Homepage

  • Previsão MEOBEACHCAM de 11ABR a 15ABR
    10 abril 2018
    arrow
    arrow
  • Mais ondulação XL, Vento e Precipitação… Poucas opções de Surf, mas elas existem! Sabe onde e quando!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Sexta-feira dia 13ABR2018, válida a partir de Quarta-feira de manhã.

    Quarta-feira

    Tempo/Vento: Céu em geral muito nublado com abertas e aguaceiros. Vento de NW forte a moderado, tornando-se moderado para a tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação em declínio de NW-WNW com curtos a longos períodos e ondas para o período matinal com tamanhos estimados a atingirem entre 6.0 a 8.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 4.0 a 6.0 metros nas regiões mais a Sul e 3.0 a 4.0 metros para a Costa Sul no extremo SW e progressivamente menores a Este.
    Surf: Opções fracas de Surf nas praias abrigadas voltadas a Sul (praias da linha e Costa Sul a SW) sendo ainda assim afetadas pelo vento sideoffshore mais intenso para o período matinal, esperando-se condições mais atenuadas para a tarde.

    Quinta-feira

    Tempo/Vento: Céu muito nublado a encoberto com precipitação associada, probabilidade de granizo e trovoada. Vento de SW moderado, sendo de SSE nas regiões a Norte do Cabo Mondego apenas durante as primeiras horas da manhã, tornando-se forte a moderado de WNW para a tarde e de WSW na zona Norte.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de WNW em declínio, atingindo valores mínimos durante a manhã, as ondas resultantes calculam-se com tamanhos entre 2.0 a 3.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 1.8 a 2.5 metros nas regiões mais a Sul e 1.5 a 2.0 metros no extremo SW da Costa Sul. Novo pulso de ondulação de WNW com curtos a longos períodos para a tarde com ondas gradualmente maiores até ao final do dia.
    Surf: Oportunidades de Surf durante as primeiras horas da manhã a Norte do Cabo Mondego com mar ainda desordenado, mas com vento sideoffshore a atenuar as condições do mar, deteriorando-se a partir do final da manhã com o vento a rodar a WSW. Praias da linha com vento sideshore a afetar o estado do mar. Mais opções na Zona SW da Costa Sul para a tarde com o vento a rodar a WNW.

    Sexta-feira

    Tempo/Vento: Céu muito nublado com precipitação associada, sendo temporariamente nublado na região Norte. Vento de WNW-NW moderado, no entanto os modelos ainda apresentam alguma discordância, pelo que a direção do vento ainda poderá sofrer alterações, mantenham-se atentos à próxima atualização desta previsão.
    Ondulação/Ondas: Ondulação a subir de WNW com curtos a longos períodos a atingir o pico ao início da tarde, as ondas calculam-se com tamanhos entre 5.0 a 6.5 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 4.0 a 5.5 metros nas regiões mais a Sul e de 3.0 a 4.0 metros na zona SW da Costa Sul, com tamanhos progressivamente menores a Este.
    Surf: Melhores opções de Surf para as praias abrigadas voltadas a Sul, tal como as praias da linha de Cascais e Costa Sul a SW.

    Situação geral: A aproximação de sucessivas baixas-pressões de NW vai originar condições de céu geralmente muito nublado com períodos de precipitação ao longo de todo o período considerado, bem como probabilidades de granizo e trovoada para Quinta e Sexta-feira. O vento espera-se do quadrante Oeste com algumas variações direcionais à passagem das baixas-pressões e sistemas-frontais associados, com intensidades moderadas a fortes.

    Baixa-pressão sobre o Norte da Península Ibérica com uma intensa área de vento a produzir mais ondulação XL para a Costa Oeste. Imagem de Satélite RGB Composites, referente a 10ABR2018 às 14:00 locais com sobreposição carta de vento do modelo ECMWF para a mesma hora. Fontes: Eumetsat.int e Windy.com

    Entretanto no momento de elaboração desta previsão, observa-se uma baixa-pressão sobre o Norte da Península Ibérica, gerou uma vasta área de vento a NW de Portugal Continental com intensidades de até 40KT conforme registado à mais recente passagem do satélite sobre a zona. Esta situação vai induzir uma ondulação de NW-WNW com períodos a variar de curtos a longos, atingindo o pico durante as primeiras horas desta Quarta-feira, encontrando-se em declínio ao longo do dia com tamanhos consideráveis a tornarem-se gradualmente menores até Quinta-feira ao final da manhã.
    Ainda nas primeiras horas de Quinta-feira uma baixa-pressão a NW de Portugal continental e em aproximação, produz mais uma área de vento, com modelos a indicarem intensidades a rondar os 40KT, induzindo assim mais uma ondulação que se espera a entrar a partir do final da manhã de WNW com períodos a variar de curtos a longos.
    Esta ondulação atinge o pico na Sexta-feira ao início da tarde com mistura de uma ondulação gerada a Sul da Gronelândia, que também atingirá a Costa Oeste, em suma mais um episódio de ondas grandes em condições complicadas.

    Carta de Altura de Ondulação Significativa, referente a 12ABR2018 às 17:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Sábado, até Domingo dia 15ABR2018.
    Para o fim de semana Portugal Continental encontra-se com uma baixa-pressão a Este e outra a NW, esperando-se períodos de céu muito nublado, sendo muito nublado a encoberto para Domingo em especial nas regiões Norte e Centro, aguaceiros para Sábado e chuva para Domingo para a Zona Norte. Vento de NW moderado, passando a SW no Domingo.
    A ondulação mantém-se em declínio desde Sexta-feira à tarde, mantendo-se de WNW com médios a curtos períodos e tamanhos gradualmente menores até Domingo, apesar de no Sábado ainda se esperarem ondas de grandes. Opções de Surf mantêm-se nas praias abrigadas voltadas a Sul no Sábado.
    Entretanto a baixa-pressão a NW vai originar um novo pulso para Segunda-feira, vamos aguardar desenvolvimentos.


    Carta de Ondulação de maior período, referente a 15ABR2018 às 13:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Fica atento à próxima previsão na Quinta-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • forecast
  • previsão surf
  • meteorologia
  • ondulação
  • ondas
  • surf
  • ondulação xl
  • tempestade
pub
similar News
similar
janeiro 22
Tempestade Glória provoca ondulação inédita no Mediterrâneo
janeiro 22
Procuram-se voluntários para a reflorestação do Pinhal de Leiria
janeiro 22
Nuno 'Stru' Figueiredo ao ataque em Supertubos (Vídeo)
janeiro 22
Inscrições abertas para o fecho do Circuito de Bodyboard do Ericeira Surf Clube
janeiro 22
Costa Este americana vai receber nova piscina de ondas
janeiro 22
Kikas recebe homenagem na Gala do Desporto de Cascais
janeiro 21
Potente gás com efeito de estufa está a aumentar na atmosfera