Homepage

  • Ericeira enche-se de boas ondas!
    04 maio 2018
    arrow
    arrow
  • A etapa contou com 97 inscritos, entre eles alguns dos melhores surfistas juniores do Surf Nacional.
  • Matias Canhoto, Martim Van Zeller, Concha Balsemão, Afonso Antunes, Kika Veselko e João Vidal foram os grandes vencedores nas categorias Sub-12, Sub-14, Sub-16 Fem, Sub 16, sub-18 Fem e Sub 18, respectivamente, da segunda etapa do Circuito de Surf do Centro  BILLABONG ERICEIRA 2018, by GOOLA Açaí, que decorreu nos dias 28 de Abril e 1 de Maio, na praia de Ribeira d’Ilhas, Ericeira.

    A etapa contou com 97 inscritos, entre eles alguns dos melhores surfistas juniores do Surf Nacional, na procura de amealhar pontos para a qualificação para as finais nacionais das diversas categorias do C.N. de Surf Esperanças.

    Iniciada no Sábado sob condições climatéricas bastante exigentes, a prova seria suspensa no Domingo e concluída na “janela de oportunidade” constituída pelo 1 de Maio, feriado que comemorou o Dia do Trabalhador com Sol, algum vento Norte e ondas de 0,5 m. Esta situação só foi possível fruto do acordo entre a direção da prova, FPS, atletas, treinadores e familiares com o objectivo de poder dignificar ao máximo as competições e procurar proporcionar as melhores condições aos atletas.

    No sábado realizaram-se as primeiras fases das categorias masculinas com ondas de cerca de 1 metro, alguns períodos de chuva forte e vento de oeste que por vezes prejudicaram as performances dos Atletas. Em claro destaque estiveram o Afonso Antunes, Matias Canhoto, Francisco Queimado, Tomás Gonçalves ou o João Vidal, que iam dominando os seus heats com scores a condizer.

    Na terça feira, com as condições climatéricas bem melhores, foi dia de meias finais e finais em ondas de cerca de 0,5 metro proporcionando excelentes momentos de Surf, constantes alterações na liderança das baterias resultando também num excelente ambiente que só o “Estádio Nacional” Ribeira d’Ilhas consegue proporcionar. 

    Na categoria sub-12, foi o jovem atleta de Peniche Matias Canhoto que se destacou mais em todos os heats, passando sempre em primeiro lugar e remando até à final. Com a sua gargalhada contagiante, o surfista do Peniche Surfing Clube (PPSC) de 10 anos agradeceu a todos os que acreditam nos seu valor e aos seus pais por o acompanharem nesta longa caminhada. Na final obteve o score de 10,10, deixou em 2º o seu colega de Clube Mário Leopoldo (6,40), o “local” Martim Fortes (6,00) do Ericeira Surf Clube (ESC) em 3º e o Atleta mais novo em prova com apenas 8 anos Tiago Guerra (5,24) do NCNN em 4º.

    Já nos sub-14, a vitória sorriu desta vez ao atleta do ESC Martim Van Zeller, que procurava já uma conquista destas. No final confidenciou que ao prescindir de participar nos Sub 16, quis guardar todas as suas energias para esta categoria e lutar pela vitória ainda com mais empenho. Em 2º ficou, também ele do ESC, o Tomás Gonçalves que assim repete uma final, melhorando, inclusivé, o resultado da etapa anterior. Em 3º ficou o vencedor da etapa anterior, o Francisco Queimado (ESC) e em 4º o ainda Sub 12 Matias Canhoto, que minutos antes vencera os Sub 12. 

    Nos Sub 16 com todos os finalistas a pertencerem ao Ericeira Surf Clube, o actual Campeão Nacional desta categoria, Afonso Antunes demonstrou todo o seu poderio e qualidade, repetindo a vitória de Santa Cruz, deixando todo o público presente deliciado com as suas estonteantes performances. Na final obteve um score total de 12,06, deixando Martim Carrasco (10,66), Gabriel Ribeiro (8,84) e João Vidal (6,10) em 2º, 3º e 4º, respectivamente.

