Homepage

  • Previsão MEOBEACHCAM de 04 a 08MAI
    03 maio 2018
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Muito surf matinal ao longo da Costa Oeste, céu pouco nublado e onshore para a Tarde. Domingo a ondulação desce significativamente e espera-se aguaceiros/trovoada. Saiba mais detalhes aqui!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Domingo dia 06MAI2018, válida a partir de Sexta-feira de manhã.

    Sexta-feira

    Tempo/Vento: Céu pouco nublado a limpo com vento de NNE-NE fraco a moderado, rodando a NNW-NW para o período da tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de NNW de curto período a atingir o pico durante o período matinal, estimando-se ondas de 1.0 a 1.5 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 1.0 metros nas regiões mais a Sul e flat na Costa Sul.
    Surf: Boas oportunidades de surf ao longo da Costa Oeste durante o período matinal e praias voltadas a Sul (praias da linha de Cascais com ondas inferiores a 0.5 metros).

    Sábado

    Tempo/Vento: Céu pouco nublado a limpo e vento de NE fraco, tornando-se de NNW-NW moderado para o período da tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de NNW de curto período em declínio gradual, com ondas calculadas durante a manhã de 0.8 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e a manter-se flat para a Costa Sul.
    Surf: Opções de surf matinal a manter-se ao longo da Costa Oeste durante o período matinal. Praias mais abrigadas voltadas a Sul ficam com ondas residuais abaixo dos 0.5 metros.

    Domingo

    Tempo/Vento: Céu pouco nublado a limpo durante o período matinal, tornando-se temporariamente muito nublado em especial no interior com aguaceiros e probabilidade de trovoada. Vento do quadrante Este a variável fraco, passando a NW moderado para a tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação residual de NW de curto período a originar ondas com tamanhos estimados entre 0.5 a 1.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e vaga de até 0.5 metros de ESE para a Costa Sul durante o período da tarde.
    Surf: Opções de Surf em ondas pequenas ao longo da Costa Oeste em especial a Norte do Cabo Raso, nas zonas mais expostas para tamanhos mais razoáveis.

    Situação geral: Uma vasta região de altas-pressões que se estende desde os Açores à Europa Central, passando pelo Norte da Península Ibérica, vai originar condições gerais de céu pouco nublado a limpo e aumento de nebulosidade para Domingo com aguaceiros e trovoadas em especial no interior. A circulação atmosférica espera-se predominantemente do quadrante Norte com os efeitos da brisa terrestre/marítima a induzirem uma componente respetivamente de NNE-NE para os períodos matinais e de NNW-NW para a tarde.
    No mar a ondulação é gerada por uma faixa de vento que se estende ao largo da Costa Oeste, esperando-se de NNW com curtos períodos a atingir o pico com 2.0 a 3.0 metros (tamanho de ondulação ao largo) nesta Sexta-feira ao final da manhã e a entrar em declínio gradual até Domingo, este pulso será acompanhado de bastante vaga associado ao vento local em especial durante os períodos da tarde, melhores opções durante as manhãs de Sexta-feira e Sábado com uma componente offshore e a deteriorar-se para a tarde com a entrada de brisa marítima.
    No Domingo a ondulação torna-se residual de NW com curtos períodos a gerar ondas de pequenas dimensões.
    Costa Sul mantém-se flat até Domingo ao final da manhã, esperando-se entrada de ondulação residual de ESE de curto período sendo predominantemente vaga associada ao intenso vento de Este que se estende desde Gibraltar, não se esperam condições para surf.


    Carta de Vento, referente a 04MAI2018 às 09:00 locais. Evidenciando a faixa de vento mais intenso ao largo da Costa Oeste, estendendo-se para Sul e a originar a ondulação de NNW, pode-se observar também vento de NE offshore ao longo da Costa Oeste/Sul. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Segunda, até Terça-feira dia 08MAI2018.
    Para o inicio da semana que vem uma baixa-pressão de origem térmica sobre a Península Ibérica vai originar condições de céu pouco nublado para a manhã de Segunda-feira, passando a temporariamente muito nublado para a tarde com probabilidades de trovoada. Terça-feira céu muito nublado no litoral Oeste, tornando-se muito nublado em geral para a tarde, mantendo condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada no interior. O vento prevê-se de NNW a variável fraco para os períodos matinais, tornando-se moderado para a tarde.
    A ondulação durante o período matinal de Segunda-feira é ainda residual de WNW com curtos períodos. No entanto para a tarde espera-se a entrada de um novo pulso de NW com médios a longos períodos, originado por uma baixa-pressão entre a Gronelândia e a Islândia, com os modelos a indicarem vento na ordem dos 45-50KT na Sexta-feira dia 04MAI.


    Carta de Vento e Isotachas a 10m, referente a 04MAI2018 às 06:00 locais, com modelos a indicarem uma faixa de vento mais a Sul entre 45 a 50 KT, originando uma ondulação que se estima atingir a Costa Oeste de Portugal Continental a partir de Segunda-feira à tarde. Fonte: FNMOC / Modelo NAVGEM.

    Terça-feira a ondulação atinge o pico com crescente vaga associada ao vento local a deteriorar as condições.
    Melhores opções de surf destacam-se nas praias voltadas a Sul, que sejam abrigadas do vento ao longo da Costa Oeste.
    Costa Sul com ondulação de curto período de ESE a originar oportunidades de surf em ondas pequenas na Segunda-feira e vento offshore fraco para o período matinal, entrando em declínio para Terça-feira e a tornar-se residual.
    Mais à frente esperam-se mais ondulações no radar, prometendo um final de semana cheio de surf, mantenham-se atentos às atualizações!

    Fica atento à próxima previsão no Domingo à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • forecast
  • previsão
  • ondas
  • surf
  • meteorologia
  • previsão surf
pub
similar News
similar
janeiro 17
Comunidade do longboard ajuda os animais vítimas dos fogos na Austrália
janeiro 17
Agitação marítima arrasta duas pessoas na Califórnia (Vídeo)
janeiro 17
Nestlé investe 1,86 mil milhões de euros na reciclagem de plásticos
janeiro 17
Os jovens são fundamentais para a defesa dos oceanos
janeiro 10
Interferência no Canhão? João de Macedo e Everaldo Pato mostram o contrário
janeiro 16
Projeto da 'praia' ecológica no Tejo deverá ser conhecido este ano
janeiro 12
Lisboa terá uma 'praia' em pleno rio Tejo