Homepage

  • Previsão MEOBEACHCAM de 27ABR a 01MAI
    27 abril 2018
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Onshore a predominar ao longo da Costa Oeste, nebulosidade e aguaceiros a manter-se para o fim de semana, sabe onde procurar ondas aqui.
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Domingo dia 29ABR2018, válida a partir de Sexta-feira de manhã.

    Sexta-feira

    Tempo/Vento: Céu temporariamente nublado para as regiões Norte e Centro com períodos de precipitação, sendo pouco nublado nas regiões mais a Sul. Vento de NNW-NW fraco a moderado.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de mistura com pulso de NNW de curto período e outro de NW de curto período a manter-se ao longo do dia, os tamanhos das ondas resultantes esperam-se entre 1.5 a 2.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 1.2 Metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
    Surf: Para os locais mais expostos ao longo da Costa Oeste as condições continuam a não ser as ideais devido à direção do vento, no entanto sendo menos intenso permitirá que alguns picos se encontrem com condições relativamente melhores que nos dias anteriores. Ainda assim as melhores opções ficam para os locais abrigados do vento junto à Costa Oeste, opções também de surf em ondas de até 0.5 metros nas praias abrigadas da linha de Cascais.

    Sábado

    Tempo/Vento: Céu temporariamente nublado com aguaceiros. Vento de Oeste moderado, sendo de SW fraco a Norte do Cabo Carvoeiro, tornando-se de WSW-SW moderado para a tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de NW de curto período a manter-se com ondas calculadas entre 1.2 a 1.8 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 1.0 metros nas regiões mais a Sul e a manter-se flat na Costa Sul.
    Surf: Mar em geral desordenado com bastante vaga associada em regime de onshore, algumas opções com zonas de vento menos intenso a Norte da Foz do Douro durante as primeiras horas da manhã, outras opções razoáveis/fracas em locais mais abrigados.

    Domingo

    Tempo/Vento: Céu geralmente muito nublado com abertas para a tarde, aguaceiros. Vento de NW moderado a forte, sendo de WNW moderado para a tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de NW de curto período com tamanhos semelhantes aos de Sábado, aumentando mais significativamente para a tarde, com ondas a rondar 1.8 a 2.5 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 1.2 a 1.8 metros nas regiões mais a Sul e flat a residual na Costa Sul com probabilidades de ondas até 1.0 metros
    Surf: Melhores opções em praias voltadas a Sul e zonas abrigadas do vento, praias da linha de Cascais com ondas de até 0.8 metros e Costa Sul no extremo SW.

    Situação geral: Uma baixa-pressão a NW da Península Ibérica, desloca-se em direção ao Sul das Ilhas Britânicas, vai estender uma frente-fria sobre Portugal Continental para esta Sexta-feira afetando o estado do tempo com um aumento de nebulosidade e precipitação em especial nas zonas Norte e Centro. Mais à frente para o fim de semana outra baixa-pressão em aproximação em direção ao NW da Península Ibérica vai manter condições de instabilidade com mais nebulosidade e precipitação. A circulação atmosférica espera-se predominantemente de NW moderado.


    Imagem de Satélite RGB Composite Natural Colors, referente a 26ABR2018 às 17:00 locais. Fonte: eumetsat.org

    No mar esperam-se duas ondulações à mistura, sendo uma componente de NNW que se tem verificado nos últimos dias, produzida pela extensa faixa de vento de Norte que se estende desde o Cabo Finisterra para Sul ao longo da Costa Oeste, no entanto esta área de vento perde intensidade e na Sexta-feira este pulso entra em rápido declínio, dissipando-se.
    O outro pulso é originado pela baixa-pressão a NW, induzindo assim uma ondulação de NW que se prevê manter até Domingo, onde um reforço gerado pela segunda baixa-pressão em aproximação vai induzir tamanhos superiores.
    Em suma teremos duas ondulações para Sexta-feira, mas o pulso de NNW entra em rápido declínio, ficando apenas a ondulação de NW mas com bastante vaga associada ao vento local, com intensidades predominantemente moderadas e direção onshore para a maior parte dos picos ao longo da Costa Oeste.


    Carta de Altura Significativa de Ondulação, referente a 29ABR2018 às 07:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Segunda, até Terça-feira dia 01MAI2018.
    Para Segunda e Terça-feira esperam-se ainda a passagem de algumas linhas de instabilidade, originando céu geralmente muito nublado com aguaceiros. Vento de NW-WNW moderado para Segunda-feira, tornando-se de NW-NNW para Terça-feira.
    A ondulação de NW em declínio gradual com curto período a produzir ondas progressivamente menores com vaga associada, opções de surf em praias abrigadas do vento e voltadas a Sul ao longo da Costa Oeste, Praias voltadas a Sul na linha de Cascais com ondas bastante pequenas, tornando-se residual na Terça-feira e flat para a Costa Sul sem ondulações previstas.


    Carta de Altura Significativa de Ondulação, referente a 01MAI2018 às 07:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Fica atento à próxima previsão no Domingo à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • forecast
  • ondulação
  • ondas
  • previsão
  • meteorologia
  • surf
  • onshore
pub
similar News
similar
março 30
Jogos Olímpicos de Tóquio'2020 já têm nova data
março 30
Camada de ozono acima da Antártida está a recuperar e já travou mudanças preocupantes
março 30
Erupção do vulcão Merapi lança cinzas a 5 mil metros de altura (Vídeo)
março 30
COI mantém qualificação de Tóquio’2020 para 2021
março 30
Clube de Surf de Faro lança Surf & Fitness em Casa
março 30
Empresários de Cascais lançam iniciativa que pode ajudar as escolas de surf
março 30
Municípios de Albufeira e Loulé condicionam acesso às praias