Homepage
- BIG WEDNESDAY será o termo correto! Surf XL matinal em condições épicas sabe mais aqui!
-
-
Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Sexta-feira dia 20ABR2018, válida a partir de Quarta-feira de manhã.
Quarta-feira
Tempo/Vento: Céu pouco nublado a limpo com probabilidades neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais. Vento fraco de SE a Norte do Cabo Raso, sendo de E-ENE nas regiões mais a Sul, tornando-se em geral de Oeste fraco a moderado para a tarde.
Ondulação/Ondas: Ondulação de W-WNW de longos períodos em declínio, estimando-se ondas entre 6.0 a 8.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 4.0 a 6.0 metros nas regiões mais a Sul e 2.0 a 3.0 metros na Costa Sul a SW. Ainda para a Costa Sul, aumento gradual de vaga de ESE para a tarde.
Surf: Oportunidades de Surf XL em locais de ondas grandes como a Nazaré, esperando-se tamanhos de onda ainda acima dos indicados em condições ÉPICAS, deteriorando-se para a tarde com o vento a rodar onshore. Mais opções de surf com ondas mais pequenas em praias abrigadas voltadas a Sul, como as praias da linha de Cascais (2.0-3.0 metros) durante o período matinal e condições menos atrativas na zona SW da Costa Sul com vento moderado de Leste.Quinta-feira
Tempo/Vento: Céu pouco nublado com aumento de nebulosidade no litoral Oeste, Zona Norte e Centro com probabilidade de aguaceiros e trovoada. Vento de NNE-NE fraco a moderado a Norte do Cabo Espichel e de ENE nas regiões mais a Sul, tornando-se de NNW-NW moderado em geral para o período da tarde.
Ondulação/Ondas: Ondulação de W-WNW de longos períodos em declínio, calculando-se ondas entre 4.0 a 6.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 3.0 a 5.0 metros nas regiões mais a Sul e 1.8 a 2.5 metros na Costa Sul a SW e cerca de 0.5 a 1.0 metros na maior parte da sua extensão a Leste com ondulação de ESE.
Surf: Surf XL em excelentes condições mantêm-se durante o período matinal, nos picos propícios à formação de ondas grandes, continuam-se a estimar tamanhos maiores em “freak breaks” como a Nazaré. Opções em praias abrigadas voltadas a Sul como as praias da linha de Cascais (1.8-2.5m). Período da tarde espera-se com o vento a deteriorar as condições ao longo da Costa Oeste, mas a manter boas oportunidades em locais voltados a Este. Costa Sul com side-onshore e vaga a originar mar mexido.Sexta-feira
Tempo/Vento: Céu pouco nublado, sendo muito nublado nas regiões a Sul com aguaceiros e trovoada a acompanhar, estendendo-se gradualmente às regiões mais a Norte ao longo do dia. Vento de Leste moderado, rodando a SE para a tarde.
Ondulação/Ondas: Ondulação de WNW em declínio com médios/longos períodos em declínio, originando ondas entre 3.0 a 4.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 2.5 a 3.5 metros nas regiões mais a Sul e 1.5 a 2.0 metros na Costa Sul com ondulação de ESE a atingir o pico e ondas entre 1.5 a 2.0 metros.
Surf: Mais opções de surf nos picos ao longo da Costa Oeste durante a manhã, praias da linha de Cascais ainda a oferecer condições para o período matinal (1.2-1.8m), para a tarde espera-se uma deterioração nas praias voltadas a Sul. Costa Sul continua bastante mexida com vaga e ondulação de ESE de curto período.Situação geral: Uma alta pressão sobre a Europa central estende-se em crista sobre a Península Ibérica, originando condições de céu em geral pouco nublado a limpo para Quarta, alterando-se a partir de Quinta-feira com uma baixa-pressão a desenvolver-se ao largo da Costa Sul, esperando-se um aumento de nebulosidade e aguaceiros com probabilidades de trovoada. A circulação atmosférica será predominantemente do quadrante Norte, com uma componente de Leste matinal.
Carta de Ondulação de maior período, referente a 18ABR2018 às 09:00 locais com indicação de direção de ondulação de WNW e direção de vento fraco. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.
No Mar a ondulação para esta Quarta-feira, foi gerada pela baixa-pressão “Irene” encontrando-se em declínio de W-WNW com longos períodos, esperando-se oportunidades de Surf XL destacando-se locais propícios à formação de ondas grandes, especialmente durante os períodos matinais com o vento a apresentar uma componente offshore ao longo da Costa Oeste.
Posteriormente para Quinta e Sexta-feira o declínio mantém-se de uma forma muito gradual, esperando-se ainda assim oportunidades de surf matinal com vento offshore, ao longo da Costa Oeste em condições de ondas grandes. Desta forma o Surf de ondas grandes vai prolongar-se praticamente até ao fim de semana, aconselhando-se os picos mais abrigados para oportunidades de surf em ondas mais pequenas.
Para a Costa Sul espera-se que a ondulação “Irene” de WNW contorne a zona SW, produzindo ondas nessa área, no entanto devido ao desenvolvimento da baixa-pressão mais a Sul, espera-se uma crescente vaga/ondulação de curto período de ESE a atingir o pico na Sexta-feira em condições de side-onshore.
Carta de Vento, referente a 20ABR2018 às 12:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.Mais à frente, alargando o período de previsão de Sábado, até Domingo dia 22ABR2018.
Para o fim de semana a baixa-pressão move-se a SW de Portugal Continental e sobre a Península Ibérica para Domingo, originando condições de céu geralmente muito nublado com abertas e períodos de precipitação, probabilidades de trovoada mantêm-se. Vento do quadrante Leste fraco a moderado, rodando a Oeste a partir da tarde de Domingo.A ondulação ainda são os restos da Irene, esperando-se para o fim de semana que mantenha a direção de WNW, mas a descer para médios/curtos períodos no Sábado e curtos períodos no Domingo, os tamanhos também vão descer mais significativamente no Domingo. Oportunidades de surf matinal continuam a ser uma realidade ao longo da Costa Oeste. Costa Sul com ondulação e curto período de ESE em declínio, mantendo bastante vaga associada e vento side-onshore a deteriorar o estado do mar. Domingo entra uma pequena componente de SSW.
Fica atento à próxima previsão na Quinta-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!
Por Bruno Lampreia.
*Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.
-
