Homepage

  • Previsão de SURF MEOBEACHCAM de 14 a 18MAI
    13 maio 2018
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Sol e Offshore matinal a partir de Terça-feira, ondulação não será de gala mas vai haver surf! Sabe mais aqui!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Quarta-feira dia 16MAI2018, válida a partir de Segunda-feira de manhã.

     

    Segunda-feira

    Tempo/Vento: Céu muito nublado a encoberto a Norte do Cabo Raso, sendo pouco nublado para as regiões mais a Sul e tornando-se gradualmente menos nublado em geral até ao final do dia. Probabilidades de precipitação fraca nas regiões Norte e Centro durante o período matinal. Vento de N-NNW moderado, tornando-se de NW forte a moderado para a tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de NW em declínio gradual com vaga de NNW à mistura, ondas com tamanhos estimados entre 2.0 a 3.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 1.2 a 1.8 metros nas regiões mais a Sul e flat para a maior parte da Costa Sul a Este.
    Surf: Condições fracas de surf em geral na maior parte dos spots expostos ao longo da Costa Oeste, devido ao vento moderado a forte com componente onshore. Opções razoáveis surgem em praias abrigadas do vento e praias voltadas a Sul, Praias na linha de Cascais com ondas a rondar 0.5 a 0.8 metros e Costa Sul na zona SW entre 0.5 a 1.2 metros, ainda assim apesar do vento offshore para estas áreas, a intensidade será um problema.

    Terça-feira

    Tempo/Vento: Céu pouco nublado a limpo com vento N-NNE fraco a moderado, passando a NW moderado até ao final da manhã.
    Ondulação/Ondas: Ondulação em declínio de NW-NNW de curto período a gerar ondas entre 1.5 a 2.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.8 a 1.2 gradualmente mais a Sul e flat na Costa Sul.
    Surf: Oportunidades razoáveis de surf matinal ao longo da Costa Oeste em picos expostos a Oeste. Praias voltadas a Sul, como as da linha de Cascais deixam de funcionar com os tamanhos a caírem abaixo de 0.5 metros e a tornarem-se residuais.


    Quarta-feira

    Tempo/Vento: Céu pouco nublado a limpo com vento fraco a moderado de NNE-NE, tornando-se de NW moderado para a tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de NNW de curto período a manter tamanhos, com ondas calculadas entre 1.2 a 1.8 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 1.0 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
    Surf: Oportunidades de Surf razoáveis a boas para o período matinal em locais expostos a Oeste, deteriorando-se até ao final da manhã com o vento a entrada da brisa marítima. Praias da linha de Cascais a manterem-se flat.

    Previsão Técnica: Uma alta-pressão a Oeste, passando a NW da Península Ibérica e a estender-se em crista sobre o Golfo da Biscaia vai originar condições de céu geralmente pouco nublado a limpo para Portugal Continental, apresentando ainda alguma nebulosidade para Segunda-feira. A circulação atmosférica prevê-se do quadrante Norte a deteriorar as condições na Segunda-feira devido a intensidades moderadas a fortes, esperando-se janelas de vento de NNE-NE para os períodos matinais de Terça e Quarta-feira.
    No mar a ondulação encontra-se em declínio de NW com médios períodos para Segunda-feira, retratando uma diminuição gradual nos tamanhos das ondas resultantes e com crescente vaga de NNW associada ao vento mais intenso ao longo da Costa Oeste, causando condições de mar mexido e com uma superfície bastante irregular.
    Na Terça-feira com a continuação do declínio da ondulação de NW e o pulso de NNW a manter-se impulsionado pelo vento mais intenso ao largo da Costa Oeste, o resultado final é um conjunto de ondulação de NNW-NW de curto período a originar condições ainda de mar mexido mas com melhores opções para o período matinal em locais mais expostos com vento side-offshore. Praias mais abrigadas e voltadas a Sul deixam de funcionar devido à queda do período/tamanho de ondulação.
    Já para Quarta-feira a ondulação predominante é de NNW de curto período, mantendo os tamanhos e com a oportunidade de vento marcadamente mais offshore (NNE-NE), vai fazer funcionar novamente picos ao longo da Costa Oeste durante o período matinal.


    Cartas de ventos, referente a 16MAI2018 às 10:50 locais apresentando ambos os modelos em concordância no vento matinal de NE-NNE. Fonte: predictwind.com / Modelos GFS/ECMWF.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Quinta, até Sexta-feira dia 18MAI2018.
    Para Quinta e Sexta-feira uma vasta região de altas-pressões estende-se desde o Arquipélago dos Açores até às Ilhas Britânicas e em conjunto com o desenvolvimento de uma baixa-pressão de origem térmica, prevê-se condições de céu pouco nublado a limpo, sendo temporariamente nublado na Costa Sul com probabilidades de aguaceiros na Sexta-feira. O vento espera-se fraco de NE a variável para os períodos matinal, passando a NW moderado até ao final da manhã sob a ação da brisa marítima.
    A ondulação de NNW de curto período vai-se manter até Sexta-feira, produzindo ondas pequenas a residuais ao longo da Costa Oeste, esta ondulação, conforme referido anteriormente é originada pelo vento de Norte ao largo da Costa Oeste e com a diminuição da sua intensidade a ondulação resultante perde expressão. Os períodos matinais com vento fraco offshore vão criar oportunidades de surf em ondas pequenas nos picos mais expostos a NW.


    Carta de Altura de Vaga, referente a 18MAI2018 às 08:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.


    Fica atento à próxima previsão na Terça-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • forecast
  • ondulação
  • ondas
  • previsão
  • meteorologia
  • previsão surf
  • nortada
pub
similar News
similar
setembro 22
Porto & Matosinhos Wave promove surf aliado à responsabilidade social
setembro 22
Manas Coffey lançam site com conteúdos para… adultos
setembro 21
Mais de 250 baleias-piloto estão encalhadas numa área remota da Tasmânia
setembro 21
Lançado guia sobre as 25 espécies de tubarões que existem nos Açores
setembro 21
10 factos estatísticos (impressionantes) sobre Teresa Bonvalot
setembro 21
Ação de plogging 'Deixe a Apúlia Limpa' recolhe 170 litros de lixo
setembro 21
Water Kings levou muita adrenalina a Lagos
pub