Homepage

  • CELTEJO supera EDP nas más práticas!
    30 abril 2018
    arrow
    arrow
  • Destacam-se também a gestão do armazém de resíduos da central nuclear de Almaraz e os casos de poluição da água que têm vindo a público, sobretudo no Tejo.
  • Nota de imprensa:

    O público nomeou e votou. Os resultados foram divulgados esta semana. A CELTEJO superou a EDP nas más práticas, ganhando o Guarda Rios de Luto. A LPN - Liga para a Proteção da Natureza ganhou o prémio Guarda Rios de boas práticas, destacando-se o seu trabalho feito em projetos de conservação de espécies como o Saramugo.

     

    Mais de 1200 pessoas participaram nesta primeira edição do Prémio Guarda Rios. Escolheram "os bons e os maus dos rios em Portugal", como anunciado no Facebook do projeto Rios Livres do GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

    O processo de nomeações e votações do público começou a 14 de março, Dia Internacional de Ação pelos Rios e esta semana ficaram a conhecer-se os vencedores. A criação do prémio Guarda-Rios tem por objetivo fazer um balanço daqueles que têm sido os bons e maus exemplos na gestão dos recursos hídricos em Portugal, dando voz aos rios através dos cidadãos que os defendem.

    Além do público, também o GEOTA decidiu atribuir prémios.

    O seu Guarda Rios de boas práticas foi para os Passadiços do Paiva, um projeto turístico localizado no município de Arouca premiado nacional e internacionalmente, sendo hoje um dos maiores pólos de atração na região. O prémio agora atribuído vem reconhecer o papel que esta infraestrutura teve na proteção e valorização da paisagem de um rio livre e enquanto elemento potenciador do desenvolvimento económico à escala local e regional.

    Mereceu também uma menção honrosa a Comunidade da Aldeia do Sistelo, por se ter feito ouvir e, após várias ações de protesto, ter conseguido fazer cancelar a mini-hídrica proposta para o rio Vez, no Minho. A demonstração de união na defesa de um bem comum permitiu salvaguardar um atributo natural. Possibilitou que a paisagem cultural da aldeia de Sistelo fosse reconhecida como monumento nacional, a primeira com esta classificação em Portugal.  

    Quanto ao Guarda-Rios de Luto, que destaca exemplos de más práticas na gestão de recursos hídricos, O GEOTA  aponta o dedo aos vários Ministros do Ambiente, desde o governo de Sócrates até ao atual. Atribui o prémio considerando a responsabilidade destes políticos ao aprovarem "atrapalhadamente, a barragem de Foz Tua" como todo o Programa Nacional de Barragens. Destacam também a gestão do caso do armazém de resíduos da central nuclear de Almaraz e os casos de poluição da água que têm vindo a público, sobretudo no Tejo.

    A menção desonrosa coube à central hidroelétrica da Ribeira Grande, na Ilha das Flores, Açores. No site onde se anunciam os vencedores, afirmam que, "apesar dos vários pareceres negativos recebidos em sede de consulta pública – entre eles do GEOTA -, a obra acabará por avançar a não ser que algo de maior peso coloque o dedo na ferida."

    Para mais informações, visite: http://rioslivresgeota.org/vencedores-guardarios2018/

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fotografia: Público (Lusa/Paulo Cunha)

Tags
  • celtejo
  • edp
  • geota
  • rios
  • Natureza
  • ambiente
  • crime ambiental
  • lpn
  • Liga para a Proteção da Natureza
  • prémios
  • portugal
  • Poluição
similar News
similar
outubro 04
Hungarian Surf Fest a caminho da Caparica
outubro 03
Nevoeiro impediu conclusão da etapa de Leça do Nacional de Bodyboard
setembro 29
Três distritos sob aviso amarelo até domingo devido ao calor
setembro 30
Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores alerta para 'alto risco de afogamento'
outubro 01
Seleção Nacional de SUP termina Mundial ISA em 17º
setembro 29
Mundial ISA: João Olim obtém 6º lugar em SUP Race Técnico Júnior
setembro 29
Global Wave Conference 2023 arranca segunda-feira em Peniche