Homepage

  • Francisco Andrade 19º no Mundial de Moth
    04 abril 2018
    arrow
    arrow
  • Velejador Olímpico foi o único português na prova da Ilha da Bermuda
  • Terminou o Campeonato do Mundo de vela da classe Moth, na Ilha da Bermuda. O único português em prova, o velejador olímpico Francisco Andrade, alcançou a 19º posição na classificação final. Apesar das condições difíceis que apenas permitiram dois dias de regatas, Francisco Andrade consegui a desejada classificação no top-20.

    “Estou satisfeito por ter conseguido o objetivo de chegar nos primeiros vinte lugares, tendo em conta que estava a competir contra medalhados olímpicos e velejadores da Americas Cup. É contra eles que quero e devo competir, quero estar entre os melhores do mundo. Ao mesmo tempo, sinto que aprendi muito sobre a preparação do barco e o que preciso de melhorar nesse capítulo”, disse o veleador do Clube de Vela de Viana do Castelo no final da prova.

    A prova foi vencida pelo britânico Paul Goodison, que conquista assim o 3º título mundial consecutivo. Em segundo lugar ficou o italiano Francesco Bruni, parceiro de equipa de Goodison na Artemis Racing (Americas Cup). Rome Kirby, norte-americano que também compete na Americas Cup, na Team Oracle, terminou em terceiro.

    Velejador olímpico (11º em Pequim 2008 e 8º em Londres 2012, sempre em 49er), Francisco Andrade compete desde 2017 na classe Moth, uma das classes mais rápidas e de maior exigência técnica da vela moderna. Vários velejadores de topo mundial (Americas Cup, olímpicos e ex-olimpicos) competem no Moth. Trata-se de um mono-casco que pesa um total de 27kg, e que chega a atingir velocidades de 60km/h. A velocidade, aliada ao facto de navegar sobre um foil, torna o Moth numa das classes mais espetaculares de sempre.

     

     Créditos: Marta Orsini

Tags
  • Campeonato do Mundo de vela da classe Moth
  • Ilha da Bermuda
  • Francisco Andrade
  • Velejador Olímpico
  • Classe Moth
similar News
similar
dezembro 03
FPS agradece todo o 'trabalho' e 'dedicação' de Teresa Bonvalot
dezembro 02
Primeiro fim de semana de dezembro vai ser frio, cinzento e chuvoso
dezembro 02
Grupos central e oriental dos Açores com aviso amarelo devido ao mau tempo e mar agitado
dezembro 02
Seleção Nacional de Surf Adaptado já partiu para o Mundial ISA 2022
dezembro 02
Ericeira Surf Clube participa em projeto que promove a sustentabilidade ambiental e não só
novembro 30
Chuva não fica para o feriado: sol vai brilhar
novembro 29
Governo australiano é contra a inclusão da Grande Barreira de Coral na lista de Património Mundial em perigo