Homepage

  • Este fim de semana, Gaia vai ter mais marés que marinheiros
    17 maio 2018
    arrow
    arrow
  • 'É do Mar d’Aguda' é o nome da iniciativa que convida a população a conhecer as singularidades da localidade entre a praia de Miramar e a praia da Granja, em Gaia.
  • Para assinalar o Dia Europeu do Mar, que se celebra este domingo, a Câmara Municipal de Gaia decidiu dedicar dois dias à fauna e flora aquáticas de Aguda. A iniciativa inclui sessões de showcooking, leitura de contos infantis e actividades educativas.

    No sábado, o terraço da Estação Litoral da Aguda vai receber dois chefs de renome para showcookings com pescado da zona. A primeira sessão, destinada aos mais novos, está a cargo do chef Hélio Loureiro e tem início marcado para as 11h. Se os filhos podem aprender a cozinhar o robalo da Aguda, mais tarde, pelas 16h, os pais podem aprender a preparar camarão da costa com o chef Cordeiro.

    O programa de sábado inclui também três sessões de contos infantis: “Teatro de Sombras”, para crianças dos dois aos cinco anos, às 14h30, “Contos a Viva Voz” (dos seis aos oito anos), pelas 15h30, e “Contos do Mar para Crianças” (dos seis aos nove anos), em inglês, às 21h.

    Está ainda programada uma actuação de teatro de rua na zona pedonal da Aguda. O grupo “A Centelha Criativa” vai representar a peça “Viagem do Vasco da Gama” às 11h e às 16h, de sábado e domingo.

    O evento não esquece a responsabilidade social e a educação ambiental. “Glória dos Valorizáveis” é o nome do jogo promovido pela SUMA - Serviços Urbanos e Meio Ambiente, a decorrer na praia da Aguda durante os dois dias, que aborda temáticas como os resíduos, a redução, a reutilização, a reciclagem, a cidadania activa e a limpeza urbana.

    No domingo, pelas 16h30, Cláudia Souto e Rui Spranger dão voz a uma sessão de poesia, intitulada “Poesia de Mar”, na Estação Litoral da Aguda. Durante o fim-de-semana, pode ainda conhecer o autocarro Zoorbanidade, a Unidade Móvel de Sensibilização da SUMA que explora o comportamento animal e adverte para a utilização do espaço e equipamentos públicos.

    Todas as actividades são gratuitas, ainda assim a leitura de contos infantis e os showcookings necessitam de inscrição prévia, através dos e-mails bibliotecamunicipal@cm-gaia.pt e gtm@cm-gaia.pt, respectivamente.

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fotografia: Diogo Baptista

    Fonte: Público

     

Tags
  • Aguda
  • Granja
  • Gaia
  • Vila Nova de Gaia
  • Praia
  • Praias
  • Marés
  • Marinheiros
  • fim de semana
  • norte
  • litoral
  • peixe
  • agenda
  • maio
similar News
similar
maio 29
Ação de limpeza subaquática bate recorde mundial do Guinness em Sesimbra
maio 29
ISN realiza 1º Open Day para execução do Exame Específico de Aptidão Técnica para nadadores-salvadores
maio 29
Nacional de Bodysurf: Miguel Rocha e Santiago Boia saem vencedores da Lourinhã
maio 29
Seleção Nacional de Surf já está em El Salvador para disputar o Mundial ISA
maio 25
Ricardo Rosmaninho é o resistente da armada lusa em Antofagasta
maio 26
Chuva e trovoada de volta: 12 distritos sob aviso amarelo
maio 28
Ricardo Rosmaninho alcança 9º lugar no Antofagasta Bodyboard Festival