Homepage

  • Previsão MEOBEACHCAM de 13ABR a 17ABR
    12 abril 2018
    arrow
    arrow
  • O Atlântico Norte continua bastante ativo, mantendo ondulações de dimensões consideráveis, precipitação e muita nebulosidade. Esperam-se algumas opções de surf sabe onde e quando.
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Domingo dia 15ABR2018, válida a partir de Sexta-feira de manhã.

    Sexta-feira

    Tempo/Vento: Céu muito nublado, tornando-se gradualmente menos nublado para a tarde e aguaceiros para o período matinal. Vento variável fraco a Norte do Cabo Carvoeiro, sendo do quadrante Norte moderado nas regiões mais a Sul. Para a tarde, vento de NW moderado em geral.
    Ondulação/Ondas: A ondulação atinge o pico durante as primeiras horas da manhã, de WNW com curtos a médios períodos, entrando em declínio posteriormente. As ondas estimam-se com 3.0 a 5.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 4.0 a 5.5 metros nas regiões mais a Sul e de 2.5 a 3.5 metros para a zona SW da Costa Sul.
    Surf: Probabilidades de Surf a Norte do Cabo Carvoeiro durante o período matinal, no entanto o tamanho das ondas poderá ser um problema, recomendando-se locais abrigados da ondulação. Melhores opções para as praias voltadas a Sul, como as praias da linha de Cascais e Costa Sul a SW.

    Sábado

    Tempo/Vento: Céu pouco nublado, sendo temporariamente muito nublado. Vento de NW fraco a moderado, rodando a SW para a tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação em declínio gradual de WNW com médios a curtos períodos e ondas com tamanhos calculados entre 2.5 a 3.5 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 3.0 a 4.0 metros nas regiões mais a Sul e de 1.5 a 2.0 metros na Costa Sul a SW. Tamanhos para o período matinal, tornando-se menores ao longo do dia.
    Surf: Opções de Surf matinal em praias abrigadas voltadas a Sul durante o período matinal e zona SW da Costa Sul. Para a tarde espera-se deterioração das condições em geral com o vento a rodar a SW.

    Domingo

    Tempo/Vento: Céu muito nublado a encoberto com precipitação associada. Vento de SW moderado a fraco, rodando a Oeste para a tarde.
    Ondulação/Ondas: ondulação em declínio para o período matinal com ondas de tamanhos estimados entre 1.5 a 2.0 metros ao longo da Costa Oeste, sendo residuais na zona SW da Costa Sul e flat na sua maior extensão a Este. Novo Pulso de WNW de médio/longo período a entrar para a tarde com ondas gradualmente maiores.
    Surf: Fracas opções de surf em geral devido ao vento de SW matinal e de Oeste para a tarde. Alguns spots poderão apresentar melhores condições com vento pontualmente mais fraco.

     

    Situação geral: Uma baixa-pressão a WNW de Portugal Continental move-se para SW esta Sexta-feira, originando condições de céu muito nublado, tornando-se gradualmente menos nublado para a tarde com aguaceiros associados. Sábado as condições melhoram com céu pouco nublado, sendo temporariamente muito nublado devido à influência de uma crista anticiclónica, no entanto para Domingo voltamos a ter condições de céu muito nublado a encoberto com precipitação associada à passagem de um sistema-frontal. Vento com variações direcionais, mais detalhes no resumo diário.


    Baixa-pressão a WNW de Portugal Continental com uma intensa área de vento a produzir mais ondulação XL para a Costa Oeste. Imagem de Satélite RGB Composites, referente a 12ABR2018 às 18:00 locais com sobreposição carta de altura significativa de ondulação do modelo WAM para a mesma hora. Fontes: Eumetsat.int e Windy.com

     

    No mar a baixa-pressão a WNW de Portugal Continental no momento de elaboração desta previsão, encontra-se com uma área de vento de até 40 KT conforme registado à mais recente passagem do satélite sobre a zona. Esta interação da atmosfera com o mar vai induzir uma ondulação de WNW com grandes dimensões e curtos a médios períodos dada a proximidade da faixa de vento, o pico dá-se durante as primeiras horas da manhã desta Sexta-feira, incidindo com maior impacto nas regiões mais a Sul e a entrar em declínio gradual posteriormente até a manhã de Domingo.



    Carta de altura de ondulação significativa, referente a 14ABR2018 às 12:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.


    Entretanto ainda no Sábado, uma nova baixa-pressão a NW da Península Ibérica em direção às Ilhas Britânicas vai originar uma área de vento com vento na ordem dos 45-50KT de acordo com os modelos, produzindo assim mais um pulso de ondulação que começa a subir durante a tarde de Domingo, atingindo o pico ao final do dia de WNW com médios a longos períodos.
    Também para Domingo os modelos apresentam uma baixa-pressão sobre o Mar Labrador (a SW da Gronelândia) em deslocação para Oeste, intensificando-se rapidamente com modelos a indicarem uma queda de pressão de 33hPa de Domingo para Segunda-feira (ciclogénese explosiva) e a sugerirem vento entre 45-50KT e máximos de até 65KT.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Segunda, até Terça-feira dia 17ABR2018.
    Para Segunda-feira Portugal Continental encontra-se em situação pós-frontal esperando-se céu temporariamente muito nublado com aguaceiros, Terça-feira uma crista anticiclónica vai originar condições de céu pouco nublado a partir do final da manhã. O vento espera-se predominantemente do quadrante Sul com intensidades fracas, no entanto existe ainda pouca concordância dos modelos, vamos ficar atento às próximas atualizações para aferir com maior assertividade.


    Carta de Altura Significativa de Ondulação, referente a 16ABR2018 às 12:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    No Mar a Ondulação atinge o pico durante a madrugada de Segunda-feira de WNW com médios a longos períodos a originar condições de ondas grandes para o período matinal existindo a probabilidade de ondas de qualidade em locais de ondas grandes como a Nazaré, entrando em declínio posteriormente ao longo do dia e a atingir tamanhos mínimos na Terça-feira de manhã.
    Entretanto para a tarde de Terça-feira espera-se a ondulação da baixa-pressão que no Domingo, em mais um episódio de ondas grandes.

    Fica atento à próxima previsão no Domingo à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • forecast
  • previsão surf
  • meteorologia
  • ondulação
  • ondas
  • surf
  • ondulação xl
  • tempestade
pub
similar News
similar
julho 07
Johanne Defay e Kauli Vaast vencem no regresso das provas em França
julho 07
Afonso Antunes sonha ser campeão do mundo e representar Portugal nas Olimpíadas
julho 07
Fiscalização da GNR detecta 25 caravanas estacionadas ilegalmente em Leiria e Marinha Grande
julho 06
O calor continua. 8 distritos sob aviso laranja
julho 07
Tops mundiais fazem heat especial como forma de treino
julho 06
10 notas sobre o Allianz Ericeira Pro
julho 06
Liga MEO Surf é destaque no Brasil
pub