Homepage

  • Previsão de SURF MEOBEACHCAM de 16 a 20MAI
    15 maio 2018
    arrow
    arrow
  • Offshore matinal, ondulação a cair mas ainda com oportunidades de surf em ondas pequenas. Céu pouco nublado a limpo e aguaceiros/trovoada para o interior na Quinta e Sexta-feira à tarde. Saiba mais aqui!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Sexta-feira dia 18MAI2018, válida a partir de Quarta-feira de manhã.

    Quarta-feira

    Tempo/Vento: céu pouco nublado a limpo e vento de NNE-NE fraco a moderado, tornando-se de NNW moderado até ao final da manhã.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NNW de curto período a atingir o pico com ondas estimadas de 1.0 a 1.5 metros nos locais mais expostos a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 1.2 metros nas regiões mais a Sul e de até 0.5 metros na Costa Sul.
    Surf: oportunidades de surf nas praias mais expostas a Norte do Cabo Raso durante o período matinal, praias mais abrigadas da ondulação de NNW esperam-se com ondas residuais a flat.

    Quinta-feira

    Tempo/Vento: céu pouco nublado a limpo, esperando-se o desenvolvimento de algumas nuvens para o interior com probabilidade de aguaceiros/trovoadas, dispersas e pouco frequentes. Vento de NNE-NE fraco, tornando-se de NW-WNW moderado para a tarde.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NNW em declínio com ondas resultantes calculadas entre 0.5 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e de 0.5 a 0.8 metros na Costa Sul.
    Surf: oportunidades de surf em ondas pequenas nas praias mais expostas a Norte do Cabo Raso durante o período matinal, praias mais a Sul esperam-se com os tamanhos bastante reduzidos, bom para longboard durante o período matinal. Costa Sul com mar pequeno e desordenado.

    Sexta-feira

    Tempo/Vento: céu pouco nublado, sendo temporariamente nublado entre o Cabo Mondego e Cabo Raso durante o período matinal, tornando-se temporariamente nublado para o interior com aguaceiros e trovoadas. Vento de NNE fraco, tornando-se de NW moderado para o período da tarde.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NNW de curto período a manter-se, com ondas de 0.5 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e inferiores a 0.5 metros na Costa Sul.
    Surf: algumas opções de surf em ondas pequenas em praias expostas a Norte do Cabo Raso, mais a Sul as ondas esperam-se bastante pequenas e na Costa Sul a tornarem-se residuais.

    Previsão Técnica: Uma vasta região de altas pressões estende-se desde as Ilhas Britânicas até ao Arquipélago dos Açores em conjunto com uma baixa-pressão de origem térmica sobre a Península Ibérica, vão originar condições de céu pouco nublado a limpo, prevendo-se ainda um aumento de instabilidade a partir de Quinta-feira com um aumento de nebulosidade e probabilidades de aguaceiros e trovoada para os períodos da tarde. A circulação atmosférica será do quadrante Norte, sendo influenciada pela ação da brisa terrestre durante o período matinal, conferindo-lhe uma componente offshore e entrada de brisa marítima para a tarde com maior intensidade.

    A ondulação predominante é de NNW de curto período, gerada pela faixa de vento mais intensa que se estende para Sul, desde o Cabo Finisterra e ao longo da Costa Oeste ao largo. Desta forma o tamanho da ondulação está diretamente relacionada com a intensidade desta área de vento, esperando-se mais intensa nesta Quarta-feira pelo que será consequentemente o dia do pico, descendo e mantendo-se para Quinta e Sexta-feira com tamanhos pequenos.

    Esta ondulação, apesar de ser de fraca qualidade vai produzir algum surf, sendo que durante os períodos matinais serão os mais favoráveis, deteriorando-se em geral para a tarde com o vento no local a intensificar-se, induzindo bastante vaga à mistura e com uma componente onshore.

    Costa Sul com ondulação residual de ESE de curto período, gerada por uma área de vento ao largo, que se estende desde o estreito de Gibraltar para SW, esta ondulação sobe até Quinta-feira ao final do dia onde se espera que atinja o pico com ondas resultantes de tamanhos pequenos ainda assim.


    Carta de altura de vaga, referente a 16MAI2018 às 21:00 locais. Evidenciando as faixas de vento ao largo da Costa Oeste e a Sul a estender-se para SW a partir de Gibraltar. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Sábado, até Domingo dia 20MAI2018.
    Para o fim de semana a Península Ibérica mantém-se sob a influência de uma baixa-pressão de origem térmica, com a alta-pressão a Oeste, desta forma espera-se céu pouco nublado a limpo, sendo temporariamente muito nublado ao longo do litoral Oeste com neblina, para a tarde céu a tornar-se gradualmente mais nublado com aguaceiros e trovoada especialmente para o interior com maiores probabilidades no Sábado. Vento do quadrante Este a Variável fraco para os períodos matinais, tornando-se de NW-WNW fraco a moderado para a tarde.

    A ondulação de NNW continua a ser gerada pela faixa de vento ao largo a Oeste, originando para Sábado ondas pequenas ao longo da Costa Oeste nos locais mais expostos a Norte do Cabo Raso esperando-se poucas opções de surf em ondas pequenas durante os períodos matinais, os tamanhos tornam-se praticamente residuais nas regiões mais a Sul. Para a tarde a situação é de bastante vaga sem condições para o surf. Domingo os tamanhos descem mais substancialmente. Costa Sul com ondulação residual de ESE.

    Mais à frente o Atlântico Norte continua a produzir baixas-pressões bastante intensas a cruzarem as zonas da Gronelândia e Islândia, desta forma esperam-se novas ondulações mais significativas a partir de meados da semana que vem. Fica atento aos desenvolvimentos!


    Carta de Altura Significativa de Ondulação, referente a 20MAI2018 às 18:00 locais. Apresentando mais atividade do Atlântico Norte e ondulação resultante a caminho de Portugal Continental. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Fica atento à próxima previsão na Quinta-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • forecast
  • ondulação
  • ondas grandes
  • Previsão do tempo
  • previsão
  • previsão surf
  • meteorologia
  • nortada
  • surf
pub
similar News
similar
abril 09
Ainda há quem continue a surfar, apesar do surf estar interdito
abril 09
Himalaias já são visíveis da Índia devido à queda da poluição do ar
abril 08
Peças de Lego podem resistir até 1300 anos no mar
abril 09
Requalificação da Estrada da Meia Praia vai avançar
abril 09
Chuva dá tréguas na Páscoa
abril 09
Temperaturas de março entre as mais altas desde que há registo do mês
abril 09
Polícia investiga estrela australiana que furou quarentena para surfar
pub