Homepage
- Sol e Offshore matinal a partir de Terça-feira, ondulação não será de gala mas vai haver surf! Sabe mais aqui!
-
-
Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Quarta-feira dia 16MAI2018, válida a partir de Segunda-feira de manhã.
Segunda-feira
Tempo/Vento: Céu muito nublado a encoberto a Norte do Cabo Raso, sendo pouco nublado para as regiões mais a Sul e tornando-se gradualmente menos nublado em geral até ao final do dia. Probabilidades de precipitação fraca nas regiões Norte e Centro durante o período matinal. Vento de N-NNW moderado, tornando-se de NW forte a moderado para a tarde.
Ondulação/Ondas: Ondulação de NW em declínio gradual com vaga de NNW à mistura, ondas com tamanhos estimados entre 2.0 a 3.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 1.2 a 1.8 metros nas regiões mais a Sul e flat para a maior parte da Costa Sul a Este.
Surf: Condições fracas de surf em geral na maior parte dos spots expostos ao longo da Costa Oeste, devido ao vento moderado a forte com componente onshore. Opções razoáveis surgem em praias abrigadas do vento e praias voltadas a Sul, Praias na linha de Cascais com ondas a rondar 0.5 a 0.8 metros e Costa Sul na zona SW entre 0.5 a 1.2 metros, ainda assim apesar do vento offshore para estas áreas, a intensidade será um problema.Terça-feira
Tempo/Vento: Céu pouco nublado a limpo com vento N-NNE fraco a moderado, passando a NW moderado até ao final da manhã.
Ondulação/Ondas: Ondulação em declínio de NW-NNW de curto período a gerar ondas entre 1.5 a 2.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.8 a 1.2 gradualmente mais a Sul e flat na Costa Sul.
Surf: Oportunidades razoáveis de surf matinal ao longo da Costa Oeste em picos expostos a Oeste. Praias voltadas a Sul, como as da linha de Cascais deixam de funcionar com os tamanhos a caírem abaixo de 0.5 metros e a tornarem-se residuais.
Quarta-feiraTempo/Vento: Céu pouco nublado a limpo com vento fraco a moderado de NNE-NE, tornando-se de NW moderado para a tarde.
Ondulação/Ondas: Ondulação de NNW de curto período a manter tamanhos, com ondas calculadas entre 1.2 a 1.8 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 1.0 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
Surf: Oportunidades de Surf razoáveis a boas para o período matinal em locais expostos a Oeste, deteriorando-se até ao final da manhã com o vento a entrada da brisa marítima. Praias da linha de Cascais a manterem-se flat.Previsão Técnica: Uma alta-pressão a Oeste, passando a NW da Península Ibérica e a estender-se em crista sobre o Golfo da Biscaia vai originar condições de céu geralmente pouco nublado a limpo para Portugal Continental, apresentando ainda alguma nebulosidade para Segunda-feira. A circulação atmosférica prevê-se do quadrante Norte a deteriorar as condições na Segunda-feira devido a intensidades moderadas a fortes, esperando-se janelas de vento de NNE-NE para os períodos matinais de Terça e Quarta-feira.
No mar a ondulação encontra-se em declínio de NW com médios períodos para Segunda-feira, retratando uma diminuição gradual nos tamanhos das ondas resultantes e com crescente vaga de NNW associada ao vento mais intenso ao longo da Costa Oeste, causando condições de mar mexido e com uma superfície bastante irregular.
Na Terça-feira com a continuação do declínio da ondulação de NW e o pulso de NNW a manter-se impulsionado pelo vento mais intenso ao largo da Costa Oeste, o resultado final é um conjunto de ondulação de NNW-NW de curto período a originar condições ainda de mar mexido mas com melhores opções para o período matinal em locais mais expostos com vento side-offshore. Praias mais abrigadas e voltadas a Sul deixam de funcionar devido à queda do período/tamanho de ondulação.
Já para Quarta-feira a ondulação predominante é de NNW de curto período, mantendo os tamanhos e com a oportunidade de vento marcadamente mais offshore (NNE-NE), vai fazer funcionar novamente picos ao longo da Costa Oeste durante o período matinal.
Cartas de ventos, referente a 16MAI2018 às 10:50 locais apresentando ambos os modelos em concordância no vento matinal de NE-NNE. Fonte: predictwind.com / Modelos GFS/ECMWF.Mais à frente, alargando o período de previsão de Quinta, até Sexta-feira dia 18MAI2018.
Para Quinta e Sexta-feira uma vasta região de altas-pressões estende-se desde o Arquipélago dos Açores até às Ilhas Britânicas e em conjunto com o desenvolvimento de uma baixa-pressão de origem térmica, prevê-se condições de céu pouco nublado a limpo, sendo temporariamente nublado na Costa Sul com probabilidades de aguaceiros na Sexta-feira. O vento espera-se fraco de NE a variável para os períodos matinal, passando a NW moderado até ao final da manhã sob a ação da brisa marítima.
A ondulação de NNW de curto período vai-se manter até Sexta-feira, produzindo ondas pequenas a residuais ao longo da Costa Oeste, esta ondulação, conforme referido anteriormente é originada pelo vento de Norte ao largo da Costa Oeste e com a diminuição da sua intensidade a ondulação resultante perde expressão. Os períodos matinais com vento fraco offshore vão criar oportunidades de surf em ondas pequenas nos picos mais expostos a NW.
Carta de Altura de Vaga, referente a 18MAI2018 às 08:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.
Fica atento à próxima previsão na Terça-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!Por Bruno Lampreia.
*Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.
-
