Homepage

  • Previsão MEOBEACHCAM de 11ABR a 15ABR
    10 abril 2018
    arrow
    arrow
  • Mais ondulação XL, Vento e Precipitação… Poucas opções de Surf, mas elas existem! Sabe onde e quando!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Sexta-feira dia 13ABR2018, válida a partir de Quarta-feira de manhã.

    Quarta-feira

    Tempo/Vento: Céu em geral muito nublado com abertas e aguaceiros. Vento de NW forte a moderado, tornando-se moderado para a tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação em declínio de NW-WNW com curtos a longos períodos e ondas para o período matinal com tamanhos estimados a atingirem entre 6.0 a 8.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 4.0 a 6.0 metros nas regiões mais a Sul e 3.0 a 4.0 metros para a Costa Sul no extremo SW e progressivamente menores a Este.
    Surf: Opções fracas de Surf nas praias abrigadas voltadas a Sul (praias da linha e Costa Sul a SW) sendo ainda assim afetadas pelo vento sideoffshore mais intenso para o período matinal, esperando-se condições mais atenuadas para a tarde.

    Quinta-feira

    Tempo/Vento: Céu muito nublado a encoberto com precipitação associada, probabilidade de granizo e trovoada. Vento de SW moderado, sendo de SSE nas regiões a Norte do Cabo Mondego apenas durante as primeiras horas da manhã, tornando-se forte a moderado de WNW para a tarde e de WSW na zona Norte.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de WNW em declínio, atingindo valores mínimos durante a manhã, as ondas resultantes calculam-se com tamanhos entre 2.0 a 3.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 1.8 a 2.5 metros nas regiões mais a Sul e 1.5 a 2.0 metros no extremo SW da Costa Sul. Novo pulso de ondulação de WNW com curtos a longos períodos para a tarde com ondas gradualmente maiores até ao final do dia.
    Surf: Oportunidades de Surf durante as primeiras horas da manhã a Norte do Cabo Mondego com mar ainda desordenado, mas com vento sideoffshore a atenuar as condições do mar, deteriorando-se a partir do final da manhã com o vento a rodar a WSW. Praias da linha com vento sideshore a afetar o estado do mar. Mais opções na Zona SW da Costa Sul para a tarde com o vento a rodar a WNW.

    Sexta-feira

    Tempo/Vento: Céu muito nublado com precipitação associada, sendo temporariamente nublado na região Norte. Vento de WNW-NW moderado, no entanto os modelos ainda apresentam alguma discordância, pelo que a direção do vento ainda poderá sofrer alterações, mantenham-se atentos à próxima atualização desta previsão.
    Ondulação/Ondas: Ondulação a subir de WNW com curtos a longos períodos a atingir o pico ao início da tarde, as ondas calculam-se com tamanhos entre 5.0 a 6.5 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 4.0 a 5.5 metros nas regiões mais a Sul e de 3.0 a 4.0 metros na zona SW da Costa Sul, com tamanhos progressivamente menores a Este.
    Surf: Melhores opções de Surf para as praias abrigadas voltadas a Sul, tal como as praias da linha de Cascais e Costa Sul a SW.

    Situação geral: A aproximação de sucessivas baixas-pressões de NW vai originar condições de céu geralmente muito nublado com períodos de precipitação ao longo de todo o período considerado, bem como probabilidades de granizo e trovoada para Quinta e Sexta-feira. O vento espera-se do quadrante Oeste com algumas variações direcionais à passagem das baixas-pressões e sistemas-frontais associados, com intensidades moderadas a fortes.

    Baixa-pressão sobre o Norte da Península Ibérica com uma intensa área de vento a produzir mais ondulação XL para a Costa Oeste. Imagem de Satélite RGB Composites, referente a 10ABR2018 às 14:00 locais com sobreposição carta de vento do modelo ECMWF para a mesma hora. Fontes: Eumetsat.int e Windy.com

    Entretanto no momento de elaboração desta previsão, observa-se uma baixa-pressão sobre o Norte da Península Ibérica, gerou uma vasta área de vento a NW de Portugal Continental com intensidades de até 40KT conforme registado à mais recente passagem do satélite sobre a zona. Esta situação vai induzir uma ondulação de NW-WNW com períodos a variar de curtos a longos, atingindo o pico durante as primeiras horas desta Quarta-feira, encontrando-se em declínio ao longo do dia com tamanhos consideráveis a tornarem-se gradualmente menores até Quinta-feira ao final da manhã.
    Ainda nas primeiras horas de Quinta-feira uma baixa-pressão a NW de Portugal continental e em aproximação, produz mais uma área de vento, com modelos a indicarem intensidades a rondar os 40KT, induzindo assim mais uma ondulação que se espera a entrar a partir do final da manhã de WNW com períodos a variar de curtos a longos.
    Esta ondulação atinge o pico na Sexta-feira ao início da tarde com mistura de uma ondulação gerada a Sul da Gronelândia, que também atingirá a Costa Oeste, em suma mais um episódio de ondas grandes em condições complicadas.

    Carta de Altura de Ondulação Significativa, referente a 12ABR2018 às 17:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Sábado, até Domingo dia 15ABR2018.
    Para o fim de semana Portugal Continental encontra-se com uma baixa-pressão a Este e outra a NW, esperando-se períodos de céu muito nublado, sendo muito nublado a encoberto para Domingo em especial nas regiões Norte e Centro, aguaceiros para Sábado e chuva para Domingo para a Zona Norte. Vento de NW moderado, passando a SW no Domingo.
    A ondulação mantém-se em declínio desde Sexta-feira à tarde, mantendo-se de WNW com médios a curtos períodos e tamanhos gradualmente menores até Domingo, apesar de no Sábado ainda se esperarem ondas de grandes. Opções de Surf mantêm-se nas praias abrigadas voltadas a Sul no Sábado.
    Entretanto a baixa-pressão a NW vai originar um novo pulso para Segunda-feira, vamos aguardar desenvolvimentos.


    Carta de Ondulação de maior período, referente a 15ABR2018 às 13:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Fica atento à próxima previsão na Quinta-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • forecast
  • previsão surf
  • meteorologia
  • ondulação
  • ondas
  • surf
  • ondulação xl
  • tempestade
pub
similar News
similar
março 30
Camada de ozono acima da Antártida está a recuperar e já travou mudanças preocupantes
março 30
Erupção do vulcão Merapi lança cinzas a 5 mil metros de altura (Vídeo)
março 30
COI mantém qualificação de Tóquio’2020 para 2021
março 30
Clube de Surf de Faro lança Surf & Fitness em Casa
março 30
Empresários de Cascais lançam iniciativa que pode ajudar as escolas de surf
março 30
Municípios de Albufeira e Loulé condicionam acesso às praias
março 30
Alex Botelho concede primeira entrevista após acidente na Nazaré