Homepage
- Nortada a afetar as condições ao longo da Costa Oeste, ondulação a aumentar significativamente até Sexta-feira e algumas opções de Surf. Saiba mais aqui!
-
-
Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Sexta-feira dia 11MAI2018, válida a partir de Quarta-feira de manhã.
Quarta-feira
Tempo/Vento: Períodos de céu muito nublado em especial nas regiões a Norte do Cabo Raso, onde existem probabilidades de chuva fraca. Vento de NW moderado, sendo moderado a forte para o período da tarde.
Ondulação/Ondas: Ondulação de NNW de curto período com bastante vaga associada, com ondas estimadas entre 1.2 a 1.8 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 1.2 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
Surf: condições em geral fracas para o Surf com vento side-onshore a deteriorar os locais mais expostos a Oeste, surgem algumas opções em praias abrigadas do vento ao longo da Costa Oeste e praias voltadas a Sul, ainda assim a intensidade do vento será um problema (praias da linha de Cascais com ondas de 0.5 metros aumentando para 1.0 até ao final do dia).Quinta-feira
Tempo/Vento: Céu pouco nublado a limpo com vento de NNW moderado, passando a NW ligeiramente menos intenso para o período da tarde.
Ondulação/Ondas: ondulação de NW de longos períodos em declínio gradual e vaga à mistura gerada pelo vento local, tamanhos calculados entre 2.0 a 3.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 1.2 a 1.8 metros nas regiões mais a Sul e flat na maior parte da Costa Sul, à exceção da zona SW onde já se esperam ondas de até 1.0 metros.
Surf: as condições continuam fracas em geral, poucas opções em praias abrigadas ou voltadas mais a Sul, os tamanhos das ondas nestas praias aumentam mais significativamente, praias da linha de Cascais as estimar-se com ondas entre 0.8 a 1.2 metros.Sexta-feira
Tempo/Vento: Céu em geral muito nublado no litoral Oeste, diminuindo de nebulosidade até ao final da manhã, à tarde espera-se céu gradualmente muito nublado nas zonas a Norte do Cabo Raso acompanhado de precipitação fraca. Vento de NW moderado, sendo de Oeste a Norte do Cabo Raso para o período da tarde.
Ondulação/Ondas: Ondulação de NW de longo período em declínio e vaga à mistura a produzir ondas entre 3.5 a 5.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 2.5 a 3.5 metros nas regiões mais a Sul e entre 1.8 a 2.5 metros para a zona SW da Costa Sul e flat mais a Este.
Surf: com a persistência do vento de NW-W mantêm-se alternativas de surf em praias abrigadas do vento, voltadas a Sul, praias da linha calculam-se com ondas entre 1.2 a 1.8 metros.Previsão Técnica: A aproximação e passagem de duas superfícies-frontais para os próximos dias, vão originar condições de céu temporariamente nublado com períodos de precipitação fraca. A circulação atmosférica espera-se do quadrante Norte com maiores intensidades para Quarta e Quinta-feira.
No mar a ondulação predominante para esta Quarta-feira é de NNW de curto período, gerada pelo vento de Norte mais intenso ao largo da Costa Oeste, entretanto ainda para o final do dia começa a entrar um novo pulso gerado por uma baixa-pressão anteriormente a NW.
Este novo pulso atinge o pico durante a madrugada de Quinta-feira de NW com longos períodos, apresentando-se em ligeiro declínio ao longo do dia e apesar disto com tamanhos ligeiramente superiores aos de Quarta-feira.
Entretanto no momento de elaboração desta previsão, observa-se uma baixa-pressão a SSW da Islândia com vento de até 55KT de acordo com os dados recolhidos à mais recente passagem do satélite sobre a área, esperando-se que durante as próximas horas ainda se intensifique. Esta baixa-pressão vai induzir um novo pulso de grandes dimensões de NW com longos períodos que se espera atingir a Costa Oeste a partir do final do dia de Quinta-feira.Imagem de Satélite do RGB Composites Natural Colors, referente a 08MAI2018 às 19:00 locais. Fonte: eumetsat.org
Desta forma para Sexta-feira a ondulação encontra-se em declínio gradual ao longo do dia, com os modelos a apresentarem tamanhos acima dos 4.0 metros para o período matinal.
Costa Sul espera-se flat para Quarta, no entanto a partir de Quinta-feira já se espera que na zona SW entre alguma ondulação de refração, aumentando para Sexta-feira, com oportunidades de surf com vento offhsore.
Em suma as diferentes ondulações que atingem a Costa Oeste durante os próximos dias, vão ser deterioradas pelo vento de NNW-NW que devido à sua componente onshore a gerar bastante vaga associada, afetando também a correta formação de onda. Surgem opções em locais abrigados, voltados a Sul.
Carta de Ondulação de maior período, referente a 10MAI2018 às 06:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.Mais à frente, alargando o período de previsão de Sábado, até Domingo dia 13MAI2018.
Para Sábado ainda em situação pós-frontal espera-se céu temporariamente nublado com aguaceiros e a tornar-se pouco nublado a limpo até ao final da manhã de Domingo, com a alta-pressão a Oeste a estender-se em crista sobre a Península Ibérica. O vento continua de NW-NNW moderado, sendo moderado a forte a Sul do Cabo Espichel.
A ondulação de NW de longo período atinge o ponto mínimo no Sábado de manhã, no entanto uma baixa-pressão a Sul da Islândia na Sexta-feira(11MAI) vai originar uma nova ondulação que se espera começar a subir ao longo do dia de Sábado, atingindo o pico durante a manhã de Domingo com ondas acima da média. No entanto as condições gerais apontam para mais uma situação de mar desordenado com bastante vaga à mistura no locais mais expostos a Oeste, desta forma os locais com maior probabilidade de surf continuam a ser as praias abrigadas do vento, voltadas a Sul. Costa Sul verá alguma refração na zona SW, sendo predominantemente flat para Este.
Carta de Prognóstico de Superficie, referente a 11MAI2018 às 13:00 locais. Fonte: metoffice.gov.ukFica atento à próxima previsão na Quinta-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!
Por Bruno Lampreia.
*Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.
-
