Homepage

  • Derrame de petróleo na Colômbia mata milhares de animais
    03 abril 2018
    arrow
    arrow
  • A mancha já alcança mais de 23 quilómetros de comprimento. A pesca foi também seriamente atingida.
  • Centenas de barris de petróleo contaminaram três rios e estão afetando milhares espécies no norte da Colômbia, após uma fuga que começou há 24 dias e ainda não foi completamente controlada pela estatal Ecopetrol.

    A emergência ambiental, que atinge o município de Barrancabermeja, no departamento de Santander, começou em La Lizama 158, um poço inativo (aparentemente, pelos vistos) de onde está a sair petróleo desde o dia 3 de março.

    NOTÍCIA: Também querem explorar petróleo em portugal!

    Até há passada segunda-feira (26 de Março) haviam saído até à superfície, aproximadamente "500 barris de petróleo", disse à AFP uma fonte da Ecopetrol.

    Entretanto, milhares barris de água, barro e petróleo alcançaram vários riachos de Santander, o que aprofundou bastante o estado de emergência.

    A mancha já alcança mais de 23 quilómetros de comprimento.

    A partir do dia 12 de março a situação ainda se complicou mais porque "não havia contenção nem retenção (do petróleo)", disse Claudia González, diretora da Agência Nacional de Licenças Ambientais (ANLA).

    Sabe-se agora que as substâncias misturaram-se com as águas dos riachos de Lizama e Caño Muerto e do rio Sogamoso.

    Quase 70 pessoas que habitavam as margens dos rios tiveram que ser realojadas de maneira preventiva, enquanto 1235 mamíferos, aves e répteis foram resgatados da contaminação, segundo a Ecopetrol.

    A pesca foi também seriamente atingida.

    "Não tenho praticamente nada para comer. A vida toda vivemos do rio e a contaminação já chegou a Magdalena", o principal rio da Colômbia, afirmou Elkin Cala, um morador da área, ao canal Uno de notícias.

    A empresa espera controlar a fuga o quanto antes, embora segundo a ANLA esta tarefa possa demorar mais duas semanas.

    Na zona há outros 14 poços, dos quais três já estão inativos.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fotografia: W e CR

    Fonte: NatGeo e EM

Tags
  • crime ambiental
  • Colômbia
  • rios
  • riachos
  • Poluição
  • Exploração
  • Petróleo
  • hidrocarbonetos
  • poços
  • Floresta
  • Sustentabilidade
  • Alterações climáticas
  • derrame
  • animais
  • Natureza
  • Ecopetrol
  • Lizama
  • Caño Muerto
  • Sogamoso
similar News
similar
setembro 29
Global Wave Conference 2023 arranca segunda-feira em Peniche
setembro 29
Mundial ISA: João Olim obtém 6º lugar em SUP Race Técnico Júnior
setembro 29
Três distritos sob aviso amarelo até domingo devido ao calor
setembro 28
Verónica Silva na final de SUP Race Técnico do Mundial ISA
setembro 28
Voluntários recolhem 112 kg de resíduos na Praia do Samouco
setembro 28
O verão no outono: temperaturas podem atingir os 37ºC nos próximos dias
setembro 28
Skaters internacionais deram show na maior vert ramp da Europa