Homepage

  • Porto Pro realiza-se na próxima semana
    27 abril 2018
    arrow
    arrow
  • Liga MEO Surf - Melhores surfistas nacionais regressam ao Norte
  • É já entre os dias 4 e 6 de maio que a Liga MEO Surf vai até ao Norte do país para o Renault Porto Pro, a segunda etapa da principal competição do surf português que define os títulos de campeões nacionais masculino e feminino e que se disputa na Praia Internacional de Matosinhos.

    Pelo 13.º ano consecutivo os melhores surfistas nacionais vão até à cidade Invicta e a expectativa é sempre alta, pois desde 2012 que, na prova masculina, o surfista que vence esta etapa acaba o ano como campeão nacional.

    A Liga MEO Surf 2018 regressa assim à Praia Internacional, um ex-líbris do Norte de Portugal. É exactamente aqui que diariamente passam centenas de surfistas (nortenhos, mas também oriundos da Europa, Austrália e Estados Unidos da América) e operam 16 escolas de surf.

    Inserido num vasto conjunto de eventos por ocasião do Wave Series 2018, o Renault Porto Pro é o pináculo de toda a ação.

    Renault Porto Pro 2017 em números:
    – Campeões da Etapa: Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot;
    – 1197 ondas surfadas por 92 surfistas inscritos;
    – Melhores ondas (máximo 10 pontos): 9,60 de Teresa Bonvalot (final) e 9,55 de Tiago Pires (meias-finais);
    – Melhor pontuação (máximo 20 pontos): 17,25 de Teresa Bonvalot (final) e 17,25 de Gony Zubizarreta (meias-finais)

    Francisco Rodrigues, presidente da Associação Nacional de Surfistas
    “Para a ANS é sempre um prazer regressar com a Liga MEO Surf ao Norte do país. Ano após ano, o Porto tem conquistado o seu espaço no panorama do surf nacional e o Renault Porto Pro é já uma das etapas mais históricas e concorridas do circuito. Esta é também uma das etapas com maior adesão em termos de público, o que se torna num grande aliciante para todos, sobretudo surfistas. As expectativas são altas para aquele que é o 13.º ano consecutivo que a Liga vem ao Porto”.
     
    Susana Doutor, do Marketing da Renault Portugal
    “Os Captur Surf days estão de regresso! Pelo quarto ano consecutivo a Renault volta a apoiar o surf e todos os surfistas que participam na Liga nacional de surf. Queremos proporcionar às pessoas a experiência de fazer um surf test drive. Vamos ter um dos melhores surfistas em competição a convidar todos para, com ele, experimentar o Renault Captur, que está sempre preparado para encontrar a onda perfeita. Não é fácil chegar aos melhores spots de surf, e nada melhor que um crossover para o efeito. Vamos também continuar a premiar as melhoras manobras, nas Renault expression sessions, entre outras surpresas para quem se juntar a nós em Matosinhos nos dias 4,5 e 6 de Maio para o Renault Porto Pro”.

    João Guedes, campeão nacional de 2009 e embaixador do surf nortenho
    “É muito importante haver esta etapa no Porto, que não só é uma das maiores cidades do país, como é uma cidade com o surf cada vez mais presente. O surf é muito importante para os jovens e até já começam a surgir surfistas de segunda geração. A Praia de Matosinhos é um verdadeiro berçário do surf nortenho e esta etapa só ajuda na evolução do desporto na região. É uma etapa sempre com muita adesão de público e também surfistas. Tudo isto é bom para o surf, para o Norte e para a própria Liga MEO Surf”.

    Salvador Couto, jovem esperança do surf nortenho e atual campeão sub-18 do Circuito de Surf do Norte
    “Sinto-me confiante para esta próxima etapa, que se vai realizar no Porto. O meu objetivo principal é divertir-me e demonstrar bom surf. Estou motivado pois a praia está com bons fundos. Vou dar o meu melhor!”

    Para além da competição principal, existem ainda outros sub-troféus em disputa, tais como:

    - Renault Expression Session (melhor manobra por etapa)
    - Somersby Onda do Outro Mundo (melhor onda por etapa)
    - Moche Groms Cup (iniciativa da FPS e ANS incluindo bolsa desportiva)
    Estes sub-troféus consideram, cada um deles, 2.500€/anuais, sendo que a premiação global da Liga MEO Surf 2018 é de 90.000€.

    O Renault Porto Pro conta ainda com workshops e iniciativas laterais destinadas a um maior envolvimento de todos os agentes interessados no surf, numa lógica complementar à ação principal que se desenrola dentro de água. Assim sendo, as actividades previstas são:

    - Limpezas de Praia: Ação da Fundação PT na 6ªfeira destinada às escolas dos Concelhos do Porto e Matosinhos
    - Fotografia: Canon Workshop por Ricardo Bravo (ansurfistas.com/workshopricardo-bravo-by-canon)
    - Fantasy Surfer: Equipas de surfistas em prova (fantasy.ansurfistas.com)
    - Intervenção Terapêutica: presença da Wave by Wave (wavebywave.org)
    - Shapers Talk: Workshop no Sábado sobre pranchas de surf conduzido pela Polen Surfboards.

    As iniciativas da Fundação PT inserem-se numa lógica de preservação das praias, para além da promoção da educação e consciencialização ambiental, realizando-se em coordenação com a Plastic Sun Days, a Lixo Zero Portugal e o OPO’Lab.

    No que toca ao Fantasy Surfer, o público poderá fazer as suas apostas com equipas do quadro masculino e feminino, habilitando-se a um relógio Rip Curl Search GPS e prémios da Polen Surfboards. O prazo de constituição das equipas encontra-se a decorrer até à hora do call para o primeiro dia de prova, sendo que os surfistas vão sendo disponibilizados à medida que se forem inscrevendo.

    Todas as etapas da Liga MEO Surf têm transmissão em direto no canal televisivo MCS Extreme, em www.ligameosurf.pt e no Facebook do MEO, em complemento com as plataformas oficiais da Associação Nacional de Surfistas em www.ansurfistas.com e nas redes sociais @ansurfistas.

Tags
  • meo
  • liga meo surf 2018
  • Associação Nacional de Surfistas
  • porto
  • surf
pub
similar News
similar
outubro 18
Fim de semana chega com sábado muito chuvoso
outubro 18
Tráfego marítimo contribui para 20% da poluição costeira em Portugal
outubro 18
Seca e má gestão deixam o Tejo em mínimos históricos
outubro 18
Glaciares suíços sofrem maior redução em 100 anos
outubro 18
Previsão de mau tempo cancela sessão de autógrafos na 58 Surf
outubro 17
Inscrições abertas para a 2ª etapa do Circuito de Bodyboard do Ericeira Surf Clube
outubro 17
No Corvo haverá um apagão para salvar as aves marinhas