Homepage

  • Previsão MEOBEACHCAM de 11 a 15MAI
    10 maio 2018
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Um Norte Atlântico bastante ativo volta a enviar ondulação de dimensões consideráveis com Nortada à mistura, oportunidades de surf a destacar praias abrigadas. Saiba mais aqui!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Domingo dia 13MAI2018, válida a partir de Sexta-feira de manhã.

    Sexta-feira

    Tempo/Vento: Céu pouco nublado, sendo muito nublado a Norte do Cabo Mondego com probabilidades de precipitação fraca. Vento de NW fraco a moderado, passando a quadrante Oeste moderado para a tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de NW com longos períodos em declínio a gerar ondas estimadas entre 3.0 a 5.0 metros nos locais mais expostos a Norte do Cabo Raso, sendo de 2.0 a 3.0 metros nas regiões mais a Sul e 1.0 a 1.5 metros para a zona SW da Costa Sul, restante extensão para Este com mar flat.
    Surf: Mar em geral grande e desordenado com bastante vaga à mistura, surgem algumas opções razoáveis numa curta janela entre o final da manhã/início da tarde a Norte do Cabo Carvoeiro com vento menos intenso, superfície do mar irregular. Melhores oportunidades de surf para as praias abrigadas voltadas a Sul como as praias da linha de Cascais com cerca de 0.5 a 1.2 metros e Costa Sul a SW.

    Sábado

    Tempo/Vento: Céu temporariamente nublado até ao final da manhã com probabilidades de aguaceiros, tornando-se pouco nublado a limpo em especial nas regiões a Sul do Cabo Raso. Vento de NW moderado, tornando-se moderado a forte a Sul do Cabo Carvoeiro para a tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de NW em declínio para as primeiras horas da manhã, voltando a subir com novo pulso de NW de médios períodos, produzindo ondas entre 1.8 a 2.5 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 1.0 a 1.5 nas regiões mais a Sul e 0.5 a 1.0 metros na zona SW da Costa Sul. Esperam-se tamanhos gradualmente maiores ao longo do dia.
    Surf: Opções de surf nas praias abrigadas do vento e voltadas a Sul, praias da linha de Cascais com ondas a rondar 0.5 a 0.8 metros.


    Domingo

    Tempo/Vento: Céu pouco nublado a limpo, com períodos de maior nebulosidade no litoral Norte e Centro. Vento de NNW-NW moderado, sendo mais intenso a Sul do Cabo Raso para a tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de NW com médios períodos em declínio muito gradual, ondas resultantes estimam-se entre 2.0 a 3.0 metros nos locais mais expostos a Norte do Cabo Raso, sendo de 1.2 a 1.8 metros nas regiões mais a Sul e entre 0.5 a 1.0 metros na zona SW da Costa Sul.
    Surf: O vento continua a ser um problema, melhores opções resumem-se novamente a praias abrigadas e voltadas a Sul, praias da linha de Cascais com ondas a rondar 0.5 a 1.0 metros.

    Previsão Técnica: A alta-pressão a Oeste estende-se em crista sobre o Norte da Península Ibérica, no entanto entre o final de Sexta-feira e início de Sábado espera-se a passagem de uma frente-fria. Desta forma as condições para os próximos dias prevêem-se com céu geralmente pouco nublado, com períodos de maior nebulosidade na Sexta-feira em especial a Norte do Cabo Mondego e a estender-se mais a Sul com precipitação fraca, até Sábado ao final da manhã. A circulação atmosférica será predominante do quadrante Norte com intensidades moderadas.
    No mar a ondulação para esta Sexta-feira encontra-se em declínio de NW com longos períodos e a apresentar tamanhos de onda consideráveis nos picos mais expostos, sendo no entanto afetada pelo vento onshore a originar vaga, tornando o mar desordenado e com bastante textura à superfície. Melhores opções de surf a surgirem em praias abrigadas do vento e voltadas a S-SW.
    Entretanto no Sábado esta ondulação atinge valores mínimos durante o período matinal, voltando a subir para a tarde em mais um pulso de NW, originado por um extensa área de vento que se estende desde o Sul da Gronelândia até a NW de Portugal Continental, com intensidades de até 40KT conforme indica a mais recente passagem do Satélite sobre a área no momento de elaboração desta previsão.


    Carta de Vento, referente a 10MAI2018 às 13:00 locais. Carta a evidenciar a zona de vento que se estende desde o Sul da Gronelândia para SE, originando o próximo pulso de ondulação para Sábado. Fonte: FNMOC.NAVY.MIL / Modelo NAVGEM.

    Este novo pulso de NW com médios períodos atinge o pico no Domingo de madrugada, entrando em declínio muito gradual ao longo do dia, para Sábado e Domingo o vento continua a afetar o estado do mar, mantendo-se as melhores oportunidades de surf em locais abrigados e voltados a Sul.
    Costa Sul mantém-se flat ao longo da maior parte da extensão a Este sem ondulações previstas, algumas opções para a zona SW com ondulação de refração e vento offshore.


    Carta de Ondulação de maior período, referente a 10MAI2018 às 13:00 locais. Representando a ondulação de maior período em aproximação. Fonte: FNMOC.NAVY.MIL / WW3.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Segunda, até Terça-feira dia 15MAI2018.
    Para Segunda e Terça-feira a alta-pressão a Oeste mantém-se estendida em crista sobre o Norte da Península Ibérica, originando condições de céu pouco nublado, com períodos de maior nebulosidade a Norte do Cabo Raso. O vento prevê-se a manter a tendência de NNW-NW moderado, sendo ligeiramente mais intenso para os períodos da tarde.
    No mar a ondulação de NW desce para médio/curto período em declínio muito gradual, esperando-se ondas gradualmente menores para Segunda-feira e consequentemente mais pequenas para Terça-feira. A somar a esta situação pouco favorável temos um aumento de ondulação secundária de NNW de curto período associada à faixa de vento mais intensa ao largo da Costa Oeste, que se estende para Sul. Em suma os locais com maior probabilidade de sustentar algum surf serão em praias abrigadas do vento ao longo da Costa Oeste. Praias mais abrigadas esperam-se com ondas residuais a flat. Costa Sul prevê-se flat sem ondulações previstas.

    Fica atento à próxima previsão no Domingo à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • forecast
  • ondulação
  • ondas
  • previsão
  • meteorologia
  • previsão surf
  • nortada
pub
similar News
similar
março 30
Camada de ozono acima da Antártida está a recuperar e já travou mudanças preocupantes
março 30
Erupção do vulcão Merapi lança cinzas a 5 mil metros de altura (Vídeo)
março 30
COI mantém qualificação de Tóquio’2020 para 2021
março 30
Clube de Surf de Faro lança Surf & Fitness em Casa
março 30
Empresários de Cascais lançam iniciativa que pode ajudar as escolas de surf
março 30
Municípios de Albufeira e Loulé condicionam acesso às praias
março 30
Alex Botelho concede primeira entrevista após acidente na Nazaré