Homepage

  • A Praia do Cabedelo, na Figueira da Foz, será terceira etapa da ação de limpeza de praia de âmbito nacional que decorre durante a Liga MEO Surf, e que conta com o apoio da Fundação PT.
  • Depois dos 360 kg de plástico recolhidos durante as iniciativas anteriores, o Allianz Figueira Pro, de 1 a 3 de Junho, vai representar mais um passo rumo ao objetivo final de recolher uma tonelada de lixo durante as cinco etapas da Liga em 2018.

    Clica aqui para veres a Praia do Cabedelo ao vivo!



    Em pleno dia da criança, esta iniciativa de educação e consciencialização ambiental contará com a participação de dezenas de alunos oriundos de escolas EB1 de Paião e EB1 de Alqueidão, ambas do concelho da Figueira da Foz, mas também com voluntários onde se incluem os surfistas tops nacionais Marlon Lipke e Gony Zubizarreta, a convite do embaixador de sustentabilidade da Liga MEO Surf, José Ferreira.

    Marlon Lipke, vencedor do Renault Porto Pro e atual número 3 do ranking da Liga MEO Surf
    “Acho que este tipo de iniciativas são muito importantes. A ANS representa os surfistas e os surfistas têm de dar a cara e mostrar o que podem fazer para ajudar nesta luta. Este novo ‘slogan’ de apanhar três peças de plástico cada vez que vamos surfar é o começar de um movimento e isso é que importa. O plástico e o lixo, nas praias e não só, é um problema que sempre ignoramos, mas isto é um início. As pessoas estão a ter uma reação positiva a esta problemática. Mesmo a nível pessoal, nos negócios que tenho, tento sempre encontrar materiais amigos do ambiente. É uma luta difícil, mas todos têm de perceber que é preciso fazer um esforço para fazer algo de bom pelo nosso planeta”.

    Gony Zubizarreta, atual número 1 do ranking da Liga MEO Surf
    “Esta é uma iniciativa incrível. Penso que é a direção a seguir, pois temos de ser conscientes em termos ambientais. Se cada um fizer a sua parte, já é um grande avanço e isso vai notar-se. Quero estar presente na Figueira a ajudar. Nós, surfistas, temos de dar a cara, pois o mar é a nossa vida e temos de cuidar dele. Temos de conservá-lo para o futuro, para as gerações que aí vêm, para os nossos filhos. Não podemos ser egoístas, é preciso fazer o máximo possível para deixar o planeta, pelo menos, como o encontrámos”.

    Além da limpeza de praia com os alunos figueirenses, que decorrerá na parte da manhã, na tarde de sexta-feira, será feito um banner na praia composto pelos resíduos recolhidos com a mensagem de “menos plástico por favor”. Já no sábado, com o envolvimento do Lixo Zero Portugal e do movimento Não Lixes será feita uma nova ação destinada aos voluntários em geral que queiram participar e contribuir para a preservação das ondas e praias de Portugal.

    Durante o Allianz Figueira Pro será ainda apresentado o projeto de iluminação da Praia do Cabedelo, que permite fazer surf à noite. A autarquia de Figueira da Foz, que aposta fortemente no surf como eixo de promoção turística e desenvolvimento económico, irá dotar-se assim de uma infraestrutura única a nível nacional e pioneira a nível internacional. A apresentação decorre no dia 1 de Junho, sexta-feira, às 15 horas, nos Paços do Concelho.
     
    A Liga MEO Surf elegeu a sustentabilidade ambiental como tema transversal da edição de 2018, realizando, com o apoio da Fundação PT e pela primeira vez em Portugal, uma iniciativa de limpezas de praia consertada a nível nacional. Inclui dinâmicas de educação e sensibilização ambiental, tudo sob a coordenação da Plastic Sun Days.



    Todas as etapas da Liga MEO Surf têm transmissão em direto no canal televisivo MCS Extreme, em www.ligameosurf.pt e no Facebook do MEO, em complemento com as plataformas oficiais da Associação Nacional de Surfistas em www.ansurfistas.com e nas redes sociais @ansurfistas.

    A Liga MEO Surf 2018 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Renault, Somersby, Moche, Rip Curl e da Câmara Municipal da Figueira da Foz, a Fundação PT como parceira ambiental, e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fotos - Pedro Mestre / ANS

Tags
  • liga meo surf 2018
  • Figueira da Foz
  • Praia do Cabedelo
  • Surf
  • Gony Zubizarreta
  • Marlon Lipke
  • Portugal
  • turismo de portugal
pub
similar News
similar
julho 07
Tops mundiais fazem heat especial como forma de treino
julho 06
10 notas sobre o Allianz Ericeira Pro
julho 06
Liga MEO Surf é destaque no Brasil
julho 06
Município de Mafra inaugura percurso pedonal que liga Ribeira d'Ilhas a Ribamar
julho 06
Autoridade Marítima não registou ocorrências nas praias durante o fim de semana
julho 06
O calor continua. 8 distritos sob aviso laranja
julho 03
Quem trava Frederico Morais e Teresa Bonvalot na Liga MEO Surf?
pub