Homepage

  • Petição por Carcavelos com 6 mil assinaturas
    11 abril 2018
    arrow
    arrow
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • A petição “Em defesa do ambiente e espaços verdes em Carcavelos e Parede” já atingiu as assinaturas necessárias para ir até ao Parlamento, mas o “movimento” continua a crescer a olhos vistos.
  • O assunto não é novo e há muito que surfistas e população em geral temiam pelo projeto de construção na Quinta dos Ingleses em Carcavelos. No entanto, agora, surfistas e cidadãos no geral uniram-se para criar uma petição contra o betão que poderá colocar em risco uma das praias mais concorridas da Linha e, simultaneamente, o berço do surf nacional. E já lá vão mais de 6 mil assinaturas.

    A petição já atingiu mesmo as assinaturas necessárias para ir até ao Parlamento, mas o “movimento” continua a crescer a olhos vistos. “Em defesa do ambiente e espaços verdes em Carcavelos e Parede”, é este o nome do texto da petição, que é dirigido ao presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e ao Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

    Os criadores desta petição e os assinantes defendem que, caso não seja travado, o projeto vai descaracterizar toda a Costa do Estoril, colocando em risco de desaparecimento a praia de Carcavelos e acabando com o único espaço verde de dimensão considerável. Um projeto similar ao atual já tinha sido chumbado 13 anos antes em Assembleia Municipal, mas em 2014 foi aprovado por apenas um voto.

    Apesar de o Plano de Pormenor do Espaço de Reestruturação Urbanística de Carcavelos-Sul (PPERUCS) possibilitar a construção em toda aquela zona e de o projeto ter recebido “luz verde”, Fórum por Carcavelos, Grupo Ecológico de Cascais, SOS Salvem o Surf, Cidadania Cascais, Movimento Cascais Cidade Global e milhares de cidadãos independentes garantem que o “projeto megalómano de cimento e betão vai descaracterizar toda a Costa do Estoril, colocar em risco de desaparecimento a praia de Carcavelos e acabar com o único e último espaço verde significativo junto a uma praia urbana de toda a costa dos concelhos de Cascais e Lisboa”.

    No passado dia 17 de março Carcavelos já tinha recebido uma manifestação em defesa desta causa. Agora, a discussão promete ser pública e levada ao Parlamento. 

    Em baixo, a imagem daquilo que será o "depois" da construção do projeto. Na foto do artigo está o "antes".

    No texto que acompanha a petição pode ler-se as pretensões do grupo de cidadãos

    O que pretendemos é apenas: 
    - Que a evolução do projecto seja revogada para dar lugar a uma ampla discussão pública, com a divulgação precisa do Plano e durante o tempo necessário ao esclarecimento dos munícipes; 

    - A realização de estudos independentes sobre o impacto ambiental tendo em consideração a construção na área da Quinta dos Ingleses e áreas circundantes, as alterações climáticas que se verificam e os efeitos da previsível subida do nível do mar; 

    - Auscultar a população através de um referendo no concelho; 

    - Reverter o processo ou reduzir a área de construção de forma significativa; 

    - Criar um amplo espaço verde público junto à praia, onde predominem as áreas de lazer, bem-estar e desporto ao ar livre em simbiose entre o Homem e a Natureza; 

    - Caso necessário, a expropriaçãodo terreno para a protecção do ambiente; 

    - Alteração legislativa que imponha a realização de estudos de impacto ambiental por entidades independentes a cargo do erário público. 

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    ​​

Tags
  • Carcavelos
  • PPERUCS
  • Construção
  • petiçao
  • Quinta dos Ingleses
  • Fonte
    Redação
pub
similar News
similar
julho 14
Estrelas da atualidade podem sonhar com recorde de Slater? Matemática diz que não…
julho 13
Escolha mais rápida valeu primeiro prémio na Fantasy do Allianz Ericeira Pro
julho 14
Câmara de Cascais inaugura ecoponto marítimo e aposta na economia circular azul
julho 14
Porque razão os avistamentos de golfinhos têm sido frequentes no Tejo?
julho 14
Alunos do Politécnico de Leiria prestam auxílio nas praias do concelho de Alcobaça
julho 14
Máscaras e luvas estão a poluir sete grandes rios europeus
julho 14
Corais vermelhos da costa portuguesa vão ter proteção ambiental
pub