Homepage

  • Francisco Andrade 19º no Mundial de Moth
    04 abril 2018
    arrow
    arrow
  • Velejador Olímpico foi o único português na prova da Ilha da Bermuda
  • Terminou o Campeonato do Mundo de vela da classe Moth, na Ilha da Bermuda. O único português em prova, o velejador olímpico Francisco Andrade, alcançou a 19º posição na classificação final. Apesar das condições difíceis que apenas permitiram dois dias de regatas, Francisco Andrade consegui a desejada classificação no top-20.

    “Estou satisfeito por ter conseguido o objetivo de chegar nos primeiros vinte lugares, tendo em conta que estava a competir contra medalhados olímpicos e velejadores da Americas Cup. É contra eles que quero e devo competir, quero estar entre os melhores do mundo. Ao mesmo tempo, sinto que aprendi muito sobre a preparação do barco e o que preciso de melhorar nesse capítulo”, disse o veleador do Clube de Vela de Viana do Castelo no final da prova.

    A prova foi vencida pelo britânico Paul Goodison, que conquista assim o 3º título mundial consecutivo. Em segundo lugar ficou o italiano Francesco Bruni, parceiro de equipa de Goodison na Artemis Racing (Americas Cup). Rome Kirby, norte-americano que também compete na Americas Cup, na Team Oracle, terminou em terceiro.

    Velejador olímpico (11º em Pequim 2008 e 8º em Londres 2012, sempre em 49er), Francisco Andrade compete desde 2017 na classe Moth, uma das classes mais rápidas e de maior exigência técnica da vela moderna. Vários velejadores de topo mundial (Americas Cup, olímpicos e ex-olimpicos) competem no Moth. Trata-se de um mono-casco que pesa um total de 27kg, e que chega a atingir velocidades de 60km/h. A velocidade, aliada ao facto de navegar sobre um foil, torna o Moth numa das classes mais espetaculares de sempre.

     

     Créditos: Marta Orsini

Tags
  • Campeonato do Mundo de vela da classe Moth
  • Ilha da Bermuda
  • Francisco Andrade
  • Velejador Olímpico
  • Classe Moth
similar News
similar
junho 11
Fim de semana traz subida de temperatura, menos vento, aguaceiros e trovoadas
junho 08
O homem acreditou e o sonho aconteceu! E tudo David Raimundo revolucionou!
junho 12
Arrancou oficialmente a época balnear de 2021 em Portugal
junho 11
IBC anuncia cancelamento do Mundial de Bodyboard 2021
junho 11
Praia da Arda apurou mais campeões regionais de surf do Norte
junho 09
Começa esta quinta-feira o programa 'Arrábida sem Carros' 2021
junho 09
David Raimundo: “Foi o campeonato mais dificil de gerir desde que sou selecionador”