Homepage

  • Francisco Andrade 19º no Mundial de Moth
    04 abril 2018
    arrow
    arrow
  • Velejador Olímpico foi o único português na prova da Ilha da Bermuda
  • Terminou o Campeonato do Mundo de vela da classe Moth, na Ilha da Bermuda. O único português em prova, o velejador olímpico Francisco Andrade, alcançou a 19º posição na classificação final. Apesar das condições difíceis que apenas permitiram dois dias de regatas, Francisco Andrade consegui a desejada classificação no top-20.

    “Estou satisfeito por ter conseguido o objetivo de chegar nos primeiros vinte lugares, tendo em conta que estava a competir contra medalhados olímpicos e velejadores da Americas Cup. É contra eles que quero e devo competir, quero estar entre os melhores do mundo. Ao mesmo tempo, sinto que aprendi muito sobre a preparação do barco e o que preciso de melhorar nesse capítulo”, disse o veleador do Clube de Vela de Viana do Castelo no final da prova.

    A prova foi vencida pelo britânico Paul Goodison, que conquista assim o 3º título mundial consecutivo. Em segundo lugar ficou o italiano Francesco Bruni, parceiro de equipa de Goodison na Artemis Racing (Americas Cup). Rome Kirby, norte-americano que também compete na Americas Cup, na Team Oracle, terminou em terceiro.

    Velejador olímpico (11º em Pequim 2008 e 8º em Londres 2012, sempre em 49er), Francisco Andrade compete desde 2017 na classe Moth, uma das classes mais rápidas e de maior exigência técnica da vela moderna. Vários velejadores de topo mundial (Americas Cup, olímpicos e ex-olimpicos) competem no Moth. Trata-se de um mono-casco que pesa um total de 27kg, e que chega a atingir velocidades de 60km/h. A velocidade, aliada ao facto de navegar sobre um foil, torna o Moth numa das classes mais espetaculares de sempre.

     

     Créditos: Marta Orsini

Tags
  • Campeonato do Mundo de vela da classe Moth
  • Ilha da Bermuda
  • Francisco Andrade
  • Velejador Olímpico
  • Classe Moth
pub
similar News
similar
janeiro 22
Tempestade Glória provoca ondulação inédita no Mediterrâneo
janeiro 22
Procuram-se voluntários para a reflorestação do Pinhal de Leiria
janeiro 22
Nuno 'Stru' Figueiredo ao ataque em Supertubos (Vídeo)
janeiro 22
Inscrições abertas para o fecho do Circuito de Bodyboard do Ericeira Surf Clube
janeiro 22
Costa Este americana vai receber nova piscina de ondas
janeiro 22
Kikas recebe homenagem na Gala do Desporto de Cascais
janeiro 21
Potente gás com efeito de estufa está a aumentar na atmosfera