Homepage

  • Previsão MEOBEACHCAM de 16ABR a 20ABR
    15 abril 2018
    arrow
    arrow
  • Ondas, Irene, ondas grandes, Nazaré XL, offshore, surf, sol…. Temos tudo em stock! Sabe mais com a previsão MEOBeachcam!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Quarta-feira dia 18ABR2018, válida a partir de Segunda-feira de manhã.


    Segunda-feira

    Tempo/Vento: Céu pouco nublado, sendo temporariamente muito nublado em especial durante o período matinal com probabilidades de nevoeiro. Vento fraco de SSW a variável, tornando-se em geral de SSW fraco a moderado para a tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de WNW com médios/longos períodos em declínio gradual a originar ondas com tamanhos estimados entre 4.0 a 6.0 metros nos locais mais expostos a Norte do Cabo Raso, sendo de 3.0 a 4.0 metros nas regiões mais a Sul e 2.0 a 3.0 metros no extremo SW da Costa Sul.
    Surf: Boas oportunidades de Surf em especial durante as primeiras horas da manhã, com muitos spots a produzir ondas ao longo da Costa Oeste, no entanto o tamanho poderá tornar muitos locais pouco acessíveis e recomendam-se picos mais abrigados. Costa Sul na Zona SW também tem boas probabilidades de gerar boas ondas de manhã cedo. Para a tarde as condições deterioram-se em geral com o vento de SSW a intensificar-se, melhor opção passa para praias abrigadas voltadas a NW.

    Terça-feira

    Tempo/Vento: Céu pouco nublado a limpo, sendo temporariamente muito nublado no litoral Oeste durante o período matinal, com probabilidades de neblina. Vento de SE fraco, sendo fraco a moderado a Norte do Cabo Raso, tornando-se de SW fraco a moderado para a tarde. Costa Sul com vento de NE fraco, rodando a NW para a tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de WNW em declínio durante a manhã, com ondas calculadas entre 1.5 a 2.0 metros em locais expostos a Norte do Cabo Raso, sendo de 1.0 a 1.5 metros nas regiões mais a Sul e predominantemente flat a residual na Costa Sul. Para a tarde espera-se a nova ondulação XL (ondulação Irene) de WNW a aumentar o tamanho das ondas para a tarde.
    Surf: Oportunidades matinais de GALA ao longo da Costa Oeste com vento offshore nos locais mais expostos a Oeste, condições a deteriorarem-se para a tarde com o vento a intensificar-se de NW.

    Quarta-feira

    Tempo/Vento: Céu pouco nublado a limpo. Vento de SE fraco, sendo de Este a Sul do Cabo Espichel e de ENE ao longo da Costa Sul. Para a tarde vento de WNW-NW fraco a moderado ao longo da Costa Oeste e de ESE fraco a moderado para a Costa Sul.
    Ondulação/Ondas: Ondulação Irene com médios/longos períodos em declínio gradual ao longo do dia, ondas com tamanhos estimados para o período matinal entre 6.0 a 8.0 metros a Norte do Cabo Raso e maiores em locais de ondas grandes como a Nazaré, sendo de 4.0 a 6.0 metros nas regiões mais a Sul e de 3.0 a 4.0 metros no extremo SW da Costa Sul.
    Surf: Nazaré em condições de Gala durante o período matinal e locais propícios ao Surf XL, mais opções em locais abrigados da ondulação visto que o tamanho poderá ser um problema para grande parte dos locais. Praias voltadas a Sul apresentam condições boas a razoáveis devido ao vento fraco, visto que a direção será onshore. Costa Sul com oportunidades de Surf matinal a SW. para a tarde espera-se uma deterioração geral das condições com o vento a rodar a onshore.

