Homepage

  • Previsão MEOBEACHCAM de 18ABR a 22ABR
    18 abril 2018
    arrow
    arrow
  • BIG WEDNESDAY será o termo correto! Surf XL matinal em condições épicas sabe mais aqui!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Sexta-feira dia 20ABR2018, válida a partir de Quarta-feira de manhã.

    Quarta-feira

    Tempo/Vento: Céu pouco nublado a limpo com probabilidades neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais. Vento fraco de SE a Norte do Cabo Raso, sendo de E-ENE nas regiões mais a Sul, tornando-se em geral de Oeste fraco a moderado para a tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de W-WNW de longos períodos em declínio, estimando-se ondas entre 6.0 a 8.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 4.0 a 6.0 metros nas regiões mais a Sul e 2.0 a 3.0 metros na Costa Sul a SW. Ainda para a Costa Sul, aumento gradual de vaga de ESE para a tarde.
    Surf: Oportunidades de Surf XL em locais de ondas grandes como a Nazaré, esperando-se tamanhos de onda ainda acima dos indicados em condições ÉPICAS, deteriorando-se para a tarde com o vento a rodar onshore. Mais opções de surf com ondas mais pequenas em praias abrigadas voltadas a Sul, como as praias da linha de Cascais (2.0-3.0 metros) durante o período matinal e condições menos atrativas na zona SW da Costa Sul com vento moderado de Leste.

    Quinta-feira

    Tempo/Vento: Céu pouco nublado com aumento de nebulosidade no litoral Oeste, Zona Norte e Centro com probabilidade de aguaceiros e trovoada. Vento de NNE-NE fraco a moderado a Norte do Cabo Espichel e de ENE nas regiões mais a Sul, tornando-se de NNW-NW moderado em geral para o período da tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de W-WNW de longos períodos em declínio, calculando-se ondas entre 4.0 a 6.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 3.0 a 5.0 metros nas regiões mais a Sul e 1.8 a 2.5 metros na Costa Sul a SW e cerca de 0.5 a 1.0 metros na maior parte da sua extensão a Leste com ondulação de ESE.
    Surf: Surf XL em excelentes condições mantêm-se durante o período matinal, nos picos propícios à formação de ondas grandes, continuam-se a estimar tamanhos maiores em “freak breaks” como a Nazaré. Opções em praias abrigadas voltadas a Sul como as praias da linha de Cascais (1.8-2.5m). Período da tarde espera-se com o vento a deteriorar as condições ao longo da Costa Oeste, mas a manter boas oportunidades em locais voltados a Este. Costa Sul com side-onshore e vaga a originar mar mexido.

    Sexta-feira

    Tempo/Vento: Céu pouco nublado, sendo muito nublado nas regiões a Sul com aguaceiros e trovoada a acompanhar, estendendo-se gradualmente às regiões mais a Norte ao longo do dia. Vento de Leste moderado, rodando a SE para a tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de WNW em declínio com médios/longos períodos em declínio, originando ondas entre 3.0 a 4.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 2.5 a 3.5 metros nas regiões mais a Sul e 1.5 a 2.0 metros na Costa Sul com ondulação de ESE a atingir o pico e ondas entre 1.5 a 2.0 metros.
    Surf: Mais opções de surf nos picos ao longo da Costa Oeste durante a manhã, praias da linha de Cascais ainda a oferecer condições para o período matinal (1.2-1.8m), para a tarde espera-se uma deterioração nas praias voltadas a Sul. Costa Sul continua bastante mexida com vaga e ondulação de ESE de curto período.

    Situação geral: Uma alta pressão sobre a Europa central estende-se em crista sobre a Península Ibérica, originando condições de céu em geral pouco nublado a limpo para Quarta, alterando-se a partir de Quinta-feira com uma baixa-pressão a desenvolver-se ao largo da Costa Sul, esperando-se um aumento de nebulosidade e aguaceiros com probabilidades de trovoada. A circulação atmosférica será predominantemente do quadrante Norte, com uma componente de Leste matinal.

     

    Carta de Ondulação de maior período, referente a 18ABR2018 às 09:00 locais com indicação de direção de ondulação de WNW e direção de vento fraco. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    No Mar a ondulação para esta Quarta-feira, foi gerada pela baixa-pressão “Irene” encontrando-se em declínio de W-WNW com longos períodos, esperando-se oportunidades de Surf XL destacando-se locais propícios à formação de ondas grandes, especialmente durante os períodos matinais com o vento a apresentar uma componente offshore ao longo da Costa Oeste.
    Posteriormente para Quinta e Sexta-feira o declínio mantém-se de uma forma muito gradual, esperando-se ainda assim oportunidades de surf matinal com vento offshore, ao longo da Costa Oeste em condições de ondas grandes. Desta forma o Surf de ondas grandes vai prolongar-se praticamente até ao fim de semana, aconselhando-se os picos mais abrigados para oportunidades de surf em ondas mais pequenas.
    Para a Costa Sul espera-se que a ondulação “Irene” de WNW contorne a zona SW, produzindo ondas nessa área, no entanto devido ao desenvolvimento da baixa-pressão mais a Sul, espera-se uma crescente vaga/ondulação de curto período de ESE a atingir o pico na Sexta-feira em condições de side-onshore.

     


    Carta de Vento, referente a 20ABR2018 às 12:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Sábado, até Domingo dia 22ABR2018.
    Para o fim de semana a baixa-pressão move-se a SW de Portugal Continental e sobre a Península Ibérica para Domingo, originando condições de céu geralmente muito nublado com abertas e períodos de precipitação, probabilidades de trovoada mantêm-se. Vento do quadrante Leste fraco a moderado, rodando a Oeste a partir da tarde de Domingo.

    A ondulação ainda são os restos da Irene, esperando-se para o fim de semana que mantenha a direção de WNW, mas a descer para médios/curtos períodos no Sábado e curtos períodos no Domingo, os tamanhos também vão descer mais significativamente no Domingo. Oportunidades de surf matinal continuam a ser uma realidade ao longo da Costa Oeste. Costa Sul com ondulação e curto período de ESE em declínio, mantendo bastante vaga associada e vento side-onshore a deteriorar o estado do mar. Domingo entra uma pequena componente de SSW.

    Fica atento à próxima previsão na Quinta-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • FORECAST
  • BIG WEDNESDAY
  • ONDULAÇÃO XL
  • NAZARÉ
  • ONDAS
  • SURF
  • METEOROLOGIA
  • OFFSHORE
  • IRENE
pub
similar News
similar
outubro 18
Fim de semana chega com sábado muito chuvoso
outubro 18
Tráfego marítimo contribui para 20% da poluição costeira em Portugal
outubro 18
Seca e má gestão deixam o Tejo em mínimos históricos
outubro 18
Glaciares suíços sofrem maior redução em 100 anos
outubro 18
Previsão de mau tempo cancela sessão de autógrafos na 58 Surf
outubro 17
Inscrições abertas para a 2ª etapa do Circuito de Bodyboard do Ericeira Surf Clube
outubro 17
No Corvo haverá um apagão para salvar as aves marinhas