Homepage

  • Previsão MEOBEACHCAM de 30ABR a 04MAI
    29 abril 2018
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Ondulação em declínio com algumas opções de Surf, melhoria gradual do estado do tempo e mais surf para o final da semana. Sabe mais aqui!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Quarta-feira dia 02MAI2018, válida a partir de Segunda-feira de manhã.

    Segunda-feira

    Tempo/Vento: Céu geralmente muito nublado com probabilidades de aguaceiros e vento de SE fraco a Norte do Cabo Mondego para o período matinal, rodando a NNW moderado para a tarde. Nas regiões mais a Sul prevê-se vento de NW-WNW moderado, sendo mais intenso para o período da tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação em declínio de NW com curtos períodos com ondas de tamanhos estimados entre 1.5 a 2.0 metros nos locais mais expostos a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.8 a 1.2 metros nas regiões mais a Sul e flat na Costa Sul.
    Surf: Condições de surf matinal nas praias a Norte do Cabo Mondego, aproveitando o vento offshore a variável fraco. Para a tarde surf razoável em praias abrigadas do vento voltadas a Sul como as da linha de Cascais com ondas a rondar 0.5 a 1.2 metros.

    Terça-feira

    Tempo/Vento: Céu geralmente muito nublado com probabilidades de aguaceiros, vento de NW-WNW moderado.
    Ondulação/Ondas: Ondulação em declínio de NW com curtos períodos a gerar ondas calculadas para o período matinal entre 0.8 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 0.8 metros nas regiões mais a Sul, mantendo-se flat na Costa Sul.
    Surf: Opções razoáveis de Surf em locais abrigados do vento ao logo da Costa Oeste, praias voltadas a Sul menos expostas à ondulação esperam-se com ondas muito pequenas a residuais.

    Quarta-feira

    Tempo/Vento: Céu muito nublado com períodos de precipitação nas regiões Norte e Centro. Vento de SW fraco a moderado, passando a NW para a tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação a atingir valores mínimos de NW com curto período, estimando-se ondas com tamanhos entre 0.5 e 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul.
    Surf: Condições de surf em ondas pequenas, fracas a razoáveis ao longo da Costa Oeste durante o período matinal com vento menos intenso. Praias voltadas a Sul na linha de Cascais com ondas residuais a flat.

    Situação geral: Para os próximos dias espera-se ainda instabilidade associada à passagem de sucessivas baixas-pressões mais a Norte e outra a Oeste na Quarta-feira, originando céu predominantemente muito nublado com abertas e regime de aguaceiros. A circulação atmosférica prevê-se maioritariamente do quadrante Norte, com variações.
    No mar a ondulação anteriormente gerada pela baixa-pressão que afetou a Costa Oeste neste Domingo, encontra-se em declínio de NW com curtos períodos durante todo o período considerado, desta forma as ondas estimam-se com tamanhos máximos na Segunda-feira de manhã e a diminuírem progressivamente até Quarta-feira.
    Não se esperam ondulações secundárias significativas, no entanto o estado do mar será afetado pela presença de vaga associada ao vento local mais intenso e períodos de onshore. Ainda assim, apesar da ondulação de curto período em declínio não ser a ideal, esperam-se algumas opções de surf enunciadas na previsão descritiva diária com vento mais favorável.
    Costa Sul espera-se flat sem ondulações previstas.


    Carta de Vento, referente a 30ABR2018 às 06:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Quinta, até Sexta-feira dia 04MAI2018.
    Para Quinta e Sexta-feira a alta-pressão a Oeste estende-se em crista sobre o Golfo da Biscaia, originando para Portugal Continental, céu temporariamente nublado para Quinta-feira, tornando-se pouco nublado para Sexta-feira. Vento na Quinta-feira de Norte moderado, rodando a NNW para a tarde, Sexta-feira de NE fraco a moderado, passando a NW moderado a partir do final da manhã.
    A ondulação volta a subir de NW-NNW com curtos períodos, originada por uma faixa de vento mais intenso de Norte que se estende desde o Cabo Finisterra, para Sul ao longo da Costa Oeste, aumentando gradualmente até Sexta-feira onde se esperam opções de surf matinal em condições de vento offshore. Costa Sul e praias abrigadas da ondulação voltadas a Sul esperam-se flat.


    Carta de Vento, referente a 04MAI2018 às 10:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    Fica atento à próxima previsão na Terça-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • forecast
  • ondulação
  • ondas
  • previsão
  • meteorologia
  • surf
  • previsão surf
similar News
similar
junho 01
Não houve vítimas mortais nas praias portuguesas em maio
maio 30
Houve mais de 200 interações entre orcas e barcos na costa atlântica ibérica em 2022
junho 01
Praias da Caparica estão entre as 20 mais 'instagramáveis' da Europa
junho 02
Chuva e trovoada colocam 12 distritos sob aviso amarelo
junho 02
Portugal vê primeiro surfista cair na repescagem do Mundial ISA de El Salvador
junho 01
Trovoada 'frequente e concentrada' deixa seis distritos sob aviso laranja
junho 01
Em plena polémica com a WSL, Medina pensa nos Jogos Olímpicos: 'Quero estar em Paris'2024'