    Situação geral: Esta Segunda-feira Portugal Continental encontra-se em situação pós-frontal com bastante nebulosidade associada e a tornar-se gradualmente menos nublado, para Terça e Quarta-feira uma alta-pressão sobre a Europa Central, estende-se em crista sobre a Península Ibérica, originando condições de céu pouco nublado. A circulação atmosférica será predominantemente de Sul, com fraca intensidade e a originar uma componente offshore matinal especialmente para Terça e Quarta-feira.
    No mar a ondulação espera-se em declínio de WNW com médios a longos períodos ainda a produzir ondas de tamanhos grandes, no entanto para Terça-feira as ondas já se esperam com alturas mais acessíveis.


    Imagem de Satélite RGB Composites, Depressão "Irene" referente a 15ABR2018 às 12:00 locais. Fonte: Eumetsat.

    Entretanto no momento de elaboração desta previsão, observa-se a baixa-pressão a SSE da Gronelândia (Irene) com uma vasta área de vento até 50KT, conforme registado na mais recente passagem do satélite sobre a zona. A baixa-pressão Irene vai deslocar-se para Este durante Segunda-feira, desviando-se para NE na Terça-feira, originando uma nova ondulação de WNW com longos períodos a atingir a Costa Oeste de Portugal Continental a partir da tarde de Terça-feira e a atingir o pico durante as primeiras horas de Quarta-feira, mantendo ainda assim tamanhos bastantes grandes ao longo do dia apesar do declínio.


    Carta de Ondulação de maior período, referente a 17-18ABR2018 às 08:00 locais com setas a representarem vento e direção de ondulação. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Nestas últimas semanas tivemos sucessivas baixas-pressões a passarem muito próximas de Portugal Continental, afetando as condições com mar irregular e predominantemente de grandes dimensões, bem como muita nebulosidade e precipitação. Desta vez teremos uma ondulação com um ponto de origem mais distante, portanto mais organizada e até condições atmosféricas a colaborar com offshore matinal, alerta-se para uma Nazaré XL de Gala na Quarta-feira!

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Quinta, até Sexta-feira dia 20ABR2018.
    Quinta-feira céu pouco nublado, com períodos de muito nublado no litoral Oeste e a tornar-se gradualmente mais nublado para o final do dia devido à aproximação de uma superfície-frontal a Oeste. Sexta-feira uma baixa-pressão a SSW de Portugal continental vai originar condições de céu temporariamente muito nublado nas regiões mais a Sul com probabilidades de aguaceiros. Vento de NE fraco a moderado, rodando a Oeste para os períodos da tarde e de SE-ESE moderado para a Costa Sul, intensificando-se para Sexta-feira.


    Carta de Vento, referente a 20ABR2018 às 08:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo GFS.

    A ondulação mantém-se em declínio muito gradual com médios a longos períodos, mantendo ainda onda com tamanhos consideráveis para Quinta-feira e progressivamente menores para Sexta-feira, esperam-se oportunidades de surf matinal ao longo da Costa Oeste e locais abrigados com ondas mais pequenas. Costa Sul com alguma ondulação de refração no extremo SW mas com crescente vaga de SE-ESE devido à influência da baixa-pressão ao largo.
    Fica atento à próxima previsão na Terça-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • FORECAST
  • PREVISÃO SURF
  • METEOROLOGIA
  • ONDULAÇÃO
  • ONDAS
  • SURF
  • ONDULAÇÃO XL
  • TEMPESTADE
  • SOL
  • OFFSHORE
  • Nazaré
  • IRENE
pub
similar News
similar
maio 27
Revelados os limites de lotação das praias do Algarve, Tejo e Oeste
junho 02
Realizada a 1ª formação e-learning de Prevenção do Afogamento em Portugal
junho 02
'Verão no Parque' já chegou a mais 4 espaços do concelho de Cascais
junho 02
Caravanismo ilegal originou 92 autos de contraordenação na Costa Vicentina
junho 02
Stephanie Gilmore apostada em chegar ao oitavo título
junho 01
“Enfrentámos muitas dificuldades para o surf chegar aos Jogos”
junho 01
Prolongadas as licenças das escolas de surf emitidas pelo Porto de Leixões
pub