Homepage

  • Onda de Matosinhos em perigo de extinção!
    09 abril 2018
    arrow
    arrow
  • Pedro Sousa Pugna para que Matosinhos seja 'WORLD´S BEST SURF LEARNING SPOT'
  • Na sequência de várias reuniões efectuadas com as Associações e Escolas de Surf, a autarquia tem dado especial atenção a pontos fulcrais como o actual estado das praias (mar e areal), os impactos da construção da extensão do “quebra-mar” do Porto de Leixões, as competições nesta época e actividades a desenvolver em conjunto com esta autarquia no corrente ano.

    Clica aqui para veres a Praia de Matosinhos ao vivo.

    Assim, foi unânime, nestes fóruns, que ainda existe muito trabalho pela frente para que tenhamos os areais num estado de excelência. Da responsabilidade da APDL, foi consensual que a limpeza das praias tem que ser realizada diariamente, ao longo de todo o ano e com melhores equipamentos e recursos.

    A construção do prolongamento do “Quebra-Mar” exterior do Porto de Leixões, estrutura com cerca de 300m de comprimento, também mereceu particular atenção e uma franca preocupação em relação às suas consequências. Existe um fundado receio que o impacto desta construção na qualidade das praias e na “onda de Matosinhos” seja desastroso, pois poderá fazer com que as águas fiquem mais estagnadas e o mar não permita o desenvolvimento do Surf, modalidade que tem, em Matosinhos, no momento actual, um dos melhores destinos do Mundo para a sua iniciação.

    “As associações e escolas de surf locais consideram que uma construção desta envergadura poderá matar a ““Onda de Matosinhos””. A barreira em betão, com cerca de trezentos metros de comprimento, além de poder provocar sérias limitações à prática desta modalidade, fará com que exista uma maior estagnação das águas, facto que deverá contribuir para o aumento da poluição nas nossas praias e contaminação das águas. Compreendemos a importância desta estrutura e do novo terminal de contentores para a economia nacional, mas o Porto de Leixões não pode deixar de saber conviver com a sua envolvente. Matosinhos é, de facto, um dos melhores destinos do Mundo para a iniciação à práctica do Surf e tem, nas suas praias, marginais e oral costeira, um dos seus cartões de visita”, referiu Pedro Sousa.

    O autarca acrescentou ainda que “as modalidades ligadas ao Mar, entre as quais o surf, além de movimentarem milhares de praticantes ao longo de todo o ano, revestem enorme importância para a economia local e atraem centenas de turistas às nossas praias, restaurantes e a visitar o nosso património”.

    Atendendo a estas preocupações, a autarquia e as Associações e Escolas de Surf decidiram realizar, no próximo dia 14 de Abril, Sábado, durante a manhã, um “Mega Cordão Humano” pela Qualidade do Mar, das Praias e do Ambiente.

    “Queremos juntar cerca de seiscentas pranchas de surf, num cordão humano com trezentos metros no areal, simbolizando, assim, o comprimento do prolongamento do “quebra-mar” de Leixões.”, confirmou Pedro Sousa.

    Nessa manhã, centenas de pessoas irão limpar os areais, promover actividades desportivas e alertar para o impacto desta construção na qualidade das praias e na prática do Surf.

    Refira-se que, por dia, em época baixa, existem cerca de 2.000 practicantes de surf (60% são estrangeiros) e perto de 5.000 em época alta (40 % são estrangeiros). Existem 18 escolas de Surf e 10 SurfShops.

    Matosinhos já tem a marca “World Best Fish”, agora, há que trabalhar para merecermos o reconhecimento internacional como a melhor praia do Mundo para a iniciação ao Surf: “World´s Best Surf Learning Spot”.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • matosinhos
  • praia de matosinhos
  • Cordão Humano
  • Surf
  • porto de leixoes
  • porto
  • Impacte Ambiental
  • onda matosinhos
  • extincao
  • vias de extinção
  • Portugal
  • turismo de portugal
similar News
similar
outubro 26
Maya Gabeira sofre lesão na Praia do Norte
outubro 26
Câmara de Oeiras avança com requalificação da Praia da Torre
outubro 25
Orcas danificam leme de veleiro ao largo de Sines
outubro 26
ICNF deteta 46 infrações em fiscalização de autocaravanismo e campismo selvagem
outubro 26
Adeus bom tempo: outubro vai despedir-se com chuva e descida das temperaturas máximas
outubro 25
Voltou! Ítalo Ferreira esteve a dropar as bombas do Canhão da Nazaré (Vídeo)
outubro 25
Novos campeões nacionais de bodyboard Open vão ser encontrados em Peniche