Homepage

  • Previsão MEOBEACHCAM de 07 a 11MAI
    06 maio 2018
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Ondulação a aumentar com Nortada, opções de Surf e ondulação XL para a segunda metade da semana. Saibam mais detalhes aqui!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Quarta-feira dia 09MAI2018, válida a partir de Segunda-feira de manhã.

    Segunda-feira

    Tempo/Vento: Céu em geral pouco nublado, aumentando de nebulosidade para a tarde com aguaceiros e trovoada em especial para o interior. O vento espera-se de NNE a variável fraco, tornando-se de NW fraco a moderado a partir do final da manhã.
    Ondulação/Ondas: ondulação de WNW-NW de médio a longo a subir para o final do dia, as ondas resultantes esperam-se com tamanhos calculados entre 0.5 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e Costa Sul. Os tamanhos das ondas esperam-se maiores até ao final da tarde, no entanto o vento será um problema na maior parte dos spots.
    Surf: boas oportunidades de surf em ondas pequenas nos locais mais expostos ao longo da Costa Oeste durante o período matinal. Opções durante a tarde em praias abrigadas do vento, mas expostas a Oeste.

    Terça-feira

    Tempo/Vento: Céu pouco nublado, sendo muito nublado ao longo da Costa Oeste, para a tarde a situação inverte-se com aumento de nebulosidade para o interior e a limpar no litoral. Aguaceiros e trovoada para a tarde nas regiões do interior. Vento de NNW fraco a moderado, tornando-se moderado para a tarde.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NW com médios períodos a cair a partir do meio da tarde e com crescente vaga de NNW a deteriorar as condições, as ondas estimam-se entre 1.2 a 1.8 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.8 a 1.2 metros nas regiões mais a Sul e ondas residuais a flat para a Costa Sul.
    Surf: opções de surf razoáveis durante o período matinal com vento mais fraco e em locais abrigados do vento, praias voltadas a Sul como a linha de Cascais esperam-se com ondas muito pequenas (até 0.5 metros).

    Quarta-feira

    Tempo/Vento: Céu muito nublado ao longo do litoral Oeste, tornando-se muito nublado em geral para o período da tarde, probabilidade de precipitação fraca. Vento de NW moderado a forte.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NNW de curto período, com novo pulso de NW de longos períodos para a tarde, os tamanhos de onda calculam-se entre 1.5 a 2.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 1.0 a 1.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
    Surf: poucas opções de surf em locais abrigados do vento, praias da linha de Cascais com ondas entre 0.5 a 0.8 metros.

    Previsão Técnica: Uma alta-pressão a Oeste de Portugal Continental em conjunto com uma baixa-pressão de origem térmica sobre a Península Ibérica, vão originar vento do quadrante Norte, períodos de céu nublado com aguaceiros e trovoada até Terça-feira, verificando-se ainda probabilidades de precipitação na Quarta-feira.
    No mar a ondulação espera-se de WNW-NW com médio/longo período a subir gradualmente para a tarde de Segunda-feira, atingindo o pico na madrugada de Terça-feira com a ondulação a rondar 1.5 metros.
    Entretanto a partir da tarde de Terça-feira prevê-se o aumento de ondulação de NNW com curtos períodos, gerada pela faixa de vento de Norte ao largo da Costa Oeste a induzir bastante textura na superfície do mar. Esta ondulação atinge o pico na Quarta-feira de manhã com cerca de 2.0 a 2.5 metros, no entanto os maiores tamanhos esperam-se para a tarde com um novo pulso de longo período de NW, subproduto de uma baixa-pressão a SSW da Islândia na Segunda-feira.
    Costa Sul com pequena ondulação de ESE de curto período a dissipar-se para Terça-feira.
    Ainda para esta Segunda-feira uma baixa-pressão a NW da Terra Nova, Canadá, de acordo com os modelos apresentam boa concordância numa intensificação de uma forma muito abrupta, descendo 30hPa em apenas 24h enquanto se desloca para a zona SSW da Islândia, onde atinge valores máximos de vento e produzirá uma ondulação XXL a entrar para a segunda metade da semana.


    Carta de Vento, referente a 09MAI2018 às 01:00 locais. Com a representação da baixa-pressão a SSW da Islândia que vai originar o próximo pulso de ondulação XXL para Quinta-feira (10MAIO) Fonte: FNMOC / Modelo NAVGEM.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Quinta, até Sexta-feira dia 11MAI2018.
    Para Quinta e Sexta-feira a alta-pressão a Oeste estende-se em crista sobre o Golfo da Biscaia, esperando-se céu pouco nublado a limpo, sendo temporariamente nublado na Quinta-feira para o final do dia de Quinta-feira e manhã de Sexta-feira com a passagem de uma superfície frontal em dissipação. O vento prevê-se de NNW moderado a forte para Quinta-feira de manhã, tornando-se de NW para a tarde, na Sexta-feira NNW fraco a moderado, passando a NW moderado para a tarde.
    Ondulação de NW de longo período em declínio gradual até ao final da manhã, esperando-se para a tarde a ondulação XXL de NW com longos períodos a atingir o pico durante as primeiras horas de Sexta-feira.
    Para o período matinal de Sexta-feira a ondulação espera-se já em declínio, no entanto ainda a manter tamanhos consideráveis que rondam os 5.0 metros (tamanho de ondulação), apesar do vento previsto para este dia não ser o mais favorável para locais como a Nazaré, esperam-se ainda oportunidades de algum surf em ondas grandes e praias abrigadas voltadas a Sul e Costa Sul com surf na zona SW.

    Carta de Altura de Ondulação de maior período, referente a 10MAI2018 às 11:00 locais. Ondulação de dimensões consideráveis em aproximação da Costa Oeste. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.


    Fica atento à próxima previsão na Terça-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • forecast
  • previsão
  • ondas
  • surf
  • meteorologia
  • previsão surf
pub
similar News
similar
abril 07
Vem aí a maior Super Lua do ano!
abril 08
Libertados cerca de mil peixes em perigo de extinção
abril 08
Aprovados 6 projetos para a redução do lixo marinho em Portugal
abril 08
Santa Cruz também fecha praias e proíbe surf
abril 07
APS Surf Tour 2020 será realizado online
abril 07
AESDP considera 'essencial' prolongamento das licenças de quem leciona surf
abril 07
Aritz Aranburu: “Surf em Tóquio vai ser muito elitista”
pub