    VEJAM AQUI AS GALERIAS OFICIAIS DA PROVA

    Na prova feminina deste escalão, a Concha Balsemão, do PTMSC, iniciou a final autenticamente ao ataque com duas ondas muito boas logo a abrir, deixando as suas oponentes a terem de se aplicar muito para poderem reduzir a distância. Obteve a pontuação combinada de 12,87, deixando a Kika Veselko (11,74) do ESC em 2º, mas a encurtar muito a distância nos instantes finais. A Carolina Santos (10,43) do PPSC ficou em 3º e a atleta mais jovem na prova, de apenas 12 anos, Constância Simões (4,57) do PTMSC em 4º

    Nos mais velhos, os Sub 18, numa outra final composta apenas por atletas do “clube da casa”, o 3º classificado do Campeonato Nacional Sub 18 de 2017, realizado nesta praia, João Vidal (12,53), esteve bastante concentrado na escolha de ondas, tendo disparado na bateria logo no seu inicio, o que lhe deu a folga suficiente para um outro conforto até final. Em 2º lugar ficou o Sebastião Ramirez (11,57), em 3º o Gabriel Ribeiro (10,97) e em 4º o Diogo Lopes (6,74).

    Para finalizar, nos Sub 18 Feminino, a Kika Veselko (ESC) “vingou-se” da sua Amiga Concha Balsemão, vencendo categoricamente a final. A Kika que completara 15 anos no dia anterior teve assim uma prenda de aniversário, para a qual muito se empenhou e batalhou com uma pontuação de 12,03. Em 2º com o score combinado de 11,67 ficou a Concha, ficando os restantes lugares desta final para a Carolina Santos (9,07) e Camila Costa (5,83) também ela do PPSC.

    A próxima paragem do Circuito de Surf do Centro será na Nazaré, a 12 e 13 de Maio, e em Peniche, nos dias 26 e 27 de Maio.

    Finalistas Sub-12

    1º Matias Canhoto – PPSC

    2º Mário Leopoldo - PPSC

    3º Martim Fortes - ESC

    4º Tiago Guerra – NCNN

    Finalistas Sub-14

    1º Martim Van Zeller - ESC

    2º Tomás Gonçalves - ESC

    3º Francisco Queimado - ESC

    4º Matias Canhoto – PPSC

    Finalistas Sub-16

    1º Afonso Antunes – ESC

    2º Martim Carrasco - ESC

    3º Vasco Cordeiro - ESC

    4º João Vidal – ESC

    Finalistas Sub-16 Fem

    1º Concha Balsemão - PTMSC

    2º Kika Veselko - ESC

    3º Carolina Santos - PPSC

    4º Constância Simões – PTMSC

    Finalistas Sub 18

    1º João Vidal - ESC

    2º Sebastião Ramirez - ESC

    3º Gabriel Ribeiro - ESC

    4º Diogo Lopes – ESC

    Finalistas Sub-18 Fem

    1º Kika Veselko - ESC

    2º Concha Balsemão - PTMSC

    3º Carolina Santos - PPSC

    4º Camila Costa - PPSC

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Circuito de Surf do Centro
  • ericeira
  • Francisca Veselko
  • Concha Balsemão
  • Afonso Antunes
  • surf
  • Matias Canhoto
  • Martim Van Zeller
  • João Vidal
pub
similar News
similar
julho 18
Erosão da costa portuguesa é grave e efeitos vão piorar
julho 18
Mais de 60 concelhos em risco muito elevado de incêndio
julho 17
Gregos querem punir turistas que apedrejaram espadarte
julho 18
Marta Paço obtém triunfo histórico no País Basco
julho 18
Competidor recebe prancha do pai, que entrou na água completamente… nu
julho 18
Revelados os candidatos a receber prova de surf de Paris’2024
julho 17
Alforreca gigante avistada por mergulhadora