Homepage
- Das 62 albufeiras monitorizadas pelo Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH), 33 tinham já apresentam disponibilidades superiores a 80 por cento do volume total.
-
-
Abril tem sido bem chuvoso desde que chegou. Se, por um lado, a chuva pode não trazer tanta alegria aos dias das pessoas como o sol, por outro, este cenário ajudou a praticamente acabar com a seca no país, que vinha desde abril de 2017 e que começou a ser contrariada ainda em maio.
Já dizia o ditado que em “abril, água mil” e a verdade é que a chuva fez com que a seca no país reduzisse para 0,1 por cento, ou seja, praticamente nada. Essa pequena parcela de seca situa-se no sotavento algarvio. “Neste momento já não há seca meteorológica, apenas seca fraca e numa parcela de 1% que, além de praticamente não ter expressão é, de resto, perfeitamente normal numa zona com as características climáticas de Portugal”, afirma Fátima Espírito Santo, especialista do IPMA.
Desta forma, as reservas hídricas estão, agora, em franco crescimento e, segundo os dados divulgados esta segunda-feira pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), no último dia do mês de março verificava-se um aumento em todas as bacias hidrográficas.
Das 62 albufeiras monitorizadas pelo Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH), 33 tinham já apresentam disponibilidades superiores a 80 por cento do volume total. Apenas três apresentavam disponibilidades inferiores a 40 por cento e situavam-se todas 3 na bacia do Sado: Fonte Serne estava a 39 por cento, Campilhas a 26 por cento, e Monte da Rocha e 26 por cento.
Por outro lado, os armazenamentos por bacia hidrográfica estavam, no final de março, a níveis superiores à média de armazenamento para este mês, com excepção apenas para as bacias do Mondego, Ribeiras do Oeste, Sado, Guadiana e Ribeiras do Algarve.
Por fim, a chuva deverá continuar na próxima semana, o que ajudará ainda mais neste cenário. Depois de algum alívio entre quinta e sexta-feira desta semana, a chuva voltará no sábado e no domingo a todo o território de Portugal continental. A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para a probabilidade de precipitação para segunda, terça e quarta-feira da próxima semana de Norte a Sul do país.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
Fonte: Jornal de Negócios
-
-
FonteRedação
