Homepage

  • Previsão de SURF MEOBEACHCAM de 21 a 25MAI
    20 maio 2018
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Pequena a Média Ondulação para esta Semana, Surf Matinal Razoável ao Longo da Costa Oeste. Períodos de aguaceiros e nebulosidade associada. Saiba mais Aqui!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Quarta-feira dia 23MAI2018, válida a partir de Segunda-feira de manhã.

    Segunda-feira

    Tempo/Vento: céu muito nublado a encoberto para o litoral Oeste acompanhado de nevoeiro ou neblina matinal, com algumas abertas para a tarde, sendo em geral pouco nublado para o interior. Probabilidades de aguaceiros fracos e dispersos para o interior. Vento SSW-WSW fraco a moderado, tornando-se de WSW moderado em geral para a tarde.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NW com médio período em ligeiro declínio, com ondas estimadas de 1.2 a 1.8 metros nos locais mais expostos a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 1.2 metros nas regiões mais a Sul e flat a residual para a Costa Sul.
    Surf: opções matinais de Surf razoável ao longo da Costa Oeste, durante o sideonshore fraco, deteriorando-se para o período da tarde com a intensificação do vento. Praias da linha de Cascais com ondas de até 0.5 metros.

    Terça-feira

    Tempo/Vento: Céu em geral muito nublado a encoberto em especial no litoral Oeste, tornando-se muito nublado em geral para a tarde. Vento de S-SSE fraco, rodando a SW-WSW fraco a moderado para a tarde.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NW com curto período a atingir valores mínimos, esperando-se ondas entre 0.8 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat a residual para a Costa Sul.
    Surf: opções matinais de surf razoável em ondas pequenas ao longo da Costa Oeste, nos picos mais expostos. Situação agrava-se para a tarde com o onshore a intensificar-se. Praias da linha de Cascais a caírem abaixo de 0.5 metros.

    Quarta-feira

    Tempo/Vento: céu temporariamente nublado ao longo da Costa Oeste, tornando-se muito nublado em especial no interior para o período da tarde. Neblina/Nevoeiro a Sul do Cabo Mondego para o período matinal. Vento de WSW fraco, sendo de S-SE a Sul do Cabo Carvoeiro, rodando a WNW fraco a moderado para o período da tarde em geral.
    Ondulação/Ondas: reforço de NW com curto período a atingir o pico durante o período matinal, ondas resultantes com alturas calculadas entre 1.0 a 1.5 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 1.0 metros nas regiões mais a Sul e flat a residual para a Costa Sul.
    Surf: opções matinais de Surf razoável ao longo da Costa Oeste, durante o onshore fraco, deteriorando-se para o período da tarde com a intensificação do vento. Praias da linha de Cascais com ondas de até 0.5 metros.

    Previsão Técnica: Uma baixa-pressão de origem térmica sobre a Península Ibérica para Segunda-feira e o desenvolvimento de outra a Oeste de Portugal Continental para Terça e Quarta-feira, vai originar condições de céu geralmente nublado com períodos de aguaceiros e uma circulação atmosférica predominantemente do quadrante Sul.
    No mar a ondulação gerada anteriormente por uma intensa faixa de vento no Mar Labrador, começou a subir neste Domingo ao longo da Costa Oeste e vai-se manter para os próximos dias. Assim para Segunda-feira a ondulação vai rondar 1.5 metros com períodos médios em ligeiro declínio até Terça-feira, onde se esperam tamanhos mínimos e voltando a subir para Quarta-feira em mais um pulso de NW com curto período e altura semelhante à de Segunda-feira. Costa Sul espera-se flat sem ondulações previstas, ou ligeira vaga associada ao vento do quadrante Sul.


    Carta de Ondulação de maior período, referente a Terça-feira dia 22MAR2018 às 18:00 locais, representando o novo pulso para Quarta-feira a ser afetado pela baixa-pressão ao largo da Costa Oeste. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Quinta, até Sexta-feira dia 25MAI2018.
    Para Quinta e Sexta-feira a baixa-pressão a Oeste vai afetar o estado do tempo com céu geralmente muito nublado, com abertas e períodos de precipitação sendo mais intensos nas Zonas Norte e Centro para Quinta-feira. A circulação atmosférica espera-se de S-SW fraca a moderada para os períodos matinais, passando a WSW moderado para a tarde.
    A ondulação de NW com curtos períodos encontra-se em declínio na Quinta-feira, atingindo valores mínimos ao final do dia e a traduzir-se numa situação de ondas pequenas em geral. Para Sexta-feira mais um reforço de NW com a baixa-pressão a mover-se ligeiramente para Norte e a voltar o barlavento em direção à Costa Oeste mas ainda assim com tamanhos pequenos/médios.
    Opções de surf razoável a fraco para os períodos matinais com vento sideonshore fraco. Costa Sul com pequeno pulso de WSW a originar ondas pequenas a residuais.


    Carta de Ondulação de maior período, referente a Quinta-feira 24MAI2018 às 09:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Fica atento à próxima previsão na Terça-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • forecast
  • ondulação
  • ondas
  • previsão
  • previsão surf
  • meteorologia
  • surf
pub
similar News
similar
janeiro 22
Tempestade Glória provoca ondulação inédita no Mediterrâneo
janeiro 22
Procuram-se voluntários para a reflorestação do Pinhal de Leiria
janeiro 22
Nuno 'Stru' Figueiredo ao ataque em Supertubos (Vídeo)
janeiro 22
Inscrições abertas para o fecho do Circuito de Bodyboard do Ericeira Surf Clube
janeiro 22
Costa Este americana vai receber nova piscina de ondas
janeiro 22
Kikas recebe homenagem na Gala do Desporto de Cascais
janeiro 21
Potente gás com efeito de estufa está a aumentar na atmosfera