Homepage

  • Previsão MEOBEACHCAM de 16ABR a 20ABR
    15 abril 2018
    arrow
    arrow
  • Ondas, Irene, ondas grandes, Nazaré XL, offshore, surf, sol…. Temos tudo em stock! Sabe mais com a previsão MEOBeachcam!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Quarta-feira dia 18ABR2018, válida a partir de Segunda-feira de manhã.


    Segunda-feira

    Tempo/Vento: Céu pouco nublado, sendo temporariamente muito nublado em especial durante o período matinal com probabilidades de nevoeiro. Vento fraco de SSW a variável, tornando-se em geral de SSW fraco a moderado para a tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de WNW com médios/longos períodos em declínio gradual a originar ondas com tamanhos estimados entre 4.0 a 6.0 metros nos locais mais expostos a Norte do Cabo Raso, sendo de 3.0 a 4.0 metros nas regiões mais a Sul e 2.0 a 3.0 metros no extremo SW da Costa Sul.
    Surf: Boas oportunidades de Surf em especial durante as primeiras horas da manhã, com muitos spots a produzir ondas ao longo da Costa Oeste, no entanto o tamanho poderá tornar muitos locais pouco acessíveis e recomendam-se picos mais abrigados. Costa Sul na Zona SW também tem boas probabilidades de gerar boas ondas de manhã cedo. Para a tarde as condições deterioram-se em geral com o vento de SSW a intensificar-se, melhor opção passa para praias abrigadas voltadas a NW.

    Terça-feira

    Tempo/Vento: Céu pouco nublado a limpo, sendo temporariamente muito nublado no litoral Oeste durante o período matinal, com probabilidades de neblina. Vento de SE fraco, sendo fraco a moderado a Norte do Cabo Raso, tornando-se de SW fraco a moderado para a tarde. Costa Sul com vento de NE fraco, rodando a NW para a tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de WNW em declínio durante a manhã, com ondas calculadas entre 1.5 a 2.0 metros em locais expostos a Norte do Cabo Raso, sendo de 1.0 a 1.5 metros nas regiões mais a Sul e predominantemente flat a residual na Costa Sul. Para a tarde espera-se a nova ondulação XL (ondulação Irene) de WNW a aumentar o tamanho das ondas para a tarde.
    Surf: Oportunidades matinais de GALA ao longo da Costa Oeste com vento offshore nos locais mais expostos a Oeste, condições a deteriorarem-se para a tarde com o vento a intensificar-se de NW.

    Quarta-feira

    Tempo/Vento: Céu pouco nublado a limpo. Vento de SE fraco, sendo de Este a Sul do Cabo Espichel e de ENE ao longo da Costa Sul. Para a tarde vento de WNW-NW fraco a moderado ao longo da Costa Oeste e de ESE fraco a moderado para a Costa Sul.
    Ondulação/Ondas: Ondulação Irene com médios/longos períodos em declínio gradual ao longo do dia, ondas com tamanhos estimados para o período matinal entre 6.0 a 8.0 metros a Norte do Cabo Raso e maiores em locais de ondas grandes como a Nazaré, sendo de 4.0 a 6.0 metros nas regiões mais a Sul e de 3.0 a 4.0 metros no extremo SW da Costa Sul.
    Surf: Nazaré em condições de Gala durante o período matinal e locais propícios ao Surf XL, mais opções em locais abrigados da ondulação visto que o tamanho poderá ser um problema para grande parte dos locais. Praias voltadas a Sul apresentam condições boas a razoáveis devido ao vento fraco, visto que a direção será onshore. Costa Sul com oportunidades de Surf matinal a SW. para a tarde espera-se uma deterioração geral das condições com o vento a rodar a onshore.

