Homepage

  • Previsão MEOBEACHCAM de 02 a 06MAI
    01 maio 2018
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Poucas opções de Surf, melhoria do estado do tempo a partir de Quinta-feira, Nortada volta a atacar mas com dias de offshore matinal mais á frente... Saiba mais aqui!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Sexta-feira dia 04MAI2018, válida a partir de Quarta-feira de manhã.

    Quarta-feira

    Tempo/Vento: Céu muito nublado a encoberto com chuva em especial para as regiões a Norte de Sines, passando a aguaceiros para o período da tarde. Vento de S-SW moderado, tornando-se fraco a moderado para a tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de NNW de curto período em declínio, com pequeno pulso de Oeste também de curto período, estimando-se ondas resultantes de 0.5 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e ondas residuais para a Costa Sul, geradas localmente pelo vento onshore. Praias da linha de Cascais com ondas de até 0.5 metros em condições de onshore.
    Surf: Mar em geral mexido com poucas opções de surf, destacam-se praias voltadas a Norte ao longo da Costa Oeste e abrigadas do vento.

    Quinta-feira

    Tempo/Vento: Céu temporariamente nublado durante o período matinal, tornando-se pouco nublado para a tarde e a manter alguma nebulosidade para o interior. Vento de Norte moderado, rodando a NW ligeiramente mais intenso para a tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de NW de curto período a manter-se, tamanhos de ondas a rondar 1.0 a 1.5 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 1.0 metros nas regiões mais a Sul e flat na Costa Sul. Praias da linha de Cascais com ondas de até 0.5 metros.
    Surf: Poucas opções de Surf em praias voltadas a Sul e abrigadas do vento, opções de surf em ondas de até 0.5 metros nas praias da linha de Cascais.

    Sexta-feira

    Tempo/Vento: Céu pouco nublado a limpo com vento de NNE-NE fraco a moderado, rodando a NNW-NW moderado para a tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de NW-NNW de curto período a atingir o pico ao final da manhã, com ondas de tamanhos calculados entre 1.5 a 2.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 1.0 a 1.5 metros nas regiões mais a Sul, mantendo-se flat na Costa Sul. Praias da linha de Cascais com ondas de até 0.5 metros e a tornarem-se residuais para a tarde.
    Surf: Opções ao longo da Costa Oeste com offshore matinal (NNE-NE), ainda ao longo da Costa Oeste, para a tarde as melhores oportunidades surgem em praias abrigadas do vento.

    Situação geral: Uma baixa-pressão a Oeste de Portugal Continental em conjunto com um sistema-frontal que se estende sobre a Zona Norte, vai originar para esta Quarta-feira condições de precipitação e nebulosidade, sendo que a partir de Quinta-feira uma alta-pressão a Oeste vai-se estender em crista sobre o Norte da Península Ibérica, produzindo condições de gradualmente menos nublado até Sexta-feira. A circulação atmosférica espera-se do quadrante Sul para Quarta-feira devido à ação da baixa-pressão a Oeste, tornando-se do quadrante Norte com a alta-pressão a estender-se sobre o Norte da Península Ibérica.


    Carta de intensidade de precipitação, referente a 02MAI2018 às 08:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    No mar a ondulação anteriormente gerada por uma faixa de vento intenso de Norte que se estendia desde o Cabo Finisterra para Sul, encontra-se agora em declínio de NNW de curto período, em conjunto com um pulso de curto período de Oeste originado pela baixa-pressão a Oeste, dissipando-se até ao final do dia de Quarta-feira. Em geral espera-se um dia de ondas pequenas com ondulação de mistura.


    Carta de vento, referente a 04MAI2018 às 07:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    A partir de Quinta-feira o vento do quadrante Norte volta a produzir mais um pulso de ondulação de NNW de curto período, esperando-se que os tamanhos das ondas voltem a subir muito gradualmente até sexta-feira. O estado do mar em geral espera-se com vaga associada ao vento local que afetará as condições, no entanto esperam-se oportunidades de surf com momentos pontuais de vento offshore, indicados na previsão descritiva diária. Costa Sul predominantemente flat.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Sábado, até Domingo dia 06MAI2018.
    Uma vasta área de altas-pressões que se estende desde a Europa Central até Oeste de Portugal Continental a Norte da Península Ibérica, vai originar condições de céu pouco nublado a limpo. Vento de ENE-NE fraco durante os períodos matinais, tornando-se de NNW-NW moderado para a tarde.
    A ondulação continua a ser gerada pelo vento cada vez menos intenso ao largo da Costa Oeste, esperando-se assim em declínio gradual para Sábado com tamanhos progressivamente menores e a passar a uma situação de ondas pequenas no Domingo. Ainda assim os períodos matinais sugerem excelentes opções ao longo da Costa Oeste. Costa Sul mantém-se flat para Sábado, no entanto no Domingo espera-se ondulação de ESE de curto período devido a vento intenso de Este ao largo.


    Carta de Vento, referente a 05MAI2018 às 09:00 locais. Fonte: zyGrib.org / Modelo GFS.

    Fica atento à próxima previsão na Quinta-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • forecast
  • ondulação
  • ondas
  • previsão
  • meteorologia
  • previsão surf
pub
similar News
similar
novembro 30
Cientistas querem estudar profundezas dos oceanos durante uma década
novembro 30
Vai nascer em Espanha a maior praia artificial da Europa
novembro 30
Portugal é o país da União Europeia mais perto de atingir as metas climáticas para 2030
novembro 30
Windsurf: Oficializado o recorde mundial do Guinness da maior onda surfada por uma mulher
novembro 30
Cabo Verde bate recorde de ninhos de tartarugas registados num ano
novembro 30
Luz verde ao processo de 6 jovens portugueses contra 33 países por causa das alterações climáticas
novembro 27
Cordão dunar entre as praias de Quiaios e Murtinheira vai ser reforçado
pub