Homepage

  • Previsão de SURF MEOBEACHCAM de 23 a 27MAI
    22 maio 2018
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Ondas em geral pequenas mas com oportunidades de algum surf durante as primeiras horas do dia. Céu geralmente nublado com aguaceiros e trovoada em especial para os períodos da tarde. Saiba mais aqui!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Sexta-feira dia 25MAI2018, válida a partir de Quarta-feira de manhã.

    Quarta-feira

    Tempo/Vento: céu em geral muito nublado com aguaceiros pontuais e probabilidades de ocorrência de trovoada para o período da tarde. Vento de S-SSE fraco, tornando-se de NW-WNW moderado a partir do meio da manhã.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NW de curto período a atingir o pico durante a tarde, o tamanho das ondas para o período matinal estima-se entre 0.8 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 nas regiões mais a Sul e flat a residual para a Costa Sul.
    Surf: oportunidades de surf razoável em ondas pequenas em especial nos locais mais expostos a Norte do Cabo Raso, durante as primeiras horas da manhã. Locais mais a Sul com ondas bastante pequenas, sendo flat a residual em praias abrigadas como as da linha de Cascais.

    Quinta-feira

    Tempo/Vento: céu em geral muito nublado, tornando-se pouco nublado para a zona Sul durante o período da tarde. Aguaceiros pontualmente fortes e probabilidade de ocorrência de trovoada. Vento de S-SSE fraco, tornando-se de NW-WNW moderado a partir do final da manhã.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NW de curto período em declínio gradual, com ondas resultantes entre 0.5 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat a residual na Costa Sul.
    Surf: surf fraco a razoável em condições de ondas pequenas durante as primeiras horas da manhã, para locais mais expostos a Norte do Cabo Raso. Locais mais a Sul com ondas bastante pequenas, sendo flat a residual em praias abrigadas como as da linha de Cascais.

    Sexta-feira

    Tempo/Vento: céu geralmente muito nublado com aguaceiros associados e probabilidades de trovoada. Vento de Sul moderado, sendo fraco a Sul do Cabo Raso e a tornar-se de SW para o período da tarde.
    Ondulação/Ondas: ondulação de WNW de curto período a atingir o pico até ao final da manhã, os tamanhos das ondas resultantes variam entre 0.8 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 0.8 metros nas regiões mais a Sul e inferiores a 0.5 metros para a Costa Sul com vaga de SW.
    Surf: surf fraco a razoável em condições de ondas pequenas durante as primeiras horas da manhã, para locais mais expostos a Sul do Cabo Raso e picos abrigados do vento mais a Norte. Praias da linha de Cascais com ondas de até 0.5 metros com onshore.

    Previsão Técnica: uma baixa-pressão a SW da Costa Oeste de Portugal Continental vai afetar as condições do estado do tempo com bastante nebulosidade, precipitação associada e probabilidades de trovoada. A circulação atmosférica será em geral fraca do quadrante Sul, passando a NW-WNW para os períodos da tarde com intensidades fracas a moderadas.
    No mar a ondulação de NW de curto período é praticamente residual, gerada pela atividade de uma vasta área de vento anteriormente sobre o Mar Labrador e afetada pela baixa-pressão ao largo da Costa Oeste. Para esta Quarta-feira dá-se o pico da ondulação durante o período da tarde, atingindo alturas de aproximadamente 1.5 metros e descendo gradualmente para 1.0 metros até ao final do dia de Quinta-feira.
    Entretanto para Sexta-feira com a baixa-pressão ao largo a mover-se ligeiramente para Norte, vai originar um novo pulso de ondulação de WNW de curto período a atingir o pico até ao final da manhã com valores ligeiramente acima da 1.0 metros e a diminuir para a tarde.
    Para a Costa Sul o estado do mar espera-se flat a residual, subindo para 0.5 metros na Sexta-feira com um fraco pulso de SW de curto período, sendo predominantemente vaga associada ao vento local.



    Carta de Altura de Ondulação Significativa, referente a 24MAI2018 às 08:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Sábado, até Domingo dia 27MAI2018.
    Para o fim de semana a baixa-pressão move-se sobre o Norte da Península Ibérica até Domingo, mantendo céu geralmente muito nublado com abertas e aguaceiros, menos frequentes para Domingo, mas com mais precipitação prevista até ao final do dia. O vento espera-se de SSW fraco a moderado, rodando a Oeste moderado para a tarde de Sábado e de W-NW fraco a moderado para Domingo.
    A ondulação de WNW de curto período mantém-se com tamanhos reduzidos e com vaga de NNW à mistura, causando uma degradação da ondulação original as alturas das ondas resultantes esperam-se bastante pequenas e o vento vai dificultar em especial durante a tarde. Costa Sul com ondulação de WSW a gerar ondas pequenas a residuais para Sábado, tornando-se flat no Domingo.


    Carta de Altura Significativa de Ondulação, referente a 27MAI2018 às 07:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Fica atento à próxima previsão na Quinta-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • forecast
  • ondulação
  • ondas
  • previsão
  • previsão surf
  • meteorologia
  • surf
pub
similar News
similar
janeiro 22
Costa Este americana vai receber nova piscina de ondas
janeiro 22
Inscrições abertas para o fecho do Circuito de Bodyboard do Ericeira Surf Clube
janeiro 22
Kikas recebe homenagem na Gala do Desporto de Cascais
janeiro 21
Potente gás com efeito de estufa está a aumentar na atmosfera
janeiro 21
Portugueses desenvolvem tecnologia para detetar lixo marinho
janeiro 21
Vila Real quer plantar um milhão de árvores em 2020
janeiro 21
China vai proibir os sacos de plástico nas principais cidades