Homepage

  • Previsão MEOBEACHCAM de 04ABR a 08ABR
    03 abril 2018
    arrow
    arrow
  • Ondulação XL em declínio a partir de Quarta-feira de manhã, com novo pulso de grandes dimensões para o fim-de-semana. Oportunidades de Surf a surgirem em alguns spots, sabe onde e quando procurar!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Sexta-feira dia 06ABR2018, válida a partir de Quarta-feira de manhã.

    Quarta-feira

    Tempo/Vento: Céu temporariamente nublado, tornando-se gradualmente menos nublado com aguaceiros e probabilidade de trovoada/granizo. Vento de Oeste moderado, tornando-se menos intenso para a tarde e a rodar a WNW.
    Surf: Ondulação de WNW/W com curtos a longos períodos a originar ondas com tamanhos estimados entre 7.0 a 9.0 metros em locais expostos a Norte do Cabo Raso, sendo de 5.0 a 7.0 metros nos locais mais a Sul, em condições de vento onshore com muita espuma e mar desordenado. Esperam-se fracas opções de surf em praias abrigadas, melhorando para a tarde com o vento a tomar uma componente de WNW. Na Costa Sul espera-se ondulação de refração a incidir na Zona SW com ondas entre os 2.5 a 3.5 metros, sendo gradualmente menores a Este, também aqui surgem oportunidades com o vento a rodar a NW ao final da tarde.

    Quinta-feira

    Tempo/Vento: Céu pouco nublado, sendo temporariamente nublado nas regiões Norte e Centro, sem precipitação associada. Vento para o período matinal de SSE-SE fraco a moderado a Norte do Cabo Espichel, sendo de ESE mais a Sul e de NE a Sul do Cabo de Sines. Para a tarde SSW moderado, sendo de Oeste a Sul do Cabo de Sines.
    Surf: Ondulação em declínio de WNW com outro pulso de NNW à mistura, no entanto apesar do mar ainda algo mexido e grande, esperam-se oportunidades de surf para o período matinal com vento offshore por toda a Costa Oeste e Sul, sendo o surf mais provável em locais abrigados da maior ondulação, praias da linha contam com vento onshore de SE não sendo a melhor aposta, apesar de se apresentar com intensidades fracas durante o período matinal. Os tamanhos de ondas calculam-se entre os 3.0 e os 4.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 2.0 a 3.0 metros nas regiões mais a Sul e de 1.8 a 2.5 metros no SW da Costa Sul sendo gradualmente menores a Este.

    Sexta-feira

    Tempo/Vento: Céu muito nublado a encoberto sendo pouco nublado apenas no período matinal para a Costa Sul, precipitação para as zonas Norte e Centro, estendendo-se gradualmente mais a Sul. Vento de SSW fraco a moderado, rodando a Oeste para a tarde.
    Surf: Ondulação de Oeste a subir ao longo do dia com médios/longos períodos, poucas opções de surf em praias voltadas a Norte-NNW durante o período matinal, altura das ondas nos locais mais expostos calculam-se entre 1.8 a 2.5 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 1.2 a 1.8 metros nas regiões mais a Sul e predominantemente flat ao longo da Costa Sul a Este, probabilidades de ondas até 1.0 metros no extremo SW.

     

    Situação geral: Uma baixa-pressão a NW da Península Ibérica vai afetar Portugal Continental que se espera em situação pós-frontal para esta Quarta-feira, esperando-se céu gradualmente menos nublado com aguaceiros, vento do quadrante Oeste e probabilidade de trovoada/granizo. Para Quinta-feira céu pouco nublado, sendo temporariamente nublado e na Sexta-feira uma nova baixa-pressão a NW com um sistema-frontal associado, vai induzir céu muito nublado a encoberto com precipitação associada, vento do quadrante Sul para ambos os dias.


    Imagem Satélite RGB Composites Natural Color, referente a 03ABR2018 às 18:00 locais. Fonte: Eumetsat / eumetsat.int

    No mar o efeito da baixa-pressão a NW vai originar uma área de vento muito intensa a Oeste de Portugal Continental, induzindo assim uma ondulação de WNW/W com tamanhos consideráveis e altura máxima de 7.0 metros, registado pelo ondógrafo de Leixões no momento de elaboração desta previsão.


    Gráfico de altura de ondulação, referente a 03ABR2018 às 18:00 locais. Fonte: Instituto Hidrográfico / hidrográfico.pt

    De acordo com os modelos esta ondulação mantém-se a subir até ao inicio da manhã desta Quarta-feira, pelo que se encontrará em declínio ao longo do dia, mantendo tamanhos consideráveis e períodos a variar de curtos a longos. Na Quinta-feira a ondulação desce mais significativamente durante dia com ondulação secundária de NNW.
    Entretanto na Sexta-feira com a aproximação da nova baixa-pressão a NW a produzir mais vento de Oeste ao largo, espera-se a entrada de mais uma ondulação de WNW com médios a longos períodos aumentando ao longo do dia.

     
    Carta de Altura Significativa de Ondulação, referente a 06ABR2018 às 18:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Sábado, até Domingo dia 08ABR2018.
    A baixa-pressão a NW continua a induzir céu geralmente muito nublado para Sábado com períodos de precipitação, tornando-se gradualmente pouco nublado para Domingo com a probabilidade de aguaceiros até ao final da manhã. O vento prevê-se de SSW moderado, rodando gradualmente a NW até ao final do dia de Sábado, mantendo-se de NW para Domingo com intensidades moderadas a fortes.
    No mar a ondulação atinge o pico ao inicio da tarde de Sábado, novamente com tamanhos grandes estimados entre 5.0 a 6.5 metros nos locais mais expostos a Norte do Cabo Raso, sendo de 4.0 a 6.0 nas regiões mais a Sul. Costa Sul e praias voltadas a Sul esperam-se começar a funcionar gradualmente após o vento rodar a NW. No Domingo a ondulação mantém-se em declínio progressivo, praias voltadas a Sul, bem como a Costa Sul a SW serão as melhores opções de surf.


    Carta de Vento, referente a 08ABR2018 às 09:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo GFS.


    Fica atento à próxima previsão na Quinta-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • FORECAST
  • PREVISÃO SURF
  • METEOROLOGIA
  • ONDULAÇÃO
  • ONDAS
  • TEMPESTADE
  • ONDULAÇÃO XL
pub
similar News
similar
setembro 28
MEO Portugal Cup of Surfing junta o surf e a sustentabilidade
setembro 25
Projeto 'The Unwanted Shapes' vai estar presente no MEO Portugal Cup of Surfing
setembro 28
Nuno Vitorino vai competir no nacional britânico de surf adaptado
setembro 28
Kikas: “Felizmente, em Portugal as previsões do mar não são descuradas”  
setembro 28
Italo tem “boas memórias” de Ribeira, mas preferia competir em Supertubos
setembro 28
Nova chamada para terça-feira no MEO Portugal Cup of Surfing
setembro 11
Gabriela Dinis: Um percurso em ascensão, mas sem esquecer a escola (Entrevista)
pub