Homepage

  • Previsão SURF MEOBEACHCAM 28MAI-01JUN
    27 maio 2018
    arrow
    arrow
  • Onshore persistente a limitar bastante as oportunidades de surf, poucas opções para os picos mais abrigados do vento ao longo da Costa Oeste. Probabilidades de aguaceiros com trovoada continuam. Saiba mais aqui!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Quarta-feira dia 30MAI2018, válida a partir de Segunda-feira de manhã.

    Segunda-feira

    Tempo/Vento: céu geralmente muito nublado, com abertas durante a tarde. Probabilidades de precipitação fraca matinal ao longo da Costa Oeste, passando a aguaceiros com trovoada para o período da tarde. Vento de NNW-NW moderado, sendo pontualmente forte.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NNW de curto período a atingir o pico até ao início da tarde em condições de mar bastante mexido devido ao intenso vento de NW, as ondas resultantes estimam-se entre 0.8 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 0.8 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
    Surf: fraco nos locais mais expostos a Oeste-NW devido ao intenso vento onshore (NNW-NW), melhores opções em praias abrigadas do vento mas junto da Costa Oeste visto que a ondulação para zonas mais abrigadas como a linha de Cascais será residual.

    Terça-feira

    Tempo/Vento: céu geralmente muito nublado, com abertas para a tarde no interior e Costa Sul, probabilidades de aguaceiros e trovoada para o período da tarde. Vento de NNW-NW moderado, tornando-se mais intenso para a tarde.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NNW de curto período em declínio bastante gradual, com pulso secundário de WNW, em condições de mar bastante mexido devido ao persistente vento de NW, estimando-se ondas entre 0.5 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 0.8 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
    Surf: fraco nos locais mais expostos a Oeste-NW devido ao persistente vento de NNW-NW, melhores opções em praias abrigadas do vento ao longo da Costa Oeste, praias da linha de Cascais com ondas de até 0.5 metros.

    Quarta-feira

    Tempo/Vento: céu geralmente muito nublado com abertas para a tarde, probabilidade fraca de aguaceiros. Vento de NW-WNW moderado, sendo mais intenso para o período da tarde.
    Ondulação/Ondas: ondulação de mistura de NNW-WNW de curto período e vaga associada ao vento local, originando condições de mar desordenado, ondas resultantes calculadas entre 0.5 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 0.8 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
    Surf: fraco para os locais expostos a Oeste-NW ao longo da Costa Oeste, melhores opções em praias abrigadas do vento ao longo da Costa Oeste, praias da linha de Cascais com ondas de até 0.5 metros.

    Previsão Técnica: Uma alta-pressão a Oeste em conjunto com uma baixa-pressão a NNW da Península Ibérica e a mover-se para Leste sobre o Golfo da Biscaia, vão originar condições de céu geralmente muito nublado, com períodos de precipitação e probabilidades de trovoada para Segunda e Terça-feira. A circulação atmosférica, com esta configuração entre as posições do conjunto alta/baixa-pressão resulta em vento consistentemente de NW com intensidades moderadas.
    No mar a ondulação predominante é de NNW, induzida pela faixa de vento intenso de Norte que se estende ao longo da Costa Oeste (imagem 1) e pela sua proximidade ao litoral os períodos serão curtos e acompanhados de bastante vaga associada ao vento local.
    Desta forma para Segunda-feira dá-se o pico da ondulação de NW com curtos períodos, até ao início da tarde, atingindo tamanhos entre 1.5 a 1.8 metros em condições gerais de mar mexido devido ao onshore na maior parte dos locais voltados a Oeste.
    Posteriormente com o vento a perder intensidade ao largo, espera-se que a ondulação se mantenha em declínio gradual, com presença de um pulso secundário de WNW e a continuar com condições gerais de mar bastante mexido com vaga associada até ao final do dia de Quarta-feira, atingindo valores mínimos com alturas compreendidas entre 0.8 a 1.2 metros de ondulação.
    Costa Sul espera-se flat durante todo o período considerado, sem ondulações previstas.


    Imagem 1: Carta de Vento, referente a 28MAI2018 às 08:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Quinta, até Sexta-feira dia 01JUN2018.


    Para Quinta-feira a baixa-pressão a NW estende uma superfície-frontal que se espera afetar o litoral Oeste a Norte do Cabo Raso, com céu muito nublado a encoberto durante o período matinal, acompanhado de períodos de precipitação, sendo pouco nublado nas regiões mais a Sul e a tornar-se gradualmente menos nublado para a tarde nas regiões Norte e Centro. Para Sexta-feira, céu temporariamente nublado com probabilidades fracas de aguaceiros.
    O vento espera-se de Oeste-NW fraco a moderado para Quinta-feira de manhã, passando a moderado para o período da tarde e de NNW-NW fraco a moderado para Sexta-feira, ligeiramente mais intenso à tarde.


    A ondulação na Quinta-feira começa a subir ligeiramente de WNW com curto período, originada pela baixa-pressão a NW da Península Ibérica, atingindo valores ainda assim abaixo dos 1.5 metros e voltando a subir de NW na Sexta-feira em mais um pulso desta vez a rondar 2.0 metros no pico da ondulação. As condições gerais esperam-se fracas a razoáveis visto que o vento vai continuar a produzir bastante vaga, no entanto o vento matinal menos intenso permitirá mais opções de Surf e as praias da linha de Cascais com oportunidades de surf em ondas pequenas. Costa Sul mantém-se predominantemente flat.


    Carta de Altura de Ondulação de maior período, referente a 31MAI2018 às 12:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Fica atento à próxima previsão na Terça-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • forecast
  • ondulação
  • ondas
  • previsão
  • meteorologia
  • surf
  • previsão surf
  • Bruno Lampreia
similar News
similar
junho 04
Frederico Morais e Kika Veselko são os resistentes da seleção lusa no quadro principal do Mundial ISA
junho 03
Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins caem para as repescagens em El Salvador
junho 02
Portugal vê primeiro surfista cair na repescagem do Mundial ISA de El Salvador
junho 01
Não houve vítimas mortais nas praias portuguesas em maio
maio 30
Houve mais de 200 interações entre orcas e barcos na costa atlântica ibérica em 2022
junho 01
Praias da Caparica estão entre as 20 mais 'instagramáveis' da Europa
junho 02
Chuva e trovoada colocam 12 distritos sob aviso amarelo