Homepage

  • Previsão de SURF MEOBEACHCAM de 16 a 20MAI
    15 maio 2018
    arrow
    arrow
  • Offshore matinal, ondulação a cair mas ainda com oportunidades de surf em ondas pequenas. Céu pouco nublado a limpo e aguaceiros/trovoada para o interior na Quinta e Sexta-feira à tarde. Saiba mais aqui!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Sexta-feira dia 18MAI2018, válida a partir de Quarta-feira de manhã.

    Quarta-feira

    Tempo/Vento: céu pouco nublado a limpo e vento de NNE-NE fraco a moderado, tornando-se de NNW moderado até ao final da manhã.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NNW de curto período a atingir o pico com ondas estimadas de 1.0 a 1.5 metros nos locais mais expostos a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 1.2 metros nas regiões mais a Sul e de até 0.5 metros na Costa Sul.
    Surf: oportunidades de surf nas praias mais expostas a Norte do Cabo Raso durante o período matinal, praias mais abrigadas da ondulação de NNW esperam-se com ondas residuais a flat.

    Quinta-feira

    Tempo/Vento: céu pouco nublado a limpo, esperando-se o desenvolvimento de algumas nuvens para o interior com probabilidade de aguaceiros/trovoadas, dispersas e pouco frequentes. Vento de NNE-NE fraco, tornando-se de NW-WNW moderado para a tarde.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NNW em declínio com ondas resultantes calculadas entre 0.5 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e de 0.5 a 0.8 metros na Costa Sul.
    Surf: oportunidades de surf em ondas pequenas nas praias mais expostas a Norte do Cabo Raso durante o período matinal, praias mais a Sul esperam-se com os tamanhos bastante reduzidos, bom para longboard durante o período matinal. Costa Sul com mar pequeno e desordenado.

    Sexta-feira

    Tempo/Vento: céu pouco nublado, sendo temporariamente nublado entre o Cabo Mondego e Cabo Raso durante o período matinal, tornando-se temporariamente nublado para o interior com aguaceiros e trovoadas. Vento de NNE fraco, tornando-se de NW moderado para o período da tarde.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NNW de curto período a manter-se, com ondas de 0.5 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e inferiores a 0.5 metros na Costa Sul.
    Surf: algumas opções de surf em ondas pequenas em praias expostas a Norte do Cabo Raso, mais a Sul as ondas esperam-se bastante pequenas e na Costa Sul a tornarem-se residuais.

    Previsão Técnica: Uma vasta região de altas pressões estende-se desde as Ilhas Britânicas até ao Arquipélago dos Açores em conjunto com uma baixa-pressão de origem térmica sobre a Península Ibérica, vão originar condições de céu pouco nublado a limpo, prevendo-se ainda um aumento de instabilidade a partir de Quinta-feira com um aumento de nebulosidade e probabilidades de aguaceiros e trovoada para os períodos da tarde. A circulação atmosférica será do quadrante Norte, sendo influenciada pela ação da brisa terrestre durante o período matinal, conferindo-lhe uma componente offshore e entrada de brisa marítima para a tarde com maior intensidade.

    A ondulação predominante é de NNW de curto período, gerada pela faixa de vento mais intensa que se estende para Sul, desde o Cabo Finisterra e ao longo da Costa Oeste ao largo. Desta forma o tamanho da ondulação está diretamente relacionada com a intensidade desta área de vento, esperando-se mais intensa nesta Quarta-feira pelo que será consequentemente o dia do pico, descendo e mantendo-se para Quinta e Sexta-feira com tamanhos pequenos.

    Esta ondulação, apesar de ser de fraca qualidade vai produzir algum surf, sendo que durante os períodos matinais serão os mais favoráveis, deteriorando-se em geral para a tarde com o vento no local a intensificar-se, induzindo bastante vaga à mistura e com uma componente onshore.

    Costa Sul com ondulação residual de ESE de curto período, gerada por uma área de vento ao largo, que se estende desde o estreito de Gibraltar para SW, esta ondulação sobe até Quinta-feira ao final do dia onde se espera que atinja o pico com ondas resultantes de tamanhos pequenos ainda assim.


    Carta de altura de vaga, referente a 16MAI2018 às 21:00 locais. Evidenciando as faixas de vento ao largo da Costa Oeste e a Sul a estender-se para SW a partir de Gibraltar. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Sábado, até Domingo dia 20MAI2018.
    Para o fim de semana a Península Ibérica mantém-se sob a influência de uma baixa-pressão de origem térmica, com a alta-pressão a Oeste, desta forma espera-se céu pouco nublado a limpo, sendo temporariamente muito nublado ao longo do litoral Oeste com neblina, para a tarde céu a tornar-se gradualmente mais nublado com aguaceiros e trovoada especialmente para o interior com maiores probabilidades no Sábado. Vento do quadrante Este a Variável fraco para os períodos matinais, tornando-se de NW-WNW fraco a moderado para a tarde.

    A ondulação de NNW continua a ser gerada pela faixa de vento ao largo a Oeste, originando para Sábado ondas pequenas ao longo da Costa Oeste nos locais mais expostos a Norte do Cabo Raso esperando-se poucas opções de surf em ondas pequenas durante os períodos matinais, os tamanhos tornam-se praticamente residuais nas regiões mais a Sul. Para a tarde a situação é de bastante vaga sem condições para o surf. Domingo os tamanhos descem mais substancialmente. Costa Sul com ondulação residual de ESE.

    Mais à frente o Atlântico Norte continua a produzir baixas-pressões bastante intensas a cruzarem as zonas da Gronelândia e Islândia, desta forma esperam-se novas ondulações mais significativas a partir de meados da semana que vem. Fica atento aos desenvolvimentos!


    Carta de Altura Significativa de Ondulação, referente a 20MAI2018 às 18:00 locais. Apresentando mais atividade do Atlântico Norte e ondulação resultante a caminho de Portugal Continental. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Fica atento à próxima previsão na Quinta-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • forecast
  • ondulação
  • ondas grandes
  • Previsão do tempo
  • previsão
  • previsão surf
  • meteorologia
  • nortada
  • surf
pub
similar News
similar
janeiro 24
Fim de semana será cinzento e com chuva a norte e no sul
janeiro 24
Lewis Pugh é o primeiro humano a nadar sob camada de gelo na Antártida
janeiro 24
Austrália enfrenta praga de aranhas mortíferas
janeiro 24
Justine Dupont vai ser comentadora em Tóquio’2020
janeiro 24
Gondomar retira das serras 3 toneladas de lixo por semana
janeiro 24
Está a chegar o Circuito de Surf do Centro 2020
janeiro 23
Vem aí o Pacto Português para os Plásticos