Homepage

  • Previsão SURF MEOBEACHCAM 28MAI-01JUN
    27 maio 2018
    arrow
    arrow
  • Onshore persistente a limitar bastante as oportunidades de surf, poucas opções para os picos mais abrigados do vento ao longo da Costa Oeste. Probabilidades de aguaceiros com trovoada continuam. Saiba mais aqui!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Quarta-feira dia 30MAI2018, válida a partir de Segunda-feira de manhã.

    Segunda-feira

    Tempo/Vento: céu geralmente muito nublado, com abertas durante a tarde. Probabilidades de precipitação fraca matinal ao longo da Costa Oeste, passando a aguaceiros com trovoada para o período da tarde. Vento de NNW-NW moderado, sendo pontualmente forte.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NNW de curto período a atingir o pico até ao início da tarde em condições de mar bastante mexido devido ao intenso vento de NW, as ondas resultantes estimam-se entre 0.8 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 0.8 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
    Surf: fraco nos locais mais expostos a Oeste-NW devido ao intenso vento onshore (NNW-NW), melhores opções em praias abrigadas do vento mas junto da Costa Oeste visto que a ondulação para zonas mais abrigadas como a linha de Cascais será residual.

    Terça-feira

    Tempo/Vento: céu geralmente muito nublado, com abertas para a tarde no interior e Costa Sul, probabilidades de aguaceiros e trovoada para o período da tarde. Vento de NNW-NW moderado, tornando-se mais intenso para a tarde.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NNW de curto período em declínio bastante gradual, com pulso secundário de WNW, em condições de mar bastante mexido devido ao persistente vento de NW, estimando-se ondas entre 0.5 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 0.8 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
    Surf: fraco nos locais mais expostos a Oeste-NW devido ao persistente vento de NNW-NW, melhores opções em praias abrigadas do vento ao longo da Costa Oeste, praias da linha de Cascais com ondas de até 0.5 metros.

    Quarta-feira

    Tempo/Vento: céu geralmente muito nublado com abertas para a tarde, probabilidade fraca de aguaceiros. Vento de NW-WNW moderado, sendo mais intenso para o período da tarde.
    Ondulação/Ondas: ondulação de mistura de NNW-WNW de curto período e vaga associada ao vento local, originando condições de mar desordenado, ondas resultantes calculadas entre 0.5 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 0.8 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
    Surf: fraco para os locais expostos a Oeste-NW ao longo da Costa Oeste, melhores opções em praias abrigadas do vento ao longo da Costa Oeste, praias da linha de Cascais com ondas de até 0.5 metros.

    Previsão Técnica: Uma alta-pressão a Oeste em conjunto com uma baixa-pressão a NNW da Península Ibérica e a mover-se para Leste sobre o Golfo da Biscaia, vão originar condições de céu geralmente muito nublado, com períodos de precipitação e probabilidades de trovoada para Segunda e Terça-feira. A circulação atmosférica, com esta configuração entre as posições do conjunto alta/baixa-pressão resulta em vento consistentemente de NW com intensidades moderadas.
    No mar a ondulação predominante é de NNW, induzida pela faixa de vento intenso de Norte que se estende ao longo da Costa Oeste (imagem 1) e pela sua proximidade ao litoral os períodos serão curtos e acompanhados de bastante vaga associada ao vento local.
    Desta forma para Segunda-feira dá-se o pico da ondulação de NW com curtos períodos, até ao início da tarde, atingindo tamanhos entre 1.5 a 1.8 metros em condições gerais de mar mexido devido ao onshore na maior parte dos locais voltados a Oeste.
    Posteriormente com o vento a perder intensidade ao largo, espera-se que a ondulação se mantenha em declínio gradual, com presença de um pulso secundário de WNW e a continuar com condições gerais de mar bastante mexido com vaga associada até ao final do dia de Quarta-feira, atingindo valores mínimos com alturas compreendidas entre 0.8 a 1.2 metros de ondulação.
    Costa Sul espera-se flat durante todo o período considerado, sem ondulações previstas.


    Imagem 1: Carta de Vento, referente a 28MAI2018 às 08:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Quinta, até Sexta-feira dia 01JUN2018.


    Para Quinta-feira a baixa-pressão a NW estende uma superfície-frontal que se espera afetar o litoral Oeste a Norte do Cabo Raso, com céu muito nublado a encoberto durante o período matinal, acompanhado de períodos de precipitação, sendo pouco nublado nas regiões mais a Sul e a tornar-se gradualmente menos nublado para a tarde nas regiões Norte e Centro. Para Sexta-feira, céu temporariamente nublado com probabilidades fracas de aguaceiros.
    O vento espera-se de Oeste-NW fraco a moderado para Quinta-feira de manhã, passando a moderado para o período da tarde e de NNW-NW fraco a moderado para Sexta-feira, ligeiramente mais intenso à tarde.


    A ondulação na Quinta-feira começa a subir ligeiramente de WNW com curto período, originada pela baixa-pressão a NW da Península Ibérica, atingindo valores ainda assim abaixo dos 1.5 metros e voltando a subir de NW na Sexta-feira em mais um pulso desta vez a rondar 2.0 metros no pico da ondulação. As condições gerais esperam-se fracas a razoáveis visto que o vento vai continuar a produzir bastante vaga, no entanto o vento matinal menos intenso permitirá mais opções de Surf e as praias da linha de Cascais com oportunidades de surf em ondas pequenas. Costa Sul mantém-se predominantemente flat.


    Carta de Altura de Ondulação de maior período, referente a 31MAI2018 às 12:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Fica atento à próxima previsão na Terça-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • forecast
  • ondulação
  • ondas
  • previsão
  • meteorologia
  • surf
  • previsão surf
  • Bruno Lampreia
similar News
similar
setembro 25
Sortes diferentes na estreia da Seleção Nacional no Mundial ISA de SUP
setembro 25
Proibida entrada e saída de canoas, pranchas e caiaques em seis praias de Lagoa
setembro 25
Joana Schenker vice-campeã do Walker Bay Pro
setembro 25
Nacional de Bodyboard entra na fase decisiva
setembro 22
Joana Schenker nas meias-finais do Walker Bay Pro
setembro 22
Eddie Aikau versão 2023/2024 já tem período de espera definido
setembro 22
Domingo há ação de limpeza da Praia de Algés