    Situação geral: Esta Segunda-feira Portugal Continental encontra-se em situação pós-frontal com bastante nebulosidade associada e a tornar-se gradualmente menos nublado, para Terça e Quarta-feira uma alta-pressão sobre a Europa Central, estende-se em crista sobre a Península Ibérica, originando condições de céu pouco nublado. A circulação atmosférica será predominantemente de Sul, com fraca intensidade e a originar uma componente offshore matinal especialmente para Terça e Quarta-feira.
    No mar a ondulação espera-se em declínio de WNW com médios a longos períodos ainda a produzir ondas de tamanhos grandes, no entanto para Terça-feira as ondas já se esperam com alturas mais acessíveis.


    Imagem de Satélite RGB Composites, Depressão "Irene" referente a 15ABR2018 às 12:00 locais. Fonte: Eumetsat.

    Entretanto no momento de elaboração desta previsão, observa-se a baixa-pressão a SSE da Gronelândia (Irene) com uma vasta área de vento até 50KT, conforme registado na mais recente passagem do satélite sobre a zona. A baixa-pressão Irene vai deslocar-se para Este durante Segunda-feira, desviando-se para NE na Terça-feira, originando uma nova ondulação de WNW com longos períodos a atingir a Costa Oeste de Portugal Continental a partir da tarde de Terça-feira e a atingir o pico durante as primeiras horas de Quarta-feira, mantendo ainda assim tamanhos bastantes grandes ao longo do dia apesar do declínio.


    Carta de Ondulação de maior período, referente a 17-18ABR2018 às 08:00 locais com setas a representarem vento e direção de ondulação. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Nestas últimas semanas tivemos sucessivas baixas-pressões a passarem muito próximas de Portugal Continental, afetando as condições com mar irregular e predominantemente de grandes dimensões, bem como muita nebulosidade e precipitação. Desta vez teremos uma ondulação com um ponto de origem mais distante, portanto mais organizada e até condições atmosféricas a colaborar com offshore matinal, alerta-se para uma Nazaré XL de Gala na Quarta-feira!

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Quinta, até Sexta-feira dia 20ABR2018.
    Quinta-feira céu pouco nublado, com períodos de muito nublado no litoral Oeste e a tornar-se gradualmente mais nublado para o final do dia devido à aproximação de uma superfície-frontal a Oeste. Sexta-feira uma baixa-pressão a SSW de Portugal continental vai originar condições de céu temporariamente muito nublado nas regiões mais a Sul com probabilidades de aguaceiros. Vento de NE fraco a moderado, rodando a Oeste para os períodos da tarde e de SE-ESE moderado para a Costa Sul, intensificando-se para Sexta-feira.


    Carta de Vento, referente a 20ABR2018 às 08:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo GFS.

    A ondulação mantém-se em declínio muito gradual com médios a longos períodos, mantendo ainda onda com tamanhos consideráveis para Quinta-feira e progressivamente menores para Sexta-feira, esperam-se oportunidades de surf matinal ao longo da Costa Oeste e locais abrigados com ondas mais pequenas. Costa Sul com alguma ondulação de refração no extremo SW mas com crescente vaga de SE-ESE devido à influência da baixa-pressão ao largo.
    Fica atento à próxima previsão na Terça-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • FORECAST
  • PREVISÃO SURF
  • METEOROLOGIA
  • ONDULAÇÃO
  • ONDAS
  • SURF
  • ONDULAÇÃO XL
  • TEMPESTADE
  • SOL
  • OFFSHORE
  • Nazaré
  • IRENE
similar News
similar
maio 28
Ricardo Rosmaninho alcança 9º lugar no Antofagasta Bodyboard Festival
maio 26
Ricardo Rosmaninho já está nos oitavos-de-final do Antofagasta Bodyboard Festival
maio 26
MEO Beachcam instala nova live cam na Baía de Peniche | Baleal
maio 26
Nacional de Bodysurf visita a Lourinhã este sábado
maio 26
Inscrições abertas para a etapa inaugural do Circuito de Surf da Ericeira 2023
maio 26
Chuva e trovoada de volta: 12 distritos sob aviso amarelo
maio 24
Reaberto passadiço que liga as praias da Barra e da Costa Nova