Homepage

  • Previsão MEOBEACHCAM de 20ABR a 24ABR
    19 abril 2018
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Ondulação Irene em declínio com offshore matinal, oportunidades de surf em ondas mais pequenas.
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Domingo dia 22ABR2018, válida a partir de Sexta-feira de manhã.

    Sexta-feira

    Tempo/Vento: Céu pouco nublado a limpo, tornando-se gradualmente muito nublado na zona SW e a estender-se mais a Norte até ao Cabo Carvoeiro, acompanhado períodos de precipitação com probabilidade de trovoada. Vento de Este fraco a moderado, passando a NNE a Norte do Cabo Carvoeiro, rodando progressivamente a SE nas zonas mais a Sul para a tarde e mais intenso ao longo da Costa Sul (forte a moderado).
    Ondulação/Ondas: Ondulação de WNW de médio período em declínio e vaga de NNW-NW, estimando-se ondas resultantes entre 3.0 a 4.0 metros nos locais mais expostos a Norte do Cabo Raso, sendo de 2.0 a 3.5 metros nas regiões mais a Sul e de 1.5 a 2.0 metros na Costa Sul e maiores no extremo SW com ondulação de refração.
    Surf: Boas condições de surf em especial durante o período matinal, nos picos ao longo da Costa Oeste com tamanhos que ainda poderão ser desafiantes para a maioria e alguma vaga à mistura, no entanto em locais mais abrigados esperam-se opções mais acessíveis. Praias abrigadas voltadas a Sul ao longo da linha de Cascais (0.8~1.2m) também são uma opção ao longo de todo o dia, mas com tamanhos gradualmente menores.

    Sábado

    Tempo/Vento: Céu em geral muito nublado com períodos de precipitação e probabilidades de trovoada, tornando-se progressivamente menos nublado para a tarde. Vento de ESE-SE fraco a Norte do Cabo Carvoeiro, sendo de NE-ENE moderado nas regiões mais a Sul, para o período da tarde NNE fraco a moderado e de SE a Sul do Cabo Raso.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de WNW com médio a curto período em declínio com alguma vaga de NNW-NW, produzindo ondas entre 1.8 a 2.5 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 1.2 a 1.8 metros nas regiões mais a Sul e 1.0 a 1.5 metros na Costa Sul.
    Surf: Boas opções de Surf ao longo da Costa Oeste, com especial destaque para o período matinal, Praias da linha de Cascais com ondas de até 0.5 metros. Costa Sul com mar desordenado, com condições fracas.

    Domingo

    Tempo/Vento: Céu geralmente muito nublado com períodos de precipitação e probabilidades de trovoada. Vento de NE fraco, tornando-se de NNW moderado para o período da tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de WNW de curto período em declínio com vaga de NNW-NW à mistura, induzindo alguma textura, as ondas calculam-se com tamanhos entre 0.8 a 1.2 metros a Norte do cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e Costa Sul com um pulso de SSW.
    Surf: Algumas opções nos locais mais expostos ao longo da Costa Oeste a Norte do Cabo Raso e durante o período matinal, condições gerais de mar pequeno. Costa Sul com pequeno pulso de SSW a originar ondas pequenas em vento offshore.

    Situação geral: Uma baixa-pressão a SW de Portugal Continental, vai originar condições de instabilidade, com aguaceiros, trovoada, aumento de nebulosidade e temperatura. O vento espera-se do quadrante Este, rodando a Norte durante os períodos da tarde.


    Carta de Vento, a apresentar vento offshore ao longo da Costa Oeste, referente a 20-21-22ABR2018 às 09:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    No mar a ondulação é ainda restos da baixa-pressão Irene que no passado Domingo se encontrava a Norte do Arquipélago dos Açores, esperando-se em declínio de WNW com médios períodos originando ainda assim ondas com algum tamanho ao longo da Costa Oeste para esta Sexta-feira.
    Em geral as condições sofrem uma ligeira deterioração com o período e os tamanhos a caírem gradualmente para o fim de semana, para além disto espera-se vaga de NNW-NW à mistura gerada pelo vento mais intenso de Norte ao largo da Costa Oeste, a induzir alguma textura na superfície, sendo mais visível na Sexta-feira e Domingo ao final do dia.

    Carta de Vento, a apresentar vento intenso a originar ondulação/vaga de ESE, referente a 20ABR2018 às 12:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    Para a Costa Sul o vento do quadrante Este espera-se com maior intensidade, especialmente na Sexta-feira, devido à proximidade da baixa-pressão a SW. Esta situação vai originar vento predominantemente onshore, com vaga de ESE a induzir mar desordenado com tamanhos maiores para esta Sexta-feira e progressivamente menores para o fim de semana, zona SW é afetada também por alguma ondulação de refração de WNW. Para Domingo um pequeno pulso de SSW originado pela baixa-pressão a SW, vai originar condições de ondas pequenas.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Segunda, até Terça-feira dia 24ABR2018.
    Para o início da semana que vem a baixa-pressão a SW de Portugal Continental continua a produzir condições de céu com períodos muito nublado em especial durante os períodos da tarde, com precipitação e trovoada. O vento prevê-se de NNE fraco a moderado a Norte do Cabo Raso, sendo de Norte-NNW moderado para os períodos da tarde. Nas regiões mais a Sul de Este fraco, tornando-se de NW-WNW fraco a moderado para a tarde.
    No mar a ondulação predominante é de NW com curto período, sendo gerada ao largo da Costa oeste numa faixa de vento mais intenso que se estende em direção a SW, desde o Cabo Finisterra. Esta ondulação é de qualidade fraca e com bastante vaga associada, aumentando gradualmente até Terça-feira onde se espera o pico com ondas de até 1.5 metros e ligeiramente acima nos picos mais expostos, prevê-se também uma fraca ondulação de Oeste à mistura. Costa Sul com ondulação de SSW a tornar-se residual a flat até Terça-feira.


    Fica atento à próxima previsão no Domingo à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • FORECAST
  • ONDULAÇÃO
  • IRENE
  • METEOROLOGIA
  • SURF
  • OFFSHORE
pub
similar News
similar
agosto 12
Praias de Carcavelos e São Pedro do Estoril reabertas a banhos, proibição no Magoito
agosto 12
Presença de medusas avaliada em 42 praias do distrito de Lisboa
agosto 11
Praias de Oeiras recebem cadeiras adaptadas para crianças com mobilidade reduzida
agosto 12
Município de Portimão aumenta proteção dos nadadores-salvadores
agosto 12
É agosto, mas a chuva não quer saber e está de regresso
agosto 12
Banhos continuam proibidos nas praias de Carcavelos e São Pedro do Estoril
agosto 12
MEO associa-se ao Circuito Nacional de Bodyboard
pub