Homepage

  • Previsão MEOBEACHCAM de 06ABR a 10ABR
    05 abril 2018
    arrow
    arrow
  • Mais ondulação XL para a Costa Oeste, o vento não vai facilitar, portanto esperam-se curtas janelas de surf. Sabe onde e quando vestir o fato!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Domingo dia 08ABR2018, válida a partir de Sexta-feira de manhã.

    Sexta-feira

    Tempo/Vento: Céu muito nublado a encoberto com precipitação associada, diminuindo de nebulosidade durante a tarde e a passar a aguaceiros. Vento de SSE fraco a moderado, sendo de SSW entre o Cabo Carvoeiro e o Cabo Raso, para a tarde o vento roda a SSW a Norte do Cabo Carvoeiro e de Oeste a WNW progressivamente mais a Sul.
    Surf: Ondulação de mistura NNW/WNW em declínio com novo pulso de Oeste a subir a partir do meio da manhã, as ondas durante o período matinal estimam-se com tamanhos entre 1.5 a 2.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 1.0 a 1.5 metros nas regiões mais a Sul. Condições de mar ainda desordenado (entre ondulações), mas com oportunidades de surf devido ao offshore matinal ao longo da Costa Oeste, com situação mais complicada na zona entre o cabo Carvoeiro e o Cabo Raso, devido à inflexão do vento de SSW. Costa Sul predominantemente flat, com ondas residuais.

    Sábado

    Tempo/Vento: Céu temporariamente muito nublado com aguaceiros e probabilidades de granizo/trovoada. Vento fraco a moderado de SSW a Norte do Cabo Carvoeiro, sendo de WSW nas regiões mais a Sul. Para o período da tarde, vento a rodar a WNW moderado a forte, a Sul do Cabo Mondego.
    Surf: Ondulação de Oeste a atingir o pico durante a tarde, ondas com tamanhos calculados entre 5.0 a 7.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 4.0 a 6.0 metros nas regiões mais a Sul. Situação geral de mar desordenado em condições de vento onshore. Fracas opções de surf em locais abrigados. Costa Sul com ondulação de refração a incidir sobre a zona SW, algumas opções no extremo SW à tarde com vento sideshore e ondas entre 2.0 a 3.0 metros, sendo gradualmente menores para Este.

    Domingo

    Tempo/Vento: Céu geralmente muito nublado com precipitação associada, probabilidades de aguaceiros com trovoada/granizo. O vento espera-se de WNW/NW moderado, sendo temporariamente de SW a partir do final da manhã e a tornar-se moderado a forte de WNW/NW para a tarde.
    Surf: Ondulação em declínio de Oeste, com novo pulso para a tarde de WNW. As ondas estimam-se entre 4.0 a 5.5 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 3.5 a 4.5 metros nas regiões mais a Sul, melhores opções de surf em praias abrigadas voltadas a Sul para o início da manhã ou final da tarde. Costa Sul com ondulação de refração a gerar ondas entre 1.8 a 2.5 metros na Zona SW e gradualmente menores a Este, sendo também uma opção com algum surf.


    Baixa-pressão a NW da Península Ibérica com uma superfície-frontal fria em aproximação. Imagem de Satélite Canal IR 10.8, referente a 05MAR2018 às 19:00 locais. Fonte: Eumetsat.int

    Situação geral: Um complexo conjunto de baixas-pressões a NW da Península Ibérica vai afetar as condições em Portugal Continental com a passagem de sucessivas superfícies-frontais, prevendo-se céu muito nublado a encoberto com precipitação associada e períodos de céu menos nublado com aguaceiros em situação pós-frontal e probabilidades de trovoada/granizo para o fim de semana. Vento do quadrante Sul, rodando a Oeste a partir de Sábado.
    No mar espera-se ondulação de mistura de WNW e de NNW com médios curtos períodos em declínio, para esta Sexta-feira de manhã. No entanto a baixa-pressão em aproximação a NW vai induzir uma nova ondulação de Oeste com períodos a variar de curtos a longos, que se espera a entrar a partir do meio da manhã de Sexta-feira e a subir ao longo do dia.


    Ondulação a ser gerada ao largo de Portugal Continental pela baixa-pressão a NW. Carta de Altura Significativa de Ondulação, referente a 06MAR2018 às 08:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    Sábado esta ondulação atinge o pico durante a tarde de Sábado, com mais um episódio de ondas de grandes dimensões, entrando em declínio posteriormente e durante o dia de Domingo.
    No entanto a aproximação de mais uma baixa-pressão a NW, vai induzir um novo pulso de WNW com médio a curto período a subir durante o período da tarde.


    Nova baixa-pressão a NNW de Portugal Continental a produzir mais uma ondulação de grandes dimensões. Carta de Altura Significativa de Ondulação, referente a 06MAR2018 às 08:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.


    Mais à frente, alargando o período de previsão de Segunda, até Terça-feira dia 10ABR2018.
    Para o início da semana que vem espera-se mais uma baixa-pressão em aproximação de NW, encontrando-se sobre o Norte da Península Ibérica na Terça-feira. Espera-se mais atividade-frontal, originando condições de céu temporariamente muito nublado, com precipitação associada e probabilidades de trovoada para Terça-feira.
    Segunda-feira o vento espera-se fraco variável, passando a Oeste moderado para a tarde. Na Terça-feira, vento de NW moderado, passando a moderado a forte para o período da tarde.
    Consequência de mais atividade tempestiva na zona NW ao largo da Península Ibérica, voltamos a ter ondulação XL de WNW com curtos a médios períodos a subir, atingindo o pico ao final da manhã de Segunda-feira. Posteriormente dá-se o declínio de ondulação até Terça-feira ao início da tarde, voltando a subir para a tarde.
    Surgem algumas opções na manhã de segunda-feira em praias abrigadas da ondulação em condições de vento fraco variável e na Terça-feira em locais voltados a Sul, bem como a Costa Sul a SW a contar com ondulação de refração e vento offshore.

    Fica atento à próxima previsão no Domingo à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • FORECAST
  • PREVISÃO SURF
  • METEOROLOGIA
  • ONDULAÇÃO
  • ONDAS
  • SURF
  • TEMPESTADE
  • ONDULAÇÃO XL
pub
similar News
similar
setembro 29
MEO Portugal Cup of Surfing está ON em Ribeira d’Ilhas
setembro 28
MEO Portugal Cup of Surfing junta o surf e a sustentabilidade
setembro 25
Projeto 'The Unwanted Shapes' vai estar presente no MEO Portugal Cup of Surfing
setembro 28
Nuno Vitorino vai competir no nacional britânico de surf adaptado
setembro 28
Kikas: “Felizmente, em Portugal as previsões do mar não são descuradas”  
setembro 28
Italo tem “boas memórias” de Ribeira, mas preferia competir em Supertubos
setembro 28
Nova chamada para terça-feira no MEO Portugal Cup of Surfing
pub