Homepage

  • Derrame de petróleo mata na Indonésia
    06 abril 2018
    arrow
    arrow
  • Derrame estendeu-se por 130 quilómetros quadrados na Baía Balikpapan, pegou fogo no sábado e obrigou milhares de pessoas a serem hospitalizadas.
  • A Indonésia está a viver uma verdadeira catástrofe ambiental, depois de um derrame de petróleo junto à costa do Bornéu, que levou mesmo o governo local a declarar estado de emergência na ilha. O derrame provocou já a morte de cinco pescadores, além das evidentes ameaças à integridade da natureza.

    A notícia foi avançada pela agência Associated Press, que explica que o estendeu-se já ao longo de 130 quilómetros quadrados na Baía Balikpapan, pegou fogo no sábado e o fumo negro que resultou do incêndio obrigou mais de um milhar de pessoas a serem hospitalizadas. Segundo as autoridades locais, o acidente terá sido causado pelo rompimento de um cano usado no transporte de petróleo.

    A mesma fonte garante que, desde que aconteceu o desastre, as barreiras implementadas para conter o crude já terão retirado da água mais de 15 mil barris de petróleo, embora as ameaças ambientais continuem de pé. As autoridades locais afirmam estar a fazer tudo ao seu alcance para impedir o avolumar desta tragédia ambiental, embora as associações ambientais acreditem que as medidas tomadas não foram suficientes face aos impactos causados pelo derrame.

    “A cidade está numa situação de emergência por causa do derrame de petróleo e agora a baía está a agir como gás”, disse Sayid Fadli, presidente da câmara da cidade à AP. “Avisámos os trabalhadores e os residentes para não acenderem cigarros e pôr a segurança em primeiro lugar”. Entretanto, enquanto as autoridades continuam a investigar o que levou ao rompimento do cano, foram distribuídas máscaras aos moradores da região para prevenir problemas de saúde adicionais.

    Infelizmente, esta não é uma situação nova ao redor do Globo e agora foi a Indonésia a sofrer as consequências. As imagens deixam bem patentes o perigo que um acidente deste género pode causar nos ecossistemas locais. Desta vez, com o petróleo a já ter reclamado cinco vítimas mortais. O petróleo também tem sido tema central em Portugal, uma vez que existe a vontade de explorar no Algarve. Dá que pensar... 

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Petróleo
  • Indonésia
  • Exploração de Petróleo
  • Catástrofe
  • Desastre ambiental
  • Poluição
  • Meio Ambiente
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
agosto 05
Carolina Santos estreia-se a vencer no circuito nacional de surf
agosto 05
Carolina Mendes brilha no arranque na Costa Nova
agosto 05
Beachcam instala live cams nas praias de Paredes da Vitória e da Pedra do Ouro
agosto 05
Perdeu a vida o cachalote-pigmeu resgatado na Praia do Aterro
agosto 04
Joana Schenker e Madalena Valério terminam em 5º o Visit Maldives Pro 2022
agosto 04
Beachcam celebra 24º aniversário
agosto 03
Tudo a postos para o campeonato mais feminino do surf nacional!