhores opções surgem em praias ao longo da Costa Oeste e abrigadas do vento. Praias da linha de Cascais são também uma opção, mas com ondas pequenas.
    Costa Sul espera-se flat sem ondulações previstas.


    Imagem 01: Carta de análise de superfície, referente a 29MAI2018 às 07:00 locais. Fonte: NOAA.


    Imagem 2: Carta de Altura de Ondulação de maior período, referente a 30MAI2018 às 06:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Sábado, até Domingo dia 03JUN2018.


    Para Sábado a baixa-pressão a NW (imagem 3) vai afetar Portugal Continental com a passagem de uma superfície-frontal, esperando-se céu muito nublado nas regiões Norte e Centro e a estender-se para Sul ao longo do dia, períodos de precipitação, mais frequente nas regiões Norte e Centro. No Domingo mantém-se condições de céu muito nublado com precipitação associada. O vento espera-se do quadrante Oeste, com componente de SW nas regiões mais a Norte e de NW mais a Sul, com intensidades a variarem entre fracas a moderadas, mais intenso no Sábado à tarde.

    A ondulação de NW mantém-se em declínio desde Sexta-feira e ao longo do fim de semana, com períodos a descerem para curtos e tamanhos a caírem mais significativamente no Domingo com um aumento de ondulação secundária de WNW devido ao vento de Oeste mais intenso ao largo. Surgem oportunidades de Surf no Sábado de manhã devido aos tamanhos maiores e vento menos intenso, apesar de não ser nenhuma sessão épica. Costa Sul mantém-se flat a residual.



    Imagem 3: Carta de Vento, referente a 02JUN2018 às 08:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    Fica atento à próxima previsão na Quinta-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • forecast
  • ondulação
  • ondas
  • previsão
  • meteorologia
  • surf
  • previsão surf
  • Bruno Lampreia
  • Fonte
    Bruno Lampreia
pub
similar News
similar
março 31
Kelly Slater aproveita isolamento para cantar (Vídeo)
março 31
Campeão mundial espanhol de surf adaptado está infetado com coronavírus
março 31
Em quarentena, campeã olímpica treina em piscina insuflável (Vídeo)
março 31
Escola de Surf da Figueira contorna quarentena com aulas online
março 30
Erupção do vulcão Merapi lança cinzas a 5 mil metros de altura
março 31
ISA World Surfing Games adiados por tempo indeterminado
março 31
Multas para surfistas chegaram a J-Bay