Homepage

  • Previsão MEOBEACHCAM de 06ABR a 10ABR
    05 abril 2018
    arrow
    arrow
  • Mais ondulação XL para a Costa Oeste, o vento não vai facilitar, portanto esperam-se curtas janelas de surf. Sabe onde e quando vestir o fato!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Domingo dia 08ABR2018, válida a partir de Sexta-feira de manhã.

    Sexta-feira

    Tempo/Vento: Céu muito nublado a encoberto com precipitação associada, diminuindo de nebulosidade durante a tarde e a passar a aguaceiros. Vento de SSE fraco a moderado, sendo de SSW entre o Cabo Carvoeiro e o Cabo Raso, para a tarde o vento roda a SSW a Norte do Cabo Carvoeiro e de Oeste a WNW progressivamente mais a Sul.
    Surf: Ondulação de mistura NNW/WNW em declínio com novo pulso de Oeste a subir a partir do meio da manhã, as ondas durante o período matinal estimam-se com tamanhos entre 1.5 a 2.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 1.0 a 1.5 metros nas regiões mais a Sul. Condições de mar ainda desordenado (entre ondulações), mas com oportunidades de surf devido ao offshore matinal ao longo da Costa Oeste, com situação mais complicada na zona entre o cabo Carvoeiro e o Cabo Raso, devido à inflexão do vento de SSW. Costa Sul predominantemente flat, com ondas residuais.

    Sábado

    Tempo/Vento: Céu temporariamente muito nublado com aguaceiros e probabilidades de granizo/trovoada. Vento fraco a moderado de SSW a Norte do Cabo Carvoeiro, sendo de WSW nas regiões mais a Sul. Para o período da tarde, vento a rodar a WNW moderado a forte, a Sul do Cabo Mondego.
    Surf: Ondulação de Oeste a atingir o pico durante a tarde, ondas com tamanhos calculados entre 5.0 a 7.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 4.0 a 6.0 metros nas regiões mais a Sul. Situação geral de mar desordenado em condições de vento onshore. Fracas opções de surf em locais abrigados. Costa Sul com ondulação de refração a incidir sobre a zona SW, algumas opções no extremo SW à tarde com vento sideshore e ondas entre 2.0 a 3.0 metros, sendo gradualmente menores para Este.

    Domingo

    Tempo/Vento: Céu geralmente muito nublado com precipitação associada, probabilidades de aguaceiros com trovoada/granizo. O vento espera-se de WNW/NW moderado, sendo temporariamente de SW a partir do final da manhã e a tornar-se moderado a forte de WNW/NW para a tarde.
    Surf: Ondulação em declínio de Oeste, com novo pulso para a tarde de WNW. As ondas estimam-se entre 4.0 a 5.5 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 3.5 a 4.5 metros nas regiões mais a Sul, melhores opções de surf em praias abrigadas voltadas a Sul para o início da manhã ou final da tarde. Costa Sul com ondulação de refração a gerar ondas entre 1.8 a 2.5 metros na Zona SW e gradualmente menores a Este, sendo também uma opção com algum surf.


    Baixa-pressão a NW da Península Ibérica com uma superfície-frontal fria em aproximação. Imagem de Satélite Canal IR 10.8, referente a 05MAR2018 às 19:00 locais. Fonte: Eumetsat.int

    Situação geral: Um complexo conjunto de baixas-pressões a NW da Península Ibérica vai afetar as condições em Portugal Continental com a passagem de sucessivas superfícies-frontais, prevendo-se céu muito nublado a encoberto com precipitação associada e períodos de céu menos nublado com aguaceiros em situação pós-frontal e probabilidades de trovoada/granizo para o fim de semana. Vento do quadrante Sul, rodando a Oeste a partir de Sábado.
    No mar espera-se ondulação de mistura de WNW e de NNW com médios curtos períodos em declínio, para esta Sexta-feira de manhã. No entanto a baixa-pressão em aproximação a NW vai induzir uma nova ondulação de Oeste com períodos a variar de curtos a longos, que se espera a entrar a partir do meio da manhã de Sexta-feira e a subir ao longo do dia.


    Ondulação a ser gerada ao largo de Portugal Continental pela baixa-pressão a NW. Carta de Altura Significativa de Ondulação, referente a 06MAR2018 às 08:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    Sábado esta ondulação atinge o pico durante a tarde de Sábado, com mais um episódio de ondas de grandes dimensões, entrando em declínio posteriormente e durante o dia de Domingo.
    No entanto a aproximação de mais uma baixa-pressão a NW, vai induzir um novo pulso de WNW com médio a curto período a subir durante o período da tarde.


    Nova baixa-pressão a NNW de Portugal Continental a produzir mais uma ondulação de grandes dimensões. Carta de Altura Significativa de Ondulação, referente a 06MAR2018 às 08:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.


    Mais à frente, alargando o período de previsão de Segunda, até Terça-feira dia 10ABR2018.
    Para o início da semana que vem espera-se mais uma baixa-pressão em aproximação de NW, encontrando-se sobre o Norte da Península Ibérica na Terça-feira. Espera-se mais atividade-frontal, originando condições de céu temporariamente muito nublado, com precipitação associada e probabilidades de trovoada para Terça-feira.
    Segunda-feira o vento espera-se fraco variável, passando a Oeste moderado para a tarde. Na Terça-feira, vento de NW moderado, passando a moderado a forte para o período da tarde.
    Consequência de mais atividade tempestiva na zona NW ao largo da Península Ibérica, voltamos a ter ondulação XL de WNW com curtos a médios períodos a subir, atingindo o pico ao final da manhã de Segunda-feira. Posteriormente dá-se o declínio de ondulação até Terça-feira ao início da tarde, voltando a subir para a tarde.
    Surgem algumas opções na manhã de segunda-feira em praias abrigadas da ondulação em condições de vento fraco variável e na Terça-feira em locais voltados a Sul, bem como a Costa Sul a SW a contar com ondulação de refração e vento offshore.

    Fica atento à próxima previsão no Domingo à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • FORECAST
  • PREVISÃO SURF
  • METEOROLOGIA
  • ONDULAÇÃO
  • ONDAS
  • SURF
  • TEMPESTADE
  • ONDULAÇÃO XL
pub
similar News
similar
julho 07
Johanne Defay e Kauli Vaast vencem no regresso das provas em França
julho 07
Afonso Antunes sonha ser campeão do mundo e representar Portugal nas Olimpíadas
julho 07
Fiscalização da GNR detecta 25 caravanas estacionadas ilegalmente em Leiria e Marinha Grande
julho 06
O calor continua. 8 distritos sob aviso laranja
julho 07
Tops mundiais fazem heat especial como forma de treino
julho 06
10 notas sobre o Allianz Ericeira Pro
julho 06
Liga MEO Surf é destaque no Brasil
pub