Homepage

  • Previsão de SURF MEOBEACHCAM de 18 a 22MAI
    17 maio 2018
    arrow
    arrow
  • Apesar de não ser uma ondulação de gala, esperamos ondas e Surf matinal, tardes afetadas com onshore e mais dois pulsos de ondulação a caminho da Costa Oeste. Saiba mais aqui!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Domingo dia 20MAI2018, válida a partir de Sexta-feira de manhã.

    Sexta-feira

    Tempo/Vento: Céu pouco nublado a limpo, sendo temporariamente nublado no litoral a Sul do Cabo Carvoeiro, aumentando nebulosidade para o período da tarde em especial nas regiões do interior com a ocorrência de aguaceiros e trovoada. Vento variável fraco, tornando-se de NW-WNW moderado para o período da tarde.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NNW de curto período a atingir o pico, estimando-se ondas entre 0.8 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo entre 0.5 a 0.8 metros nas regiões mais a Sul e residuais na Costa Sul.
    Surf: múltiplas opções de surf nos locais mais expostos ao longo da Costa Oeste durante o período matinal, condições gerais de ondas pequenas, deteriorando-se até ao final da manhã com o vento a tornar-se onshore com vaga associada.

    Sábado

    Tempo/Vento: Céu pouco nublado, tornando-se gradualmente mais nublado para o período da tarde com aguaceiros e trovoada associada. Vento variável fraco, passando a NW-WNW fraco a moderado para o período da tarde.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NNW de curto período em declínio com ondas resultantes calculadas entre 0.5 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e residuais a flat na Costa Sul.
    Surf: opções de surf em condições de ondas pequenas, nas praias mais expostas a Norte do Cabo Raso, locais mais a Sul esperam-se com ondas muito pequenas.


    Domingo

    Tempo/Vento: céu pouco nublado a limpo, sendo temporariamente nublado a Sul do Cabo Mondego e a tornar-se gradualmente mais nublado para o interior, acompanhado de aguaceiros e trovoada. Vento de NNW a variável fraco, tornando-se de NW-WNW moderado a partir do final da manhã.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NNW em declínio com novo pulso de NW de longo período, as ondas resultantes calculam-se entre 0.5 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo inferiores a 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul. No entanto, apesar da nova ondulação fazer subir o tamanho das ondas gradualmente a partir do final da manhã, espera-se que seja afetado pelo vento onshore.
    Surf: condições de surf em ondas pequenas durante o período matinal, nos picos expostos a Norte do Cabo Raso. Ondas maiores para a tarde e novas oportunidades de surf fraco a razoável, visto que o vento será um problema.

    Previsão Técnica: Uma vasta região de alta-pressões que se estende desde a Europa do Norte até ao Arquipélago dos Açores, em conjunto com uma baixa-pressão de origem térmica sobre a Península Ibérica, vão originar condições de céu pouco nublado, aumentando de nebulosidade para os períodos da tarde com aguaceiros que poderão ser acompanhados de trovoada em especial nas regiões do interior. A circulação atmosférica prevê-se com fracas intensidades para os períodos matinais, sendo predominantemente do quadrante Oeste e pontualmente variável, no entanto a partir do final dos períodos matinais espera-se WNW-NW fraco a moderado com a ação da brisa marítima.
    No mar a ondulação mantém-se de NNW com curto período a ser gerada por uma faixa de vento mais intenso de Norte ao largo da Costa Oeste, o pico desta ondulação dá-se na Sexta-feira apresentando assim tamanhos de onda mais acessíveis e posteriormente para Sábado a altura da ondulação será menor como consequência da perda de intensidade do vento ao largo.


    Vento registado pelo Satélite à mais recente passagem sobre o Mar Labrador, indicando vento médio de 55KT. Fonte: manati.star.nesdis.noaa.gov

    Entretanto no momento de elaboração desta previsão, um complexo de baixas-pressões sobre a Gronelândia, originando uma área de vento sobre o Mar Labrador com vento de até 55KT de acordo conforme a mais recente passagem de satélite registou. Esta área de vento vai induzir uma ondulação que se espera atingir a Costa Oeste de Portugal Continental a partir de Domingo, num novo pulso de NW de longo período a partir do meio da manhã, os tamanhos das ondas resultantes tornam-se gradualmente maiores para a tarde.


    Carta de Ondulação de longos períodos, referente a 20MAI2018 às 09:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Em suma os períodos matinais serão os de melhores oportunidades devido à reduzida intensidade do vento, deteriorando-se muito significativamente para os períodos da tarde com a entrada de brisa marítima a forçar a entrada de onshore sobre o litoral Oeste.
    Para a Costa Sul espera-se ondulação de ESE a gerar ondas pequenas a residuais, não se esperando oportunidades de surf.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Segunda, até Terça-feira dia 22MAI2018.
    Para Segunda e Terça-feira a baixa-pressão sobre a Península Ibérica, vai originar condições de céu muito nublado, sendo muito nublado a encoberto no litoral Oeste, em especial durante os períodos matinais. Esperam-se aguaceiros para o interior na Segunda-feira à tarde e probabilidades de precipitação fraca ao longo da Costa Oeste para Terça-feira.
    Vento para Segunda-feira de manhã de SW moderado a Norte do Cabo Carvoeiro, sendo de WSW fraco nas regiões mais a Sul, tornando-se de SW-WSW moderado em geral para a tarde. Na Terça-feira ainda com alguma discordância entre modelos, espera-se que vento rode a NNW-NW moderado a forte.
    A ondulação para Segunda-feira mantém-se de NW, descendo para médios períodos a originar ondas com tamanhos idênticos aos de Domingo à tarde, no entanto o vento com componente de SW-WSW vai impedir a sua correta formação na maior parte dos picos, poucas probabilidades em praias voltadas a NW.
    Na Terça-feira as ondas esperam-se gradualmente menores com o declínio da ondulação, no entanto um novo pulso de NW com curtos períodos volta a aumentar o tamanho das ondas a partir do meio da tarde, o vento de NNW-NW faz das praias voltadas a Sul uma opção. Costa Sul mantém-se flat.

    Carta de Ondulação, referente a 21MAI2018 às 14:00 locais, apresentando um novo pulso de ondulação de NW em aproximação. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Fica atento à próxima previsão no Domingo à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • forecast
  • ondulação
  • ondas grandes
  • previsão do tempo
  • previsão de surf
  • previsão
  • meteorologia
  • surf
pub
similar News
similar
abril 05
Parque de Campismo oferece 1000 noites aos profissionais de saúde
abril 03
Liga MEO Surf Super Ranking – Quem foi o melhor surfista da década?
abril 03
Fim de semana será de chuva em todo o país
abril 02
Câmara de Sesimbra interdita acesso às praias do concelho
abril 02
Quarentena afasta curiosos da reprodução das tartarugas-oliva na Índia
abril 03
Não resistiu ver Malibu a quebrar perfeito e… acabou detido
abril 02
Dezenas de tartarugas-de-pente nascem numa praia brasileira deserta
pub