Homepage

  • Previsão MEOBEACHCAM de 30ABR a 04MAI
    29 abril 2018
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Ondulação em declínio com algumas opções de Surf, melhoria gradual do estado do tempo e mais surf para o final da semana. Sabe mais aqui!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Quarta-feira dia 02MAI2018, válida a partir de Segunda-feira de manhã.

    Segunda-feira

    Tempo/Vento: Céu geralmente muito nublado com probabilidades de aguaceiros e vento de SE fraco a Norte do Cabo Mondego para o período matinal, rodando a NNW moderado para a tarde. Nas regiões mais a Sul prevê-se vento de NW-WNW moderado, sendo mais intenso para o período da tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação em declínio de NW com curtos períodos com ondas de tamanhos estimados entre 1.5 a 2.0 metros nos locais mais expostos a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.8 a 1.2 metros nas regiões mais a Sul e flat na Costa Sul.
    Surf: Condições de surf matinal nas praias a Norte do Cabo Mondego, aproveitando o vento offshore a variável fraco. Para a tarde surf razoável em praias abrigadas do vento voltadas a Sul como as da linha de Cascais com ondas a rondar 0.5 a 1.2 metros.

    Terça-feira

    Tempo/Vento: Céu geralmente muito nublado com probabilidades de aguaceiros, vento de NW-WNW moderado.
    Ondulação/Ondas: Ondulação em declínio de NW com curtos períodos a gerar ondas calculadas para o período matinal entre 0.8 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 0.8 metros nas regiões mais a Sul, mantendo-se flat na Costa Sul.
    Surf: Opções razoáveis de Surf em locais abrigados do vento ao logo da Costa Oeste, praias voltadas a Sul menos expostas à ondulação esperam-se com ondas muito pequenas a residuais.

    Quarta-feira

    Tempo/Vento: Céu muito nublado com períodos de precipitação nas regiões Norte e Centro. Vento de SW fraco a moderado, passando a NW para a tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação a atingir valores mínimos de NW com curto período, estimando-se ondas com tamanhos entre 0.5 e 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul.
    Surf: Condições de surf em ondas pequenas, fracas a razoáveis ao longo da Costa Oeste durante o período matinal com vento menos intenso. Praias voltadas a Sul na linha de Cascais com ondas residuais a flat.

    Situação geral: Para os próximos dias espera-se ainda instabilidade associada à passagem de sucessivas baixas-pressões mais a Norte e outra a Oeste na Quarta-feira, originando céu predominantemente muito nublado com abertas e regime de aguaceiros. A circulação atmosférica prevê-se maioritariamente do quadrante Norte, com variações.
    No mar a ondulação anteriormente gerada pela baixa-pressão que afetou a Costa Oeste neste Domingo, encontra-se em declínio de NW com curtos períodos durante todo o período considerado, desta forma as ondas estimam-se com tamanhos máximos na Segunda-feira de manhã e a diminuírem progressivamente até Quarta-feira.
    Não se esperam ondulações secundárias significativas, no entanto o estado do mar será afetado pela presença de vaga associada ao vento local mais intenso e períodos de onshore. Ainda assim, apesar da ondulação de curto período em declínio não ser a ideal, esperam-se algumas opções de surf enunciadas na previsão descritiva diária com vento mais favorável.
    Costa Sul espera-se flat sem ondulações previstas.


    Carta de Vento, referente a 30ABR2018 às 06:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Quinta, até Sexta-feira dia 04MAI2018.
    Para Quinta e Sexta-feira a alta-pressão a Oeste estende-se em crista sobre o Golfo da Biscaia, originando para Portugal Continental, céu temporariamente nublado para Quinta-feira, tornando-se pouco nublado para Sexta-feira. Vento na Quinta-feira de Norte moderado, rodando a NNW para a tarde, Sexta-feira de NE fraco a moderado, passando a NW moderado a partir do final da manhã.
    A ondulação volta a subir de NW-NNW com curtos períodos, originada por uma faixa de vento mais intenso de Norte que se estende desde o Cabo Finisterra, para Sul ao longo da Costa Oeste, aumentando gradualmente até Sexta-feira onde se esperam opções de surf matinal em condições de vento offshore. Costa Sul e praias abrigadas da ondulação voltadas a Sul esperam-se flat.


    Carta de Vento, referente a 04MAI2018 às 10:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    Fica atento à próxima previsão na Terça-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • forecast
  • ondulação
  • ondas
  • previsão
  • meteorologia
  • surf
  • previsão surf
pub
similar News
similar
setembro 25
Projeto 'The Unwanted Shapes' vai estar presente no MEO Portugal Cup of Surfing
setembro 25
Primeira fim de semana de outono terá sol e pequena subida de temperatura
setembro 25
Dezenas de portugueses na luta pelo título europeu júnior em Espinho
setembro 25
Guincho vai receber o Campeonato Nacional de Kitesurf da FPKite
setembro 25
Equipa lusa do The Climate Reality Project promove ação de limpeza de praias
setembro 24
Projeto de salvamento aquático da AESDP e ISN a caminho de Sagres
pub