Homepage

  • Previsão MEOBEACHCAM de 09 a 13MAI
    08 maio 2018
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Nortada a afetar as condições ao longo da Costa Oeste, ondulação a aumentar significativamente até Sexta-feira e algumas opções de Surf. Saiba mais aqui!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Sexta-feira dia 11MAI2018, válida a partir de Quarta-feira de manhã.

    Quarta-feira

    Tempo/Vento: Períodos de céu muito nublado em especial nas regiões a Norte do Cabo Raso, onde existem probabilidades de chuva fraca. Vento de NW moderado, sendo moderado a forte para o período da tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de NNW de curto período com bastante vaga associada, com ondas estimadas entre 1.2 a 1.8 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 1.2 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
    Surf: condições em geral fracas para o Surf com vento side-onshore a deteriorar os locais mais expostos a Oeste, surgem algumas opções em praias abrigadas do vento ao longo da Costa Oeste e praias voltadas a Sul, ainda assim a intensidade do vento será um problema (praias da linha de Cascais com ondas de 0.5 metros aumentando para 1.0 até ao final do dia).

    Quinta-feira

    Tempo/Vento: Céu pouco nublado a limpo com vento de NNW moderado, passando a NW ligeiramente menos intenso para o período da tarde.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NW de longos períodos em declínio gradual e vaga à mistura gerada pelo vento local, tamanhos calculados entre 2.0 a 3.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 1.2 a 1.8 metros nas regiões mais a Sul e flat na maior parte da Costa Sul, à exceção da zona SW onde já se esperam ondas de até 1.0 metros.
    Surf: as condições continuam fracas em geral, poucas opções em praias abrigadas ou voltadas mais a Sul, os tamanhos das ondas nestas praias aumentam mais significativamente, praias da linha de Cascais as estimar-se com ondas entre 0.8 a 1.2 metros.

    Sexta-feira

    Tempo/Vento: Céu em geral muito nublado no litoral Oeste, diminuindo de nebulosidade até ao final da manhã, à tarde espera-se céu gradualmente muito nublado nas zonas a Norte do Cabo Raso acompanhado de precipitação fraca. Vento de NW moderado, sendo de Oeste a Norte do Cabo Raso para o período da tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de NW de longo período em declínio e vaga à mistura a produzir ondas entre 3.5 a 5.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 2.5 a 3.5 metros nas regiões mais a Sul e entre 1.8 a 2.5 metros para a zona SW da Costa Sul e flat mais a Este.
    Surf: com a persistência do vento de NW-W mantêm-se alternativas de surf em praias abrigadas do vento, voltadas a Sul, praias da linha calculam-se com ondas entre 1.2 a 1.8 metros.

    Previsão Técnica: A aproximação e passagem de duas superfícies-frontais para os próximos dias, vão originar condições de céu temporariamente nublado com períodos de precipitação fraca. A circulação atmosférica espera-se do quadrante Norte com maiores intensidades para Quarta e Quinta-feira.
    No mar a ondulação predominante para esta Quarta-feira é de NNW de curto período, gerada pelo vento de Norte mais intenso ao largo da Costa Oeste, entretanto ainda para o final do dia começa a entrar um novo pulso gerado por uma baixa-pressão anteriormente a NW.
    Este novo pulso atinge o pico durante a madrugada de Quinta-feira de NW com longos períodos, apresentando-se em ligeiro declínio ao longo do dia e apesar disto com tamanhos ligeiramente superiores aos de Quarta-feira.
    Entretanto no momento de elaboração desta previsão, observa-se uma baixa-pressão a SSW da Islândia com vento de até 55KT de acordo com os dados recolhidos à mais recente passagem do satélite sobre a área, esperando-se que durante as próximas horas ainda se intensifique. Esta baixa-pressão vai induzir um novo pulso de grandes dimensões de NW com longos períodos que se espera atingir a Costa Oeste a partir do final do dia de Quinta-feira.

    Imagem de Satélite do RGB Composites Natural Colors, referente a 08MAI2018 às 19:00 locais. Fonte: eumetsat.org

    Desta forma para Sexta-feira a ondulação encontra-se em declínio gradual ao longo do dia, com os modelos a apresentarem tamanhos acima dos 4.0 metros para o período matinal.
    Costa Sul espera-se flat para Quarta, no entanto a partir de Quinta-feira já se espera que na zona SW entre alguma ondulação de refração, aumentando para Sexta-feira, com oportunidades de surf com vento offhsore.
    Em suma as diferentes ondulações que atingem a Costa Oeste durante os próximos dias, vão ser deterioradas pelo vento de NNW-NW que devido à sua componente onshore a gerar bastante vaga associada, afetando também a correta formação de onda. Surgem opções em locais abrigados, voltados a Sul.

     


    Carta de Ondulação de maior período, referente a 10MAI2018 às 06:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Sábado, até Domingo dia 13MAI2018.
    Para Sábado ainda em situação pós-frontal espera-se céu temporariamente nublado com aguaceiros e a tornar-se pouco nublado a limpo até ao final da manhã de Domingo, com a alta-pressão a Oeste a estender-se em crista sobre a Península Ibérica. O vento continua de NW-NNW moderado, sendo moderado a forte a Sul do Cabo Espichel.
    A ondulação de NW de longo período atinge o ponto mínimo no Sábado de manhã, no entanto uma baixa-pressão a Sul da Islândia na Sexta-feira(11MAI) vai originar uma nova ondulação que se espera começar a subir ao longo do dia de Sábado, atingindo o pico durante a manhã de Domingo com ondas acima da média. No entanto as condições gerais apontam para mais uma situação de mar desordenado com bastante vaga à mistura no locais mais expostos a Oeste, desta forma os locais com maior probabilidade de surf continuam a ser as praias abrigadas do vento, voltadas a Sul. Costa Sul verá alguma refração na zona SW, sendo predominantemente flat para Este.


    Carta de Prognóstico de Superficie, referente a 11MAI2018 às 13:00 locais. Fonte: metoffice.gov.uk

    Fica atento à próxima previsão na Quinta-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • FORECAST
  • PREVISÃO
  • ONDAS
  • SURF
  • METEOROLOGIA
  • PREVISÃO SURF
pub
similar News
similar
dezembro 04
Revelados os vencedores da 6ª edição dos Prémios XXL EDP Mar Sem Fim
dezembro 04
Derrocada atinge zona perto da Praia Maria Luísa
dezembro 03
Depressão Dora a caminho: Traz mau tempo e muita agitação marítima
dezembro 03
Vencedor da Rip Curl Fantasy Surfer da Liga MEO Surf já tem o prémio
dezembro 03
Obras-primas da natureza em perigo devido às alterações climáticas diz relatório
dezembro 03
As recomendações face ao agravamento da agitação marítima
dezembro 02
Embarcação de recreio naufragou ao largo da Praia da Luz
pub