Homepage

  • Previsão MEOBEACHCAM de 23ABR a 27ABR
    22 abril 2018
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Nortada a afetar as condições com poucas oportunidades de Surf. Sabe mais aqui.
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Quarta-feira dia 25ABR2018, válida a partir de Segunda-feira de manhã.

    Segunda-feira

    Tempo/Vento: Céu pouco nublado, com maior nebulosidade na zona Sul e litoral Oeste a Sul do Cabo mondego, tornando-se muito nublado a encoberto para a tarde. Precipitação para a zona Sul durante a manhã, estendendo-se mais a Norte para a tarde com probabilidades de trovoada para a tarde. Vento fraco de N-NNE matinal, tornando-se de NW moderado para a tarde, sendo fraco a moderado a Sul do Cabo Espichel.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de mistura NNW-WNW de curtos períodos a subir de uma forma muito gradual, estimando-se ondas entre 1.0 a 1.5 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 1.2 metros nas regiões mais a Sul e de até 0.5 metros na Costa Sul com ondulação residual de SSW.
    Surf: Opções de surf razoáveis ao longo da Costa Oeste, durante as primeiras horas da manhã, deteriorando-se posteriormente com a brisa marítima a partir do meio da manhã. Praias da linha com ondas de até 0.5 metros.

    Terça-feira

    Tempo/Vento: Céu pouco nublado, com períodos de muito nublado no litoral Oeste e Zona Sul, precipitação na zona Sul e probabilidades de trovoada. Vento de NNW-NW moderado, tornando-se moderado a forte para a tarde, intensidades mais fracas a Sul do Cabo Espichel.
    Ondulação/Ondas: Conjunto de ondulação de NNW-WNW de curtos períodos continua a subir muito gradualmente, com ondas de tamanhos calculados entre 1.2 a 1.8 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.8 a 1.2 nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
    Surf: Opções fracas de surf com condições de mar mexido e bastante vaga associada, poucas alternativas em praias abrigadas do vento, praias da linha de Cascais com ondas a rondar 0.5 a 0.8 metros.

    Quarta-feira

    Tempo/Vento: Céu pouco nublado, apresentando-se muito nublado na Costa Sul ao longo de todo o dia e Costa Oeste a Sul do Cabo Carvoeiro durante o período matinal, probabilidade de aguaceiros e trovoada para a tarde para a zona Sul. Vento de NNW-NW moderado, tornando-se moderado a forte para a tarde, intensidades mais fracas a Sul do Cabo Espichel.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de NNW-WNW de curtos períodos asubir muito gradualmente, com ondas estimadas entre 1.5 a 2.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 1.0 a 1.5 metros nas regiões mais a Sul, mantendo-se flat na Costa Sul.
    Surf: Fracas oportunidades de surf com bastante vaga a induzir textura no mar, poucas alternativas em praias abrigadas do vento durante o período matinal, praias da linha de Cascais mantém-se com ondas entre 0.5 a 0.8 metros.

    Situação geral: Uma baixa-pressão a SW de Portugal Continental para Segunda-feira e a formação de um novo núcleo depressionário sobre o Sul da Península Ibérica para Terça e Quarta-feira, vão originar condições de céu geralmente muito nublado com períodos de precipitação e trovoada. Esta situação favorece uma circulação atmosférica de Norte ao longo da Costa Oeste.


    Carta de Vento, com a representação do vento mais intenso ao largo do quadrante Norte, induzindo assim a ondulação de NNW com curtos períodos que vai predominar para os próximos dias, imagem referente a 25ABR2018 às 07:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.


    No mar temos ondulação de mistura, com a predominância de NNW com curto período gerada pela extensa faixa de vento de Norte ao largo da Costa Oeste, estendendo-se desde o Cabo Finisterra para Sul. A ondulação secundária será um pulso de WNW também de período curto, produzido por uma área de vento de Oeste mais ao largo, este conjunto (NNW-WNW) vai subir gradualmente atingindo valores máximos já depois de Quarta-feira. Costa Sul com ondulação SSW residual, tornando-se flat na Terça-feira.
    Em suma esperam-se condições de mar mexido com bastante vaga associada ao vento local e curtas janelas de surf durante as primeiras horas dos períodos matinais para os locais mais expostos a Oeste, ou zonas mais abrigadas do vento de NNW-NW.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Quinta, até Sexta-feira dia 27ABR2018.
    Para Quinta a disposição da alta-pressão a Oeste e uma zona depressionária sobre a Península Ibérica vai originar céu pouco nublado, apresentando-se com maior nebulosidade para o período da tarde com probabilidade de aguaceiros e trovoada. Na Sexta-feira a aproximação de uma superfície-frontal vai produzir céu muito nublado a encoberto na zona Norte e Centro com períodos de precipitação. O vento mantém-se do quadrante Norte forte a moderado, passando a moderado na Sexta-feira.


    Carta de vento, referente a 26ABR2018 às 07:00 locais. A apresentar vento de NNW forte a moderado. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    No mar a ondulação atinge o pico na Quinta-feira de madrugada de NNW com mistura de ondulação secundária de WNW de maior período esperando-se tamanhos de ondas superiores às que vamos observar na primeira metade da semana, entrando em declínio posteriormente e durante Sexta-feira com tamanhos gradualmente menores, esperam-se oportunidades de Surf em locais abrigados voltados a Sul. Costa Sul mantém-se flat sem ondulações previstas.

    Fica atento à próxima previsão na Terça-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • FORECAST
  • ONDULAÇÃO
  • ONDAS
  • PREVISÃO
  • METEOROLOGIA
  • SURF
  • NORTADA
pub
similar News
similar
março 30
Jogos Olímpicos de Tóquio'2020 já têm nova data
março 30
Camada de ozono acima da Antártida está a recuperar e já travou mudanças preocupantes
março 30
Erupção do vulcão Merapi lança cinzas a 5 mil metros de altura (Vídeo)
março 30
COI mantém qualificação de Tóquio’2020 para 2021
março 30
Clube de Surf de Faro lança Surf & Fitness em Casa
março 30
Empresários de Cascais lançam iniciativa que pode ajudar as escolas de surf
março 30
Municípios de Albufeira e Loulé condicionam acesso às praias