Homepage

  • Previsão MEOBEACHCAM de 20ABR a 24ABR
    19 abril 2018
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Ondulação Irene em declínio com offshore matinal, oportunidades de surf em ondas mais pequenas.
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Domingo dia 22ABR2018, válida a partir de Sexta-feira de manhã.

    Sexta-feira

    Tempo/Vento: Céu pouco nublado a limpo, tornando-se gradualmente muito nublado na zona SW e a estender-se mais a Norte até ao Cabo Carvoeiro, acompanhado períodos de precipitação com probabilidade de trovoada. Vento de Este fraco a moderado, passando a NNE a Norte do Cabo Carvoeiro, rodando progressivamente a SE nas zonas mais a Sul para a tarde e mais intenso ao longo da Costa Sul (forte a moderado).
    Ondulação/Ondas: Ondulação de WNW de médio período em declínio e vaga de NNW-NW, estimando-se ondas resultantes entre 3.0 a 4.0 metros nos locais mais expostos a Norte do Cabo Raso, sendo de 2.0 a 3.5 metros nas regiões mais a Sul e de 1.5 a 2.0 metros na Costa Sul e maiores no extremo SW com ondulação de refração.
    Surf: Boas condições de surf em especial durante o período matinal, nos picos ao longo da Costa Oeste com tamanhos que ainda poderão ser desafiantes para a maioria e alguma vaga à mistura, no entanto em locais mais abrigados esperam-se opções mais acessíveis. Praias abrigadas voltadas a Sul ao longo da linha de Cascais (0.8~1.2m) também são uma opção ao longo de todo o dia, mas com tamanhos gradualmente menores.

    Sábado

    Tempo/Vento: Céu em geral muito nublado com períodos de precipitação e probabilidades de trovoada, tornando-se progressivamente menos nublado para a tarde. Vento de ESE-SE fraco a Norte do Cabo Carvoeiro, sendo de NE-ENE moderado nas regiões mais a Sul, para o período da tarde NNE fraco a moderado e de SE a Sul do Cabo Raso.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de WNW com médio a curto período em declínio com alguma vaga de NNW-NW, produzindo ondas entre 1.8 a 2.5 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 1.2 a 1.8 metros nas regiões mais a Sul e 1.0 a 1.5 metros na Costa Sul.
    Surf: Boas opções de Surf ao longo da Costa Oeste, com especial destaque para o período matinal, Praias da linha de Cascais com ondas de até 0.5 metros. Costa Sul com mar desordenado, com condições fracas.

    Domingo

    Tempo/Vento: Céu geralmente muito nublado com períodos de precipitação e probabilidades de trovoada. Vento de NE fraco, tornando-se de NNW moderado para o período da tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de WNW de curto período em declínio com vaga de NNW-NW à mistura, induzindo alguma textura, as ondas calculam-se com tamanhos entre 0.8 a 1.2 metros a Norte do cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e Costa Sul com um pulso de SSW.
    Surf: Algumas opções nos locais mais expostos ao longo da Costa Oeste a Norte do Cabo Raso e durante o período matinal, condições gerais de mar pequeno. Costa Sul com pequeno pulso de SSW a originar ondas pequenas em vento offshore.

    Situação geral: Uma baixa-pressão a SW de Portugal Continental, vai originar condições de instabilidade, com aguaceiros, trovoada, aumento de nebulosidade e temperatura. O vento espera-se do quadrante Este, rodando a Norte durante os períodos da tarde.


    Carta de Vento, a apresentar vento offshore ao longo da Costa Oeste, referente a 20-21-22ABR2018 às 09:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    No mar a ondulação é ainda restos da baixa-pressão Irene que no passado Domingo se encontrava a Norte do Arquipélago dos Açores, esperando-se em declínio de WNW com médios períodos originando ainda assim ondas com algum tamanho ao longo da Costa Oeste para esta Sexta-feira.
    Em geral as condições sofrem uma ligeira deterioração com o período e os tamanhos a caírem gradualmente para o fim de semana, para além disto espera-se vaga de NNW-NW à mistura gerada pelo vento mais intenso de Norte ao largo da Costa Oeste, a induzir alguma textura na superfície, sendo mais visível na Sexta-feira e Domingo ao final do dia.

    Carta de Vento, a apresentar vento intenso a originar ondulação/vaga de ESE, referente a 20ABR2018 às 12:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    Para a Costa Sul o vento do quadrante Este espera-se com maior intensidade, especialmente na Sexta-feira, devido à proximidade da baixa-pressão a SW. Esta situação vai originar vento predominantemente onshore, com vaga de ESE a induzir mar desordenado com tamanhos maiores para esta Sexta-feira e progressivamente menores para o fim de semana, zona SW é afetada também por alguma ondulação de refração de WNW. Para Domingo um pequeno pulso de SSW originado pela baixa-pressão a SW, vai originar condições de ondas pequenas.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Segunda, até Terça-feira dia 24ABR2018.
    Para o início da semana que vem a baixa-pressão a SW de Portugal Continental continua a produzir condições de céu com períodos muito nublado em especial durante os períodos da tarde, com precipitação e trovoada. O vento prevê-se de NNE fraco a moderado a Norte do Cabo Raso, sendo de Norte-NNW moderado para os períodos da tarde. Nas regiões mais a Sul de Este fraco, tornando-se de NW-WNW fraco a moderado para a tarde.
    No mar a ondulação predominante é de NW com curto período, sendo gerada ao largo da Costa oeste numa faixa de vento mais intenso que se estende em direção a SW, desde o Cabo Finisterra. Esta ondulação é de qualidade fraca e com bastante vaga associada, aumentando gradualmente até Terça-feira onde se espera o pico com ondas de até 1.5 metros e ligeiramente acima nos picos mais expostos, prevê-se também uma fraca ondulação de Oeste à mistura. Costa Sul com ondulação de SSW a tornar-se residual a flat até Terça-feira.


    Fica atento à próxima previsão no Domingo à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • FORECAST
  • ONDULAÇÃO
  • IRENE
  • METEOROLOGIA
  • SURF
  • OFFSHORE
pub
similar News
similar
outubro 20
Depressão Bárbara: Aviso vermelho alargado a mais 3 distritos do continente
outubro 19
Liga MEO Surf entrega prémios nos Portugal Surf Awards 2020
outubro 21
Leo Fioravanti mostra-nos as ondas de... Roma (VÍDEO)
outubro 21
Bodyboard: Título nacional feminino vai decidir-se na Póvoa de Varzim
outubro 21
Locais de Teahupoo preocupados com impacto dos Jogos Olímpicos
outubro 20
Stalker de Stephanie Gilmore condenado pela justiça australiana
outubro 20
Gaia Kite Fest estreou-se na Praia do Cabedelo do Douro